Categorias
Blogue Idade Digital

Eleições 2012 – Obra realizada pela Prefeitura Municipal de Uruana de Minas-MG gera polêmica entre os moradores da cidade

Uruana de Minas-MG é um município a 100Km de Unaí-MG fazendo divisa com nosso município. A Prefeitura Municipal está, atualmente, nas mãos da prefeita Tânia (PMDB) que vem realizando obras na pequena cidade. Embora a receita do município não seja tão expressiva, as obras de melhoria na qualidade de vida da população em face de saneamento básico e recapeamento asfáltico vêm sendo realizadas em parceria com o Governo Federal.
No entanto, a última eleição trouxe a promessa de uma Uruana próspera e mais bonita, embora algumas obras de infraestrutura urbana tenham sido realizadas, nenhuma outra obra de grande importância foi realizada em seu mandato até o ano passado, quando algumas construções ganharam “a boca do povo”. Primeiro, uma arquibancada que faz frente a uma praça de cultura, a construção não respeitou alguns parâmetros infraestruturais causando problemas entre Prefeitura e população, enfim, a construção foi embargada, mas uma liminar conseguiu dar prosseguimento a obra que já foi concluída.
Por último, a Prefeitura licitou uma obra que polemizou a candidatura da atual prefeita, a obra em questão é a construção do Portal da Cidade, o que consiste numa arquitetura clássica para a entrada da cidade, buscando o embelezamento da chegada ao perímetro urbano. O valor da obra é de pouco mais de R$64.000,00, sendo de recursos do próprio município com prazo de execução em 90 dias pela empresa Mappa Engenharia LTDA.
Esse portal, quando pronto, dará um novo aspecto à entrada da cidade, no entanto, a população vem questionando o gasto que poderia ser revertido em recursos para a saúde, pois segundo alguns moradores, “quando alguém adoece, tem que levar direto pra Unaí, porque aqui não tem médico ou se tem, não é especialidade dele”. Outro morador disse que “a prefeita está querendo se reeleger e é uma oportunidade de ela dizer o quanto foi feito. É bem provável que Uruana continue evoluindo com qualquer um dos candidatos sendo eleitos, a intensidade é que vai variar, pois a família da atual prefeita já está no comando da cidade há dezesseis anos, formando um monopólio político regional”.
A atual prefeita Tânia é também candidata a reeleição enfrentando o ex-assessor do deputado estadual Delvito Alves da Silva, candidato a prefeito em Unaí-MG; em várias oportunidades, o candidato Delvito não deixou de estar presente no município declarando seu apoio ao candidato Ronaldo Verdadeiro. Essa função política das obras é bastante conhecida em nosso país, no entanto, em Uruana de Minas, há determinada reação da população em face disso.
O candidato Ronaldo Verdadeiro afirmou que irá trabalhar em prol do desenvolvimento da economia de Uruana de Minas bloqueando as compras fora da cidade, por parte da Prefeitura, o que segundo o candidato acontece. Em virtude disso, o Idade Digital resolveu buscar informações visuais sobre essa obra que tanto polemizou a população uruanense como pode ser vista na foto.
A política em Uruana de Minas vem ocasionando reuniões, carreatas e até comícios com públicos expressivos. Os dois únicos candidatos apresentam propostas de mudança e inovação, contudo, a atual prefeita tem efetivado seu material de campanha, influindo principalmente com adesivos, bandeiras, dentre outros.
A esperança da população é uma cidade melhor para se viver, portanto, a obra causará um impacto visual benéfico, mas em consequência disso, outros setores da cidade vêm caindo, sobretudo a economia local que sofre com as compras fora da cidade em municípios como Unaí-MG e Riachinho.
O Idade Digital estará em busca de informações constantemente sobre a política de Uruana de Minas, assim como também sobre a obra polêmica e os resultados da eleição no âmbito executivo municipal.
Bruno de Oliveira Rocha

Por Bruno Cidadão

Comunicador | Pesquisador | Checador

Comente! Aqui é o lugar!