Categorias
Blogue Idade Digital

Eleições 2012 – Horário eleitoral gratuito começa dia 21 de agosto e vai até 4 de outubro


A propaganda dos candidatos a prefeito e vereador de cada cidade começou a ser exibida ontem, 21, em dois horários diferentes, no rádio e na televisão, diariamente, sendo um na faixa nobre da televisão brasileira. Confira abaixo o cronograma que das propagandas eleitorais gratuitas que vão ao ar de segunda a sábado nos horários:
07h às 07:30h – todos os canais de rádio brasileiros.
12h às 12:30h – todos os canais de rádio brasileiros.
13h às 13:30h – todas as redes de televisão brasileiras. (Em Unaí, canal 13)
20:30h às 21h – todas as redes de televisão brasileiras. (Em Unaí, canal 13)
Os candidatos a vereador terão suas propagandas exibidas na terça, quinta-feira e no sábado (em Unaí-MG, 215 candidatos dividirão 30 minutos diários de acordo com as regras do TSE). Os candidatos a prefeito terão suas propagandas na segunda, quarta e sexta-feira nos horários definidos pela Justiça Eleitoral (em Unaí-MG, 4 candidatos dividirão esse tempo, veja quem são na imagem do topo deste artigo). É bom ressaltar que o tempo de apresentação de cada candidato varia de acordo com a coligação, o número de partidos e o número de candidatos por partido, e ainda, a ordem de apresentação é observada através de um sorteio prévio.
A Justiça Eleitoral ainda dispõe de 10 minutos diários para exibição de comunicados na televisão aberta, de forma a informar o leitor, caso seja necessário. As redes de televisão já vêm modificando suas grades de programação para adequar-se ao horário eleitoral gratuito, e cada emissora regional deverá ocupar-se de gravar os programas com os candidatos de sua cidade.
Embora a audiência da televisão caia neste horário, é sempre necessário lembrar que este é um horário ao qual o eleitor tem para ouvir as propostas de seu candidato, assim como analisar o que os outros candidatos têm para oferecer a sua comunidade. Por isso, vote certo, vote com consciência!
Bruno de Oliveira Rocha

Por Bruno Cidadão

Comunicador | Pesquisador | Checador

Comente! Aqui é o lugar!