Categorias
Blogue Idade Digital

Eleições 2012 –Relembre os fatos que marcaram a política unaiense nesses dois últimos meses de cobertura do Idade Digital

Incontestavelmente, a “mudança” venceu. Delvito Alves da Silva Filho (PTB), 57, e Hermes Martins Souto (PV), 50, formaram uma chapa histórica no município de Unaí-MG. O deputado estadual e o presidente da Câmara Legislativa fizeram a campanha do “tostão” como Geraldo Minas Brasil afirmou. Do outro lado, esteve o iniciante PT que lançou Padre Simonides e Professora Mirtes, obtendo uma votação expressiva já que é um partido iniciante na cidade; esteve também o PSOL com Jeová Costa e Robson Fernandes, com apenas 313 votos.
Não obstante, esteve também o adversário maior de Delvito Alves – com quem travaria um embate nas urnas – Branquinho, candidato do PSDB que conseguiu unir a antiga oposição com a situação e ainda o PMDB indicando o vice Professor Zeuman, aliança esta que rendeu a Branquinho mais de 19 mil votos. A união do ex-prefeito José Braz, do ex-candidato a prefeito Valdivino Guimarães e do atual deputado Federal Antônio Andrade com o grupo da situação, composto por Antério Mânica, José Santana e o deputado Federal Bernardo Santana marcou a política unaiense.
Não podemos esquecer que esta campanha foi uma das mais profissionais que Unaí já teve, foram jornalistas diplomados, inclusive da Rede Globo de Televisão, jornalistas da cidade, por sinal, os melhores estavam nos programas eleitorais dos candidatos, um mundo de efeitos digitais em 3D e 2D com grandiosa qualidade e entretenimento e é claro, os bons avanços da tecnologia impressos em cada programa eleitoral de todos os candidatos, sem distinção.
No decorrer da campanha, algumas polêmicas circularam a cabeça do eleitorado, mas os embates finais só vieram a serem travados na última semana antes da eleições quando a divulgação da pesquisa do Instituto ContraPonto, contratado por Delvito Alves, causou sérios transtornos à campanha de Delvito Alves. Primeiro, o juiz eleitoral de Unaí cassou a divulgação da pesquisa, depois, Delvito Alves acusou a manipulação dos argumentos da oposição e lançou um desafio ao prefeito Antério. Faltando dois dias para as eleições, Unaí ainda mostrava um panorama dividido, bandeiras e adesivos dos dois candidatos dominavam o centro da cidade, mas as urnas confirmaram, com pouco mais de 2600 votos, a exaltação dos simpatizantes de Delvito Alves.
Mesmo assim, no sábado de manhã, a realização de duas caminhadas fechou o ciclo de campanha dos dois candidatos. Branquinho, Delvito, Jeová Costa e Padre Simonides não podem reclamar da abertura democrática que a Rede Bandeirantes de Televisão fez em Unaí-MG, um debate inédito, possibilitando a todos os candidatos mostrar para os seus eleitores as suas propostas de governo.
Os dois candidatos com maior votação não travaram embate somente nas ruas, mas também nas redes sociais, onde, pela primeira vez houve a participação de uma parcela significativa do eleitorado discutindo, comentando e opinando sobre os candidatos e suas propostas. Com total e absoluta certeza, as redes sociais são parceiras da democracia, não deixando de lado, o seu favorecimento aos candidatos.
O dia do cidadão escolher seus representantes mais próximos iniciou com a regulare já esperada presença da Polícia Federal na cidade, fiscalizando os colégios eleitorais e suas dependências em busca de irregularidades no cumprimento da legislação eleitoral. Alguns candidatos foram detidos em razão de propaganda irregular e/ou compra de votos, mas liberados posteriormente. Um dos candidatos a vereador do PHS, Vanderlei Ribeiro Alves Pereira, foi obrigado a varrer a rua do colégio eleitoral, repleta de “santinhos”,como condenação para o crime de boca de urna. Excetuando o ocorrido, as eleições foram tranquilas, com um resultado apertado, mas favorecendo Delvito Alves e Hermes Martins.
Em toda a região, alguns resultados surpreenderam, como por exemplo Paracatu, cidade onde Almir Paraca, deputado estadual pelo PT, amargou menos de quatro mil votos e a última colocação entre os quatro candidatos; em Uruana de Minas, comícios realizados pelo candidato Ronaldo Verdadeiro do PTB pareciam mostrar a vitória, mas isso não ocorreu, Tânia, do PMDB, continuará ocupando a cadeira de prefeita do município. Em Uruana de Minas, completarão 20 anos de governo da família de Tiãozinho e Tânia, alternando entre si no governo, exceto na gestão 2005/2008 quando o candidato vencedor era apoiado e controlado pela família de Tânia.
Foram vários os acontecimentos que marcaram as Eleições 2012 e o Idade Digital muito se orgulha de ter recebido até o presente momento mais de 4700 visitas, isso é fruto de um trabalho ostensivo, individual e coletivo, sendo parceiro do povo, mostrando o que todos precisam saber e não o que querem saber somente. A imprensa oficial em Unaí nos acolheu de braços abertos, não como inimigos, mas como concorrentes, não como adversários, mas como aprendizes, e os candidatos também nos prestaram a maior confiança e a maior atenção que pudemos observar, cada entrevista, cada acerto, cada erro, tudo foi em busca do melhor para você, esperamos que a partir dessa nova gestão, a imprensa unaiense continue a ter acesso fácil ao prefeito Delvito Alves assim como tivemos as portas do gabinete do prefeito Antério abertas ao Idade Digital, sempre respondendo as nossas perguntas e nos fornecendo as informações que eram possíveis, com total respeito ao princípio da liberdade de imprensa.
O Idade Digital encerra neste momento a página Eleições 2012 que ficará disponível até o final deste ano e também encerra a cobertura das Eleições 2012, já que a partir deste momento, estaremos na linha de frente da notícia trazendo o melhor para você não somente no aspecto político, mas educacional, cultural, social e esportivo. Continue acessando, continue comentando e ajudando o Idade Digital, pois como todos sabem, não somos imprensa registrada, mas temos parceiros que, com certeza, nos ajudarão em busca do melhor para você.
Bruno de Oliveira Rocha
Nossos canais de comunicação com você:
fb.com/brunocidadao
@brunocidadao
Bruno de Oliveira Rocha
brunodeoliveirarocha@outlook.com
(38) 9855-4581
Bruno assina a maioria massiva das matérias do blog Idade Digital, é estudante do ensino intermediário e cursa também o curso Técnico em Meio Ambiente. Faz um trabalho autônomo neste ramo e depende de outros trabalhos que nem sempre são rentáveis o suficiente para manter a busca de informações para você.

Por Bruno Cidadão

Comunicador | Pesquisador | Checador

Comente! Aqui é o lugar!