Categorias
Blogue Idade Digital

Eleições 2012 – Redes sociais viraram instrumento de campanha política nas Eleições municipais 2012


Desde os anos 2000, a internet vem ganhando cada vez mais adeptos e alguns serviços já não são mais disponíveis sem internet. As redes sociais, por sua vez, ganharam ainda mais o foco das pessoas, que em busca de diversão, entretenimento, comunicação e informação, vão além da vida real, conhecem pessoas de outros países e navega por realidades diferentes.
Os candidatos às cadeiras de prefeito e vereador no país vêm utilizando-as, não sendo diferente em Unaí-MG. Assim, a criação de perfis nas redes sociais virou “obrigação”, por isso, é tão fácil saber quando haverá um comício, uma caminhada ou uma informação de última hora, informação essa que seria dificilmente levada em tempo hábil.
Os candidatos a prefeito de Unaí, Delvito Alves e Branquinho, fazem campanha massiva na internet, desde o anúncio de comícios, eventos relacionados a campanha e fotos destes até decisões judiciais, acusações e esclarecimentos. Através desse veículo poderoso de comunicação, os candidatos têm sido muito felizes em suas publicações, com várias “curtidas” e também comentários que alavancam e dão forma à opinião pessoal de cada indivíduo. Algumas pessoas passam “da conta” e acabam deixando a desejar os debates. Graças às páginas dos candidatos, os eleitores podem opinar, comentar, entre outras coisas pelas quais a política circula.
Delvito Alves iniciou sua caminhada política pelo Facebook nos últimos momentos dessa eleição, surtindo efeito para debates e comentários de opinião individual; Branquinho, por sua vez, iniciou a sua caminhada logo no início da campanha, de forma mais efetiva no final desse mês.
O Idade Digital observou, com clareza, as manifestações nas redes sociais, apurando dados publicados pelos candidatos e pelos usuários, com isso, a opinião do eleitor tem sido extremamente relevante para a publicação de nossas matérias, pois a observação constante da movimentação nas redes sociais permite que o leitor que não acessa com frequência as redes sociais acaba por absorver uma informação completa, numa visão holística e panorâmica. Específica quando necessária, espraiada, quando necessária, adaptando-se ao entendimento do leitor.
Com certeza, as redes sociais têm um potencial muito grande para promover qualquer coisa, em especial, sites e blogs, como o Idade Digital, que, obteve mais de 1000 acessos oriundos apenas do Facebook nestas Eleições 2012. É com muito apreço e gratidão que o Idade Digital agradece a cada um que compartilhou e que comentou nossos links, e renovando o nosso compromisso: 4.500 acessos até as Eleições 2012. Esta foi uma meta calculada e que pode ser alcançada, mas que só chegamos hoje aos 4378 acessos porque você nos carregou pelas redes sociais. Continue acessando:
Siga-nos em @brunocidadao;
fb.com/brunocidadao
Bruno de Oliveira Rocha

Por Bruno Cidadão

Comunicador | Pesquisador | Checador

Comente! Aqui é o lugar!