Categorias
Blogue Idade Digital

Dia Internacional da Mulher: evolução histórica; baixe a surpresa

Dia 8 de março se comemora o Dia Internacional da Mulher, mas você sabe de onde surgiu essa data? O ID fez uma busca em vários arquivos que relatavam as lutas das mulheres por melhores condições de vida e trabalho e traz para você, leitora, uma homenagem especial. Confira!

Num passado não muito distante, em 1910, a discriminação e desrespeito aos direitos femininos chegou ao ponto de mulheres operárias de uma fábrica têxtil serem queimadas vivas, presas à fábrica em que trabalhavam após uma reivindicação por melhores condições de trabalho, diminuição da carga horária abusiva de 16 horas para 10 horas diárias, além da equalização do salário quanto ao do homem que chegava a ser o triplo do valor pago às mulheres. No mesmo ano, uma Conferência Internacional Feminina para discutir vários assuntos de interesse feminino, mudou os rumos da data e das condições a que as mulheres foram submetidas.

Desde então, a data ficou apagada no calendário de vários países, sendo pouco celebrado, mas o Brasil reforçou esse compromisso de mudar as condições de vida e trabalho das mulheres em 1932, logo no governo de Vargas. Nesse ano, a reforma constitucional deu o direito de voto às mulheres, valores iguais para pagamento de homens e mulheres executando o mesmo trabalho e direito à disputa de cargos políticos do executivo e do legislativo.
A aprovação da lei Maria da Penha (nº 11.340/2006) criou um novo aspecto das políticas feministas no Brasil, reduzindo os casos de violência à mulher e enviando criteriosamente os culpados para a cadeia. Essa lei surte efeitos gigantescos a cada ano. Um fator político que motivou a elaboração e aprovação dessa lei foi a criação da Secretaria de Políticas para as Mulheres no governo Lula. Dilma Rousseff, a primeira mulher presidente do Brasil, deu continuidade aos efeitos positivos da lei Maria da Penha e os estados, por meio de suas secretarias de educação vêm desempenhando um trabalho de conscientização com alunos dos anos iniciais para estimular a criação de uma consciência já na infância.
Elas já são mais numerosas que os homens na população, já estão ganhando quase o mesmo tanto de homens na execução do mesmo trabalho e vêm quebrando barreiras, paradigmas e construções. O papel da mídia nessa quebra de paradigmas foi essencial, principalmente das novelas em vários canais que trazem agora mulheres em papéis que eram ocupados apenas por homens. O Dia Internacional da Mulher acabou ganhando um aspecto mercadológico com o passar dos anos, mas não deixou de ser comemorada em vários países incluindo o Brasil.
Homenagem do Idade Digital
O dicionário Aurélio traz o significado de mulher como “ser do sexo feminino”, no entanto, a mulher é um ser tão indescritível que chega a ser sublime. A mulher, muito além do tal sexto sentido, a mulher é divina, revoga todas as suas lembranças, rejeita seu passado errante e faz do presente um lago de sorrisos. Ela consegue fazer você sorrir ou chorar em questão de segundos, basta cativá-la ou irritá-la. A mulher é o ser mais belo existente na Terra, pois além de pérolas cativantes que são, ainda tem o poder de conceber uma criança, poder único.
O Idade Digital, pensando em você, querida leitora, preparou uma pequena surpresa para você. Dois papeis de parede que você pode baixar e colocar em seu celular ou computador. Singelo, mas com muito afeto a todas vocês, guerreiras, mulheres. Parabéns pelo Dia Internacional das Mulheres.
Baixe aqui!
Bruno de Oliveira Rocha 

Por Bruno Cidadão

Comunicador | Pesquisador | Checador

0 resposta em “Dia Internacional da Mulher: evolução histórica; baixe a surpresa”

Comente! Aqui é o lugar!