Categorias
Blogue Idade Digital

Eleições 2012 – A “mudança” venceu: Delvito Alves e Hermes Martins ‘quebram’ a maior aliança política que Unaí-MG já teve

A Coligação Aliança Popular, dos candidatos Delvito Alves e Hermes Martins, pelo PTB, conseguiram a eleição para o cargo de prefeito de Unaí-MG, capital do noroeste mineiro. A cidade, administrada desde 2004 por Antério Mânica e Branquinho, segundo colocado nessas eleições, foi às urnas para decidir quem iria ocupar a cadeira executiva na gestão 2013/2016. Delvito Alves, deputado Estadual e, Hermes Martins, vereador, conseguiram o levante de 22.067 (vinte dois mil e sessenta e sete) votos, quase 50% dos votos válidos.
O candidato Branquinho e seu vice Professor Zeuman obtiveram o levante de 19.443 (dezenove mil quatrocentos e quarenta e três) votos; Padre Simonides e Professora Mirtes conseguiram 2.431 (dois mil quatrocentos e trinta e um) votos; Jeová Costa e Robson Fernandes obtiveram 313 (trezentos e treze) votos. A apuração dos votos no FÓRUM de Unaí começou por volta das 17h, terminando duas horas e meia depois, com o resultado favorecendo o candidato Delvito Alves.
Imediatamente os simpatizantes dos candidatos
Delvito e Hermes iniciaram passeata pelas ruas do centro da cidade, em poucos minutos, a Governador Valadares ficou tomada de carros e motos buzinando e comemorando a vitória do candidato. Delvito Alves, por sua vez, iniciou a carreata organizada com um trio elétrico puxando os carros e motos estendendo a carreata por quase 1 Km, fazendo paradas, agradecendo a população pelo apoio, e a população devolveu o agradecimento com o flamejar de bandeiras por onde a carreata passou.
O Idade Digital entrevistou um dos membros mais ativos da campanha eleitoral de Delvito Alves, Erisvaldo (também conhecido como “Indião”). Confira a entrevista:
ID: O que significa a vitória de Delvito Alves para Unaí?
Erisvaldo: A vitória de Delvito para Unaí significa desenvolvimento e mudança, muitos benefícios virão para a cidade de Unaí com a vitória de Delvito Alves.
ID: Os jovens fazem queixas em relação ao lazer, relacionado também ao som automotivo. O Delvito Alves tem propostas pra isso, portanto, o que significou a vitória dele para a juventude unaiense?
Erisvaldo: Eu acredito que os jovens vão ser muito beneficiados com ele, com certeza, Delvito vai trazer muito lazer, muito esporte e muitas coisas boas irão acontecer para os jovens.
Em termos comuns, Geraldo Minas Brasil, um dos apoiadores de Delvito e Hermes classificou as campanhas dos dois candidatos a prefeito, Delvito e Branquinho, como a campanha do “tostão [Delvito Alves e Hermes Martins] contra o milhão [Branquinho e Zeuman]”. Portanto, na definição de Geraldo, o “tostão” venceu, ou seja, a campanha milionária de Branquinho e Zeuman foi derrotada por uma campanha adotada por civis e lideranças da cidade, isto é, uma campanha barata, com pouquíssimos recursos financeiros.
Com relação à aliança formada pelo candidato a prefeito Branquinho, essa aliança reuniu adversários de outras eleições como José Braz e Valdivino Guimarães, ex-apoiadores de Delvito Alves, assim também como o deputado Federal Antônio Andrade, antes coligado com Delvito Alves na campanha para eleição dos deputados; reuniu ainda o PMDB, com a indicação do Professor Zeuman para vice-prefeito, que antes era partido da oposição ao prefeito Antério; sob a ótica dos apoiadores antes conhecidos, Alcides Ribeiro, que foi candidato a deputado estadual na última eleição, Bernardo Santana, deputado Federal, José Santana, ex-deputado Federal e o apoio incondicional do coordenador de campanha de Branquinho e atual prefeito, Antério Mânica.
Foram várias ações de marketing político, uma campanha que, com certeza, não ficou barata e teve um valor bastante elevado quando comparada com a dos outros candidatos. Com todas as alianças formadas entre partidos como PMDB e PCdoB e coligados com Branquinho, ao todo, 125 (cento e vinte e cinco) candidatos a vereador fizeram campanha, encabeçaram comícios e caminhadas, com várias lideranças, disputando o voto do eleitor, conseguiram a eleição de apenas 11. Por isso, Delvito Alves não contará com maioria na Câmara, o que, em tese, poderá dificultar a aprovação de projetos de lei enviados pelo Poder Executivo.
Tornando ao conhecimento do eleitor, a campanha política 2012 foi uma das mais “profissionais” da história de Unaí, pois houve a contratação de repórteres diplomados, locutores e apresentadores, de grandes redes como Globo e SBT e também talentos dos veículos de comunicação unaienses. Com certeza, essa eleição foi uma eleição histórica, a princípio pela disputa de votos, já que a diferença de 2600 votos é considerada pequena se formos compará-la com eleições anteriores. Em segundo lugar, a união de situação e oposição que sempre foi adversária foi outro fator histórico na cidade, e não menos importante, foi também a ‘queda’ dessa aliança que tinha como promessa clara a eleição de Branquinho e Zeuman.
As manifestações e o uso das redes sociais e da internet para a promoção da imagem de cada candidato, assim como também da discussão, apoio e difusão dos apoios aos candidatos, foram elementos de destaque nesta eleição. Nas próximas eleições, com certeza, será ainda mais efetiva a participação do eleitor nas redes sociais, mas também é necessário que todos atentem para a ética e o respeito nas redes sociais, sem ofensas, mas sim com muito respeito para com os adversários, não inimigos.
Depois de uma pesquisa polêmica, com a cassação de sua divulgação, notas de esclarecimento, apropriação de projetos, material pesado de campanha, muita agitação na última hora e uma dose extra de emoção com as caminhadas nos últimos dias para manifestação política antes do voto, finalmente, o eleitor que votou no candidato Delvito Alves pode comemorar, os outros eleitores, com certeza, entenderam que o povo decidiu, portanto, é incontestável a vitória, sendo assim, é de fundamental que todos ajam a partir de agora com amor, respeito, carinho e renúncia, deixando as inimizades para trás e tornando-se apenas adversários por uma Unaí melhor.
O eleitor que votou consciente, independentemente do resultado, sabe que a eleição é um coeficiente onde se tira da maior parcela da população a decisão, portanto, é de fundamental importância que o prefeito eleito Delvito Alves e seu vice, Hermes Martins, desenvolvam um bom trabalho na Prefeitura, cumprindo com o que foi prometido ao eleitor. O Idade Digital, na qualidade de veículo de comunicação ainda não registrado, mas em exercício na cidade de Unaí deseja uma excelente gestão para o prefeito e anseia por bons resultados para o povo, já que o maior sujeito dessa conquista é a própria população que foi às urnas neste dia 7 de outubro e os escolheram como representantes legais deste município polo do noroeste mineiro.
Bruno de Oliveira Rocha

Por Bruno Cidadão

Comunicador | Pesquisador | Checador

Comente! Aqui é o lugar!