13,5 cidades de Unaí-MG poderiam ser abastecidas durante um ano com a energia economizada no horário de verão 2012/2013 ou ainda Unaí poderia ser abastecida por 13 anos e meio. A economia financeira do horário de verão 2012/2013 foi menor que nos outros por conta da baixa dos reservatórios das hidrelétricas no centro-sul do Brasil no período considerado chuvoso. Veja também dicas para economizar na conta!
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que houve uma economia de 4,5% da energia nacional, equivalente a 2.477 Megawatts do sistema elétrico brasileiro. Na prática, essa redução é baseada no que a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) chama de “despesa evitada”, ou seja, a energia que deixou de ser produzida por causa da redução do consumo, em especial, nos horários de pico. Em reais, a economia foi de cerca de R$200 milhões.
Colocando em comparação, o resultado do horário de verão 2012/2013 traria energia suficiente para abastecer uma cidade do tamanho de Unaí por 13 anos e meio, considerando a estabilização total do consumo. Unaí tem aproximadamente 80 mil habitantes e seu consumo estimado em 2003 era de 118MW/ano, dessa forma, a economia de 2.477 MW no Brasil abasteceria anualmente as atividades comerciais e residenciais de 13,5 cidades com 80 mil habitantes. Ou comparando com o gasto energético do noroeste, a energia economizada seria suficiente para abastecer todas as cidades do noroeste mineiro por um ano. Toda essa economia, ligada a outros fatores de grande importância, acabam atrelados à conta do consumidor que recebe um aumento menor.
Já no campo da economia estadual, a redução só forneceria energia para abastecer Unaí por 45 dias, com as atividades industriais, comerciais e residenciais, já que a redução de 320 MW no consumo de Minas Gerais foi bem menor que em outros estados onde a concentração industrial (que utiliza mais energia) é maior, portanto, a utilização da luz natural afeta diretamente o consumo. Em todo o subsistema Sudeste/Centro-Oeste, a economia foi de 1.858MW, índice alavancado pelos estados de São Paulo e Goiás, onde a concentração industrial é cada vez maior. Observando ainda que cerca de 70% da população foi sujeita ao horário de verão, pois existem estados que não aderiram a mudança.
Para muitos, o horário de verão é apenas uma forma de acordar mais cedo e ir dormir mais tarde, pois até que o relógio biológico se adapte ao novo horário, muitas pessoas têm dificuldades. Todos os dados trazidos aqui são importantes para que o consumidor possa enxergar o início de uma solução para os problemas de racionalização de energia que assolaram o país no fim do ano passado. No entanto, olhando pelas estatísticas, o horário de verão é essencialmente econômico e produz grandes ganhos ambientais, pois reduzindo o consumo, reduz também a necessidade de operação das térmicas.
Todavia, o ano de 2012 foi marcado por uma seca dura, em especial nas região Centro-Oeste e Sudeste, onde os níveis dos reservatórios das hidrelétricas chegaram a níveis preocupantes, deste modo, a necessidade de operação das termelétricas foi iminente e desde que essas entraram em operação, por volta de setembro de 2012, a energia ficou mais cara, no entanto, esse repasse do aumento só será feito neste ano, quando o consumidor que recebe energia da CEMIG receberá um aumento especulado de 6% na conta em abril por conta do encarecimento da energia por causa da entrada das térmicas em operação no Sistema Elétrico Nacional.
Dicas
O IDpreparou algumas dicas para você, leitor, economizar na conta de energia. São todas dicas simples e que não fogem à repetição, mas são uma boa opção para quem quer deixar de desperdiçar dinheiro e ainda ajudar o meio ambiente. Seguem abaixo algumas dicas básicas para manter seu consumo dentro do controle:
– Desligue os aparelhos em stand-by na sua residência;
– Deixe para ligar o ar condicionado ou o ventilador em última hora;
– Na hora de construir, pense em abrir mais canais de ventilação para evitar o gasto com aparelhos condicionadores de ar e ventiladores;
– Evite usar lâmpadas incandescentes e adapte um sensor de presença às lâmpadas “vilãs” em ficar acesas, tais como do banheiro e quarto;
– E por último, a dica mais valiosa: mude a chave do seu chuveiro de quente (inverno) para morno (verão), somente com essas dicas, você consegue economizar um bom valor em sua conta.
Bruno de Oliveira Rocha