Categorias
Blogue Idade Digital

A qualidade da internet em Unaí: instabilidade e 3G operante; veja nota da Master

Com a chegada do 3G em dezembro de 2012, a banda larga móvel ficou mais estável e além da velocidade melhor, usuários elogiam o serviço por causa da estabilidade superior a operadoras de internet banda larga para casa. Vivo, Oi e Tim dispõem o sinal 3G em Unaí para os usuários. Veja também reclamações dos usuários em função da má qualidade do sinal e instabilidade da banda larga para casa. A Master emitiu comunicado com informações pedidas pelo ID. Confira!

Unaí-MG é mais uma das milhares de cidades que dispõe do sinal 3G para os usuários, embora o sinal de internet ainda precise melhorias, os novos e antigos usuários já elogiam as melhorias que o sinal sofreu na mudança do 2G para o 3G. Em contrapartida, a Master, operadora de internet banda larga, vem sofrendo dezenas de reclamações dos usuários e várias manifestações de insatisfação pelas redes sociais por causa da instabilidade da internet.
A principal causa de todas as reclamações em todas as operadoras é a instabilidade da conexão de internet quando chove na cidade. “Aqui não pode trovejar que a internet cai”, ironiza Caio. A ganhadora no ranking de reclamações é a Master, que vem buscando de toda forma melhorias para a conexão, mas infelizmente, essas mudanças não têm ajudado em nada. A banda larga móvel também não sai da lista de reclamações e a Oi vem sendo a mais reclamada por causa de seus serviços. A Oi, que vem sendo multada constantemente pela falta de qualidade na oferta do sinal de telefonia, também foi contatada, mas não recebemos resposta.
Conversamos com Givaldo Oliveira, estudante de 17 anos que já possui um modem 3G há mais de um ano. “Primeiramente, o 3G era algo que a cidade de Unaí estava precisando muito, pois antes do 3G, a sua utilização era muito ruim é de baixa velocidade, alguns sites não carregavam, e os poucos que carregavam demoravam muito para abrir, trazendo muitos transtornos e descontentamento. O 3G na cidade trouxe maior conforto e agilidade, e ainda uma economia de tempo que facilita a navegação, […] hoje estou feliz e contente com o 3G, poderia ser melhor, mas já foi um grande avanço que estava faltando à cidade de Unaí”, explicou.
Banda larga para casa e banda larga móvel
A banda larga fixa ou para casa são conexões de internet através de um modem, onde o computador se conecta a internet numa velocidade maior que a conexão discada, que quase não é mais usada. A internet a rádio também é uma modalidade de banda larga para casa, onde as antenas posicionadas para a direção dos repetidores recebem o sinal e o transferem para o computador. A promessa maior do sinal à rádio e da fibra ótica (que está sendo utilizada pela Master para melhorar a conexão) são as velocidades melhores e a estabilidade maior.
Já a banda larga móvel opera de modo semelhante a um aparelho celular. No entanto, o usuário conecta um modem móvel na entrada USB e se conecta a internet por meio do sinal 3G disponível da operadora, com velocidades prometidas com semelhanças para o sistema fixo. Contudo, o sinal tende a ser melhor em locais abertos por que o sinal é emitido pelas torres uniformemente.
Planos de internet banda larga fixa e banda larga móvel variam de valores para cada operadora. O plano mais barato disponível para a banda larga fixa em nossa cidade é de R$39,90, com velocidade de conexão de 1Mega ilimitada. No caso da banda larga móvel, o plano mais barato é de R$49,90, com velocidade de 1Mega, no entanto, tem uma taxa de dados limitada. Em Unaí, o usuário que comprar um modem 3G móvel pode passear e navegar tranquilo em todo o noroeste de Minas, já que há o sinal de internet 3G por pelo menos uma operadora.
Todavia, enquanto usuários do Brasil tendem a se contentar com velocidades até 10Mbps, os usuários de Hong Kong navegam a 41,9Mbps. A esperança é que a velocidade de internet venha aumentando gradativamente e nesse passo, também que o acesso à internet banda larga de qualidade possa ser ampliado, possibilitando a tão sonhada inclusão e uniformidade digital.
Celulares: lei da chamada única
Entrou em vigor nesta quarta-feira (27), uma medida da Anatel na tentativa de diminuir os prejuízos dos clientes do plano “Infinity” da TIM, que alegaram que a operadora derrubava a ligação propositalmente. Essa medida é válida para todas as companhias e funciona da seguinte forma: caso você faça uma ligação em 2 minutos (120 segundos) após ter feito a última chamada para o mesmo número, as duas chamadas serão consideradas uma única chamada. Essa mudança afeta todos os usuários, já que as cobranças feitas dependerão do plano. Se o plano for tabelado por minutos de chamada, apenas as chamadas refeitas serão cobradas e também aquelas que não foram discadas novamente dentro de 2 minutos.
Comunicado da Master
ID falou com a Master, buscando explicações para a instabilidade da conexão de internet. A assessora de imprensa da Master, Júlia Medeiros, atenciosamente recebeu nossa comunicação por e-mail e publicou nota exclusiva nesta sexta-feira (1º) ao Idade Digital. Confira íntegra:
NOTA
Primeiramente, a Master agradece ao blog regional Idade Digital, a oportunidade em responder todas as questões e dúvidas apontadas no e-mail encaminhado ao departamento de Comunicação e Marketing da Master no dia 26 de Fevereiro.
Com 23 anos de atuação no mercado de telecomunicações, a Master está presente em mais de 40 cidades e tem orgulho de fazer parte da história de Unaí há quase uma década, já que a empresa foi fundada em 2002 e em março completará dez anos de instalação no município, com a oferta de internet banda larga e TV por assinatura.
Atualmente a empresa oferece os planos de internet nas seguintes velocidades: 300 K, 600 K, 1 e 2 Mega. Já os planos de TV são divididos em “Simples”, “Avançado” e “Prêmio”. A Master salienta que todos os serviços contratados, seja internet Banda Larga ou o pacote de TV, são escolhidos a partir de critérios dos próprios clientes, com contrato efetivado no ato da aquisição do plano.
Instabilidade
A gerente de operação de Unaí, Nívea Arruda, informa que grande parte dos problemas de instabilidade ocorridos na conexão dos clientes Master durante o mês de fevereiro, foi ocasionada por problemas técnicos em um fornecedor de link e não na rede própria gerenciada pela Master.
Todas as reclamações de usuários realizadas durante o atendimento direto no showroom ou registrada via telefone, foram protocoladas. A iniciativa, além de ser determinada pela Anatel, contribuiu de forma efetiva para que a equipe de colaboradores da Master ampliasse o retorno aos clientes da melhor maneira possível. Amenizando, dessa forma, os transtornos ocasionados.
De acordo com a gerente de operação, uma ocorrência foi registrada na Polícia Civil de Unaí e no fornecedor em questão.
Infraestrutura e melhorias
Ciente da instabilidade pontual ocorrida no link de Unaí, a Master investiu na aquisição de links de backbone de outros fornecedores para atendimento da cidade. O responsável pela engenharia do setor de Wireless da Master, Guilherme Alves, explica que a Master direcionou recursos para crescimento de infraestrutura de redundância e expansão do link de atendimento da rede de Unaí. “Com a contratação de um segundo fornecedor, vamos criar uma rota redundante de links. A distribuição poderá ser feita simultaneamente e na ocorrência eventual de problemas técnicos em um dos fornecedores a segunda contratada consegue suprir toda a demanda e manter a conexão. Foi realizado o balanceamento de link, para atender melhor a todos os clientes da cidade”, revela.
Departamento de Comunicação e Marketing da Master
Assessora de Imprensa: Júlia Medeiros
Gerente de Marketing: Cleriston de Sá
                                                                                                                                                                                                  Bruno de Oliveira Rocha


Por Bruno Cidadão

Comunicador | Pesquisador | Checador

0 resposta em “A qualidade da internet em Unaí: instabilidade e 3G operante; veja nota da Master”

A TIM já tem 3G em Unaí? No meu aparelho não aparece 3G e sim GPRS, no site da tim também diz que ainda não há cobertura na cidade, entrei em contato com a operadora pra saber se é porque no meu bairro ainda não tem cobertura mas me passaram que na cidade ainda não tem, o plano da Tim pra internet via celular é melhor que o da VIVO e da Oi, mas sem 3G não dá.

Bom dia, Thiago, desculpe a demora na resposta, estamos passando por problemas técnico-operacionais. Bom, no final de 2012, publicamos a matéria http://www.idadedigital.com.br/2012/12/avancos-tecnologicos-na-cidade-de-unai_26.html, onde a TIM nos informou que o sinal já estava disponível em teste, porém, em janeiro voltamos a questionar e o sinal estava em funcionamento segundo eles. Portanto, a última informação concreta que tivemos foi em janeiro, mas já com a resposta definitiva de que o sinal 3G estava disponível, portanto, ao elaborar a matéria em questão, levamos em consideração a informação definitiva que nos foi passada. Com essa nova informação, voltamos a falar com a TIM e ela nos afirmou que o sinal atualmente encontra-se em 2G apenas, portanto, seu questionamento foi válido e nos ajudou a corrigir determinada informação.
Agradecemos seu acesso, seu comentário e esperamos você em nossa página sempre. Siga-nos em http://www.twitter.com/idcidadania e curta em http://www.fb.com/idadedigital.

Comente! Aqui é o lugar!