Categorias
Blogue Idade Digital

Eleições 2012 – A política unaiense esquenta… E os rumores já aparecem

Os candidatos com maior chance de eleição em Unaí-MG, Delvito Alves (PTB) e Branquinho (PSDB) preparam suas armas finais para ganhar o voto do eleitor. São carros e mais carros andando na cidade com bandeiras dos candidatos, os responsáveis pelos comitês trabalha ostensivamente, a cidade fica dividida e as primeiras pesquisas já começam a sair, mesmo que sem o registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Nessas pesquisas, o candidato Delvito Alves aparece na frente, embora uma enquete feita no Idade Digital aponte que Branquinho tem uma pequena vantagem sobre o candidato. Hoje, 15, quem passava pelo centro da cidade ficou sabendo de uma nova pesquisa sem registro, na zona rural, que apontou Delvito com uma grande vantagem sobre todos os outros candidatos.
Branquinho e Delvito Alves participaram de debates na Band e na TV Rio Preto, com perguntas pesadas, mas enfatizando o que o eleitor queria saber. Em segundo plano, ficaram os candidatos Jeová Costa e Padre Simonides, este último tem crescido muito ao ver das pesquisas realizadas. Finalmente, saíram rumores de que as pesquisas do Ibope sairão ainda neste mês, o que dará uma base consistente para o panorama político unaiense.
Os responsáveis pela campanha eleitoral de Branquinho estão trabalhando bastante para, segundo eles, “amarelar” a cidade. Já é possível observar que muitos carros da cidade já carregam bandeiras. Em resposta ao “amarelamento”, Delvito Alves está promovendo o marketing massivo, talvez chamado de “avermelhamento” de Unaí que também instiga aos eleitores de Delvito carregarem bandeiras em seus carros.
No campo televisivo, os candidatos têm inovado e mostrado realidades diferentes. Branquinho aponta uma Unaí mudada em sua gestão como vice-prefeito ao lado de Antério Mânica, inegável transformação administrativa. Delvito aponta o caos da saúde no município de Unaí, também um problema inegável, estreia novos apresentadores, vai aos PSFs, ao Pronto Atendimento e também ao almoxarifado da Prefeitura, onde segundo ele, “há equipamentos adquiridos para a montagem da UTI neonatal e que estão sucateando sem uso”. Delvito, assim como o Padre Simonides, continuam afirmando que Unaí não paga o piso salarial aos professores; e promete, na zona rural, dar atenção especial aos pequenos agricultores para fortalecer a agricultura local.
A manifestação dos professores do dia 7 de setembro já foi exibida no programa eleitoral de Delvito Alves como artifício de contestação ao que o candidato Branquinho tem afirmado. No entanto, a questão educacional em Unaí vai tomar frente dos programas eleitorais de Delvito Alves segundo um correligionário do candidato. Esse correligionário não identificado,apenas escutado, disse quehaverá um programa do Delvito que vai falar sobre a irregularidade de um concurso, onde a primeira colocada foi prejudicada porque a esposa do vice-prefeito, Neuzani Soares, foi para o cargo que deveria ser da primeira colocada. Ainda segundo ele, o programa vai mostrar também que os professores estão manifestando de forma correta, porque muitos sofrem na zona rural e até mesmo na cidade.
É importante ressaltar que nada há confirmado de que esse programa irá ao ar, mas é também muito importante afirmar que o Idade Digital buscará mais informações sobre o suposto programa. Idade Digital nas eleições 2012, siga-nos em @brunocidadao.
Bruno de Oliveira Rocha

Por Bruno Cidadão

Comunicador | Pesquisador | Checador

Comente! Aqui é o lugar!