Categorias
Blogue Idade Digital

Eleições 2012 – A reportagem que mexeu com Unaí-MG

Unaí-MG ganhou mais uma vez os holofotes em rede nacional, desta vez, pela Rede Bandeirantes de Televisão, no programa Custe o Que Custar (CQC), exibido todas às segundas-feiras. O CQC abordou no quadro Proteste Já um bairro da cidade de Unaí-MG, chamado Rio Preto, mas também conhecido como Chácara Rio Preto.
A raiz desse problema tem início na venda desses lotes ilegais a partir do ano 2000, com a promessa de ser um lugar privilegiado dentro da cidade, estando próximo ao Rio Preto, manancial unaiense. A Prefeitura, na época, não fez questão de fiscalizar os loteamentos da AMC Chácaras, empresa que fazia a venda dos lotes sem a devida escrituração e infraestrutura, o proprietário, o senhor CleanthoAdjuto Martins Carneiro, não procurou regularizar a situação junto a Prefeitura até o presente momento e segundo o CQC, ele ainda continua vendendo esses lotes.
É importante ressaltar que a rede elétrica no bairro já foi feita, no entanto, a ligação só poderá ser feita pela CEMIG (Companhia Energética de Minas Gerais) e o requerimento, pela Prefeitura Municipal. O CQC de uma forma generalizada, classificou Unaí de uma forma atrasada, o que deixou a população um pouco revoltada, manifestações essas vistas no Facebook durante a madrugada e hoje de manhã.
Ainda na reportagem, AntérioMânica disse que a pendência para a regularização do loteamento depende de análises que por sua vez, dependem de órgãos públicos como a SUPRAM. Segundo ele, somente após isso ser concluído, a ligação poderá ser requerida pela Prefeitura Municipal de Unaí-MG à CEMIG.
Com qualquer dúvida que o leitor tiver ficado, é importante que ele veja a reportagem na íntegra clicando no link após o texto, mas antes é preciso que expliquemos a foto inicial deste artigo.
                                                                             
O candidato a vereador ZenadyoInacio publicou em seu perfil do Facebook uma foto com o repórter do CQC, Oscar Filho, num hotel da cidade, no entanto, o fato se deflagrou por causa dos dizeres acima da imagem e em comentários, como pode ser observado na imagem e abaixo:
“É O CQC APOIANDO O 14 OSCAR FILHO OU PEQUENO PÔNEI- GENTE BOA…”
Um dos comentários, feito por uma candidata da mesma coligação de Zenadyo também causou polêmica:
“Conseguiu!!! CQC apoiando o 14!!! kkkkkkk”
Mas o leitor deve estar se perguntando no que isso influencia na política unaiense. A princípio, o candidato Zenadyo sofreu com as inferências feitas pelos apresentadores do CQC a sua pessoa, não propriamente ao seu nome. Em segundo plano, podemos observar os dizeres do apresentador Marcelo Tas “o CQC não apoia candidato nenhum, se aparecer alguém falando que o candidato é apoiado pelo CQC, não vote nele!”, os dizeres observados à risca são desfavoráveis ao candidato Zenadyo, mas também, com a mistura do nº 14 (PDT, representado pelo candidato a prefeito Delvito Alves e vice, Hermes Martins) nos comentários e no cabeçalho da foto postada na rede, o candidato do canto superior direito na foto poderá ficar prejudicado com a ação impensada do candidato de sua própria coligação.
Embora pareça que as hipóteses tenham sido esgotadas, outro fator que vem a integrar essas possibilidades é a de o candidato Delvito Alves haver influenciado a vinda do CQC à Unaí-MG, já que estamos há poucos dias de um debate dos quatro candidatos, o que poderá ser caracterizado pela situação como “perseguição de cunho político”. Cogita-se que não haverá a participação do candidato Delvito Alves no debate, mesmo ele havendo sido convidado.
Outro fato que compete para arranhar a candidatura de Zenadyo é um vídeo feito em uma sala de aula de uma escola de Unaí-MG, quando ele, em sua aula de despedida, escreve o número para sua votação no quadro e depois reflete sobre sua personalidade. O fato ganhou importância pela publicidade já que quem postou o vídeo, supostamente um aluno desta sala, usou um nome desconhecido da escola e também uma idade bastante incomum, cem anos.
O Idade Digital entrou em contato com a Escola Estadual Delvito Alves da Silva, em Unaí-MG, onde a direção disse que só tomou conhecimento desse vídeo nos últimos dias, já que este é um vídeo postado no dia 15 de agosto de 2012, portanto, com a campanha do candidato em queda, esse vídeo também chamou a atenção. É importante lembrar que o tal vídeo foi lembrado por Oscar Filho em seu Facebook nessa tarde com os dizeres: “usando o CQC e a sala de aula para a sua candidatura”.

O Idade Digital manterá todos os leitores informados dos acontecimentos na política da cidade, no entanto, é importante que todos saibam que as nossas notícias têm um ritmo completo, o nosso lema é “publicar certo, novidades, temas completos e informações fiéis”. Se você tem Twitter e vai comentar sobre esse assunto use a hashtag #idadedigital. Siga-nos em @brunocidadao.
Bruno de Oliveira Rocha

Por Bruno Cidadão

Comunicador | Pesquisador | Checador

0 resposta em “Eleições 2012 – A reportagem que mexeu com Unaí-MG”

Comente! Aqui é o lugar!