Categorias
Blogue Idade Digital

Saúde e trânsito são áreas de preocupação dos unaienses; enquete

Enquete do Idade Digital apontou que saúde e trânsito são áreas de maior preocupação dos unaienses. Apresentaremos também as ações realizadas em cada área pelo prefeito Delvito e também sobre os contrastes das ações. Confira!

“Saúde de Unaí-MG precisa de um trabalho emergencial”, essa talvez foi a frase mais repetida nos jornais e matérias dos veículos de imprensa unaienses, pois foi a fala de Delvito em entrevista ao G1, portal de notícias da Globo. Reafirmando isso, os unaienses que votaram na enquete do Idade Digital escolheram saúde com 44% dos votos como área mais precária no município. O trânsito, tema da série que o ID traz desde janeiro, está em segundo lugar, com 33%. Em seguida vem educação, segurança, meio ambiente e zona rural. O esporte ficou com apenas 1 dos 63 votos da enquete.
Saúde: o X da questão
“Precisei fazer um curativo e tive que voltar no outro dia porque não havia no PSF”, essa é a fala de um morador que procurou o PSF do Bairro Bela Vista na semana passada. A Prefeitura Municipal disse que já normalizou a aquisição de materiais básicos e que em breve terá todo o aparato necessário para a realização das consultas e manutenções na saúde dos unaienses de forma correta.
De certa forma, até agora foram palavras. A fila da Farmácia Básica continua a mesma, a fila do Pronto Atendimento do Hospital Municipal Doutor Joaquim Brochado não diminuiu e os PSFs não passaram a ser desburocratizados, muito pelo contrário, agora é preciso ir até o Setor de Ambulâncias da Prefeitura para marcar uma consulta especializada, já encaminhada por um médico do PSF e se tiver que fazer uma cirurgia tem que voltar no mesmo local e cumprir a burocracia vigente.
O que a população de Unaí deseja ver é a “humanização” da saúde, prometida por Delvito Alves, e isso não será rápido, mas um processo lento e que se findará em no mínimo um ano, por isso, é preciso que os unaienses não cobrem exaustivamente nesse momento, pois a espera é necessária para que o serviço saia bem feito.
Trânsito: é preciso mudar!
Antes de dizer que alguém está errado, é preciso trazer essa realidade para nosso meio. Quantos de nós ficamos irritados com a inconsciência dos outros? Quantos outros não ficam irritados com nossa inconsciência? O trânsito não é lugar de brincadeira, nem de imprudência, por isso, antes de qualquer medida corretiva, a preocupação precisa estar focada na conscientização dos motoristas. Em Unaí-MG não é difícil encontrar motociclistas, carroceiros, ciclistas e motoristas disputando espaço em uma única rua, por isso, é preciso respeitar o próximo e aproveitar ao máximo a vida de forma correta e defensiva.
Educação: caos em todo o país, mas Unaí comemora
Depois dos problemas referentes ao processo seletivo da Prefeitura Municipal, onde candidatos alegaram que as questões foram copiadas da internet, unaienses e o governo comemoram com mais uma reunião sobre o futuro da universidade federal que está por vir.
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), esse é o nome da Universidade que será implantada em Unaí, com obras previstas para início no próximo semestre, conforme reunião realizada nessa semana com o prefeito Delvito Alves. Na oportunidade, foi apresentado o projeto e o ID vai levar em breve até você uma pequena matéria explicativa sobre como irá funcionar a UFVJM em Unaí, trazendo inúmeros benefícios para a região.
Segurança: noites perigosas
Muitos jovens e adolescentes estão com medo de sair às ruas da cidade no período noturno com medo de assaltos e furtos. Essa preocupação ficou ainda maior depois da onda de arrombamentos que o ID mostrou, no entanto, é preciso salientar que o número de crimes no setor Divineia diminuiu bastante. Todo cuidado é pouco, por isso, o melhor é evitar correr o perigo.
Meio ambiente: uma questão de preocupação de todos
A Prefeitura Municipal, na gestão de Delvito Alves, preocupada com os casos de Dengue promoveu um mutirão nos primeiros dias de governo e ainda nesse momento encontram-se fazendo a limpeza de canteiros e passeios. O mato tomou conta de várias calçadas e por isso, a Prefeitura tem tido bastante trabalho.
Mas um contraste equivalente chocou alguns técnicos ambientais que observavam o curso do Córrego Canabrava na noite deste sábado (09), isso porque foi feito o corte das gramas e todos os resíduos foram jogados para dentro do curso do córrego, o que segundo eles irá prejudicar o escoamento da água e poderá assorear um rio posteriormente. Mas essa não é a única preocupação deles, pois ainda há o fator arborização que está praticamente acabado, segundo eles. Para alguns, o corte de árvores foi facilitado e muitas pessoas preferiram cortar árvores a limpar todos os dias.
Zona rural: chegaram as primeiras máquinas
Como havia prometido, Delvito Alves já começou a entregar máquinas para comunidades rurais em nosso município. A primeira remessa foi de duas máquinas que irão beneficiar pequenos produtores rurais dos assentamentos da Fazenda São Pedro Cipó e Fazenda Taboca. Mas, na zona rural, o problema ainda vai perdurar por muito tempo, pois além de doar máquinas, há a questão de manutenção de pontes e estradas, o que causa bastante trabalho e enrola o desenvolver das ações de melhoria na malha viária rural do município.
Esporte? Importante, sim!
Por mais que recebeu apenas um voto, o esporte não deixa de ser importante. Somente na última partida disputada pelo Unaí Esporte pela primeira divisão do Campeonato Brasiliense (Candangão 2013), aproximadamente 2000 pessoas estavam presentes. Além de ser fonte de renda, é também diversão para toda a família e reconhecimento regional da cidade.
O esporte merece atenção devida e a mais precisa mudança do Estádio Urbano Adjuto, em Unaí, está nas arquibancadas não cobertas. Por esse motivo, muitos torcedores acabam não indo e a cobertura do local facilitaria a realização de jogos com um excelente público. No próximo domingo (17), o Unaí enfrenta o Gama, adversário conhecido, e o ID vai, gol a gol, levar tudo para você!
Governo familiar e menos técnico
Delvito Alves e Hermes Martins receberam duras críticas quanto a equipe de governo depois de matéria publicada no jornal Gazeta Regional ontem (09), onde a matéria com o título “Um governo político e em família” critica duramente a composição do secretariado de Delvito Alves. A cabeça da reportagem afirma que o governo de Delvito tem um perfil menos técnico, mais político e familiar. Até o momento, não houve pronunciamento por parte de Delvito Alves a respeito do assunto.
Siga o Idade Digital (@idcidadania) e receba informações em tempo real!
Bruno de Oliveira Rocha 

Por Bruno Cidadão

Comunicador | Pesquisador | Checador

0 resposta em “Saúde e trânsito são áreas de preocupação dos unaienses; enquete”

Parabéns pela enquete e também por essa postagem que deixou bem claro quais são os maiores problemas de Unaí. Sobre a saúde, tem tanto a ser feito, espero que nosso prefeito melhore o que já temos, “os postos de saúde”, pois é o que está mais ao alcance de nossa população, e precisa funcionar pra valer, precisa mostrar serviço, e isto é urgente! Claro que é super importante que a Prefeitura visite os postos, e que saiba exatamente as condições de atendimento, o que cada posto dispõe, de recursos humanos, e de apoio administrativo, de estrutura física , e de segurança, para colocar os postos para funcionarem. Sendo assim com certeza iria desafogar emergências no P.A. . Concluindo Melhorar os postos que já temos e criar novos para os bairros que não dispõem destes recursos, sim, acredito que é um bom remédio. O Posto do Bairro Canabrava já está pronto a quase um ano e até hoje não funciona, isso é um absurdo.
Quanto ao Trânsito, já comentei no blog e volto a bater na mesma tecla, nossas ruas foram projetadas ainda na época da fundação da cidade é necessário que se faça um bom estudo para melhorar essas vias, e também a implantação de novos semafaros na área central e adjacências.

Luiz Paulo, Delvito Alves pediu seis meses de carência e vamos dar a ele, como cidadãos, no entanto, precisamos olhar para a situação em que se encontra o nosso município, quais as dificuldades, problemas e principalmente o que é preciso ser feito. A resposta necessária é atitude, portanto, ação é parte fundamental para a mudança prometida. E no campo do meio ambiente, vem novidade por aí, fontes ligadas ao governo de Delvito informaram que em julho a Prefeitura comprará 12 caminhões de coleta de lixo mecanizada e tirará o contrato com a Conserbrás, passando a responsabilidade da coleta de lixo para o município. Pode ser que volte o mesmo problema da última década do segundo milênio ou pode ser que a coleta seja normal como está sendo feito. Enfim, vamos aguardar.

Comente! Aqui é o lugar!