Categorias
Blogue Idade Digital

Avanços tecnológicos na cidade de Unaí; internet 3G, banda larga, TV a cabo e TV aberta

Depois de muitos anos, a internet 3G finalmente chegou a Unaí. Todas as operadoras estão realizando testes da conexão na cidade. Em breve, todos os cidadãos poderão assinar pacotes de internet 3G em suas operadoras. Conheça os benefícios do 3G e outros avanços que a cidade vai receber nos próximos anos.

Depois de vários anos com um sinal deficiente e muita dificuldade para cumprir os planos de internet oferecidos, as operadoras de telefonia de Unaí (Oi, Claro, Tim e Vivo) montaram uma estrutura para emitir o sinal 3G. Para Unaí, esse é o primeiro de uma série de avanços tecnológicos que serão efetuados até 2016, quando o sinal analógico das televisões deverá ser desligado, caso permaneça o prazo estabelecido pelo Ministério de Telecomunicações.
Alguns usuários reclamam do sinal recebido, afirmando que não perceberam nenhuma mudança no recebimento do sinal de internet, bem como na velocidade recebida. Todas as operadoras, por sua vez, afirmaram ao Idade Digital que o sinal ainda não é definitivo, apenas está em testes. De acordo com um técnico operacional da operadora Oi, “o sinal está em testes, até janeiro, já teremos uma resposta definitiva e aí sim, começaremos a comercializar as velocidades que o 3G possibilita-nos”.
Benefícios do sinal 3G
O maior benefício do sinal 3G, com certeza, é a velocidade maior disponível para uso por meio de notebooks, netbooks, tablets e smartphones. A velocidade, que sem o 3G não passa de 1Megabyte (Mb), com o 3G, está disponível de 1 a 10Mb, possibilitando acesso à vídeos, notícias e outros portais da internet. Os veículos de comunicação, como o Idade Digital, vibraram com esse avanço, pois a partir de agora, as notícias podem ser levadas a você com maior velocidade, precisão e em tempo real.
As operadoras de telefonia que fazem a venda de recargas para celular já buscam essa mudança há muito tempo, principalmente pelo fato de que com o 3G, o sinal tende a ficar mais rápido e as falhas diminuírem, com isso, o cliente não perde mais tempo. O Idade Digital falou com Justo Fonseca, proprietário de um mercado no bairro Bela Vista, ele afirmou que “o sinal 3G melhorou demais, ainda precisa melhorar, mas agora a máquina [de recarga] já não trava mais. Demorava em torno de cinco minutos quando era o sinal antigo, hoje, em menos de um minuto, a recarga é efetuada e o cliente que ainda não está acostumado com a velocidade 3G até se assusta”.
A Vivo e a TIM estão ampliando sua cobertura em todo o Brasil para atender o maior número de cidades com o sinal 3G até 2014, ano da Copa do Mundo do Brasil. Brasília, por sua vez, já está em uso do sinal 4G, a maior velocidade móvel do Brasil. Para a população das cidades vizinhas que ainda não dispõem do sinal 3G, a previsão é para o início do ano de 2014, conforme algumas operadoras contatadas.

Internet Banda Larga

Em Unaí, muitos usuários reclamam da velocidade e instabilidade da internet banda larga recebida em casa. Atualmente, MasterCabo, ADA Unaí Online e Oi Velox dominam o mercado de internet banda larga na cidade. Todas oferecem planos acima de 600Kb, algumas com até 10Mb, mas que não abrangem toda a área da cidade. A MasterCabo e a ADA Unaí Online têm sido alvo de vários protestos no Facebook, principalmente no período chuvoso em Unaí, quando os usuários reclamam que “é só chover, a internet cai. O sinal é péssimo” – afirma Carlos.
Idade Digital fez contato com a operadora de internet NET, que é atualmente um dos maiores grupos de telecomunicação do país, buscando informações sobre a possibilidade da instalação da empresa na cidade por causa da proximidade com a capital federal. O grupo afirmou que não há previsão de estabelecimento da empresa na cidade, mas que já existem vários contatos feitos requisitando a instalação da empresa na cidade.
TV a Cabo
Outra vertente é a TV a cabo. Em muitas áreas periféricas da cidade, há um verdadeiro “buraco negro”, pois a principal operadora de TV a cabo da cidade, MasterCabo informou ao Idade Digital que “só faz a ligação em locais que não há cobertura do sinal quando há um grupo de vizinhos interessados, cerca de sete interessados”.
TV Aberta
Há dois anos atrás, a Rede Record de Televisão instalou uma torre com o sinal para o canal 51. A partir disso, o cidadão unaiense consegue, a partir de uma antena UHF comum, ter acesso aos canais SBT, Band, Globo, Record, TV Brasil (Rede Minas e TV Cultura), RIT e Canção Nova. Está previsto também para 2014, o funcionamento do sinal de TV Digital da Rede Globo em período de testes. Em função da proximidade com a capital federal, Brasília, Unaí terá avanços tecnológicos nessa área, pelo menos em função dos testes.
Bruno de Oliveira Rocha 

Por Bruno Cidadão

Comunicador | Pesquisador | Checador

Comente! Aqui é o lugar!