Categorias
Blogue Idade Digital

Câmara de Unaí entra em discussão importante para o futuro da casa legislativa

A instituição anual do cargo de presidente da Câmara com direito à reeleição causou uma grande discussão no plenário da Câmara de Unaí nesta segunda-feira (17). Confira como foi a votação e o que foi discutido.
Por cinco votos a favor e quatro contra, a Câmara Legislativa de Unaí-MG aprovou em primeira sessão o projeto de lei que institui o cargo de presidente da Câmara com eleiçõesanuais e direito a reeleição. Na oportunidade, foram votados também outros assuntos de relevância como a autorização de uso pelo estado de Minas Gerais de parte de um terreno onde está atualmente alocada a garagem da Prefeitura Municipal e o reconhecimento de serviços prestados de uma servidora do Programa de Saúde da Família.
Em meio àrelatoria primária do projeto, o vereador Thiago Martins pediu vistas do projeto, mas o presidente da Câmara e vice-prefeito eleito, Hermes Martins negou o pedido alegando que “os parlamentares tiveram uma semana para analisar e não demonstraram interesse”. Thiago Martins retrucou pedindo a retirada do projeto em votação, mas os vereadores concordaram em votar o projeto. Diante disso, começou a discussão em torno do projeto, com as ponderações contrárias ao projeto, Edimilton Andrade, Ilton Campos e Thiago Martins lançaram o estopim para uma discussão que envolveu todos os presentes.
Ilton Campos alegou que “às escuras, estão tentando fazer um procedimento que vai comprometer a próxima legislatura, seria bom então que o próximo presidente da Câmara, se ver que há necessidade, passasse à votação o projeto”. Edimilton Andrade disse que o “projeto de lei visa beneficiar a alguns poucos na casa”, o que levaria a uma visão de tráfico de influência na Câmara. Os vereadores Zé da Estrada, Paulo Arara, Tadeu, Olímpio Antunes, e Hermes Martins votaram a favor do projeto de lei. O projeto ainda deve passar por outra votação e seguir para sanção do prefeito Antério ainda nesse ano de 2012.
A TV Rio Preto, canal local, teve acesso aos parlamentares a respeito da votação. Confira abaixo o vídeo gerado e exibido pela TV Rio Preto ontem (19).
Bruno de Oliveira Rocha 

Por Bruno Cidadão

Comunicador | Pesquisador | Checador

Comente! Aqui é o lugar!