Categorias
Blogue Idade Digital

EXPEDIÇÃO: Cachoeira da Jiboia

Localizada a cerca de 84Km de Unaí, a Cachoeira da Jiboia tem aproximadamente 144m de queda d’água, sendo uma das maiores de Minas Gerais. Essa cachoeira é formada pelo ribeirão Jiboia que se encontra ameaçado pelo uso indevido de grande parte de suas águas para irrigação na agricultura.


Aos finais de semana e feriados, vários turistas de Brasília-DF e região do entorno visitam o local, sendo possível acampar, mesmo sem infraestrutura fixa no local. É possível praticar rapel na cachoeira. Outro fator interessante que leva muitos turistas ao local é a vista da queda de forma muito próxima sem perigo.


Para chegar, você segue a partir de Unaí em direção à Uruana de Minas por uma estrada asfaltada e entra à direita na faixa de 84Km, sendo que no local, há a identificação por uma placa. A cachoeira divide o município de Uruana e Unaí, por isso, Uruana de Minas administra e cuida do local.
Os visitantes costumam levar comida para assar e cozinhar no local, já que as áreas sombrias são grande parte, possibilitando assim um dia agradável sentindo a natureza. Em determinadas épocas do ano, em especial dos meses de novembro à março não é recomendável visitar a cachoeira em virtude das chuvas, dificultando o acesso que só poderá ser feito de carro correndo alguns riscos por causa de ribanceiras e montanhas no local.
Visite! Você irá se surpreender com a grandiosidade da cachoeira e da natureza por completo.

Por Bruno Cidadão

Comunicador | Pesquisador | Checador

Comente! Aqui é o lugar!