Categorias
Blogue Idade Digital

Delvito Alves no poder: reflexão

Já se passaram quase três meses que Delvito Alves está à frente da Prefeitura Municipal de Unaí. O que já foi feito? O que foi planejado para os próximos meses? Veja o artigo publicado na edição 31 do jornal Folha de Unaí.

Delvito Alves da Silva Filho e Hermes Martins Souto estão à frente da Prefeitura Municipal de Unaí-MG desde o dia 1º de janeiro de 2013. Desde então, as mudanças foram muitas a começar pelo secretariado, direções e cargos de confiança que mudaram totalmente. Depois de várias especulações a respeito do pagamento dos servidores, Delvito pagou os funcionários referente à dezembro de 2012; ainda em janeiro, Delvito anunciou que nesse ano não haveria Carnaval, o aniversário da cidade seria mais tímido e que o município tinha uma dívida de R$7,8 milhões de reais, mas que já havia saldado mais de metade do valor.
Os três primeiros meses da gestão de Delvito ficaram marcados pelas centenas de reuniões que foram feitas com quase todos os segmentos sociais de nossa cidade, envolvendo vários membros de organizações e instituições que de alguma forma, reuniram-se com Delvito para planejar, pedir ou entregar apoio. Grandes planejamentos também foram datados nessas reuniões. Vários foram os assuntos discutidos: UFVJM, Pista de Skate, Terreno para Igreja, Barreiras Eletrônicas, Obra milionária no Mamoeiro, Continuação da duplicação da BR-251, Subvenções Municipais, Imóvel em Barretos, entre vários outros.
Até o presente momento, Delvito Alves vem fazendo um trabalho muito bom voltado estrategicamente para os mais “esquecidos”. A Secretaria de Saúde foi a que mais atuou até aqui, com campanhas de conscientização, limpeza, blitz educativa, entre outras ações de importância extrema para controle do surto de Dengue o qual a cidade estava suscetível. Logicamente, as áreas rurais também vêm recebendo uma atenção maior. Todavia, não é possível esconder que a saúde não começou a mudar, como prometeu Delvito, a educação ainda não sofreu as mudanças previstas, o SAAE vem tendo problemas constantes com a adutora de água, e quando questionado, o prefeito sempre afirma que “é prioridade em seu governo as áreas de saúde, educação, zona rural e meio ambiente”.
Para o próximo ano, Delvito Alves tem várias ações – e desafios – já planejadas: construção de uma elevatória de efluentes para levar até a ETE, construção de um Centro Administrativo no bairro Divineia, construção do aterro sanitário, festa explosiva em comemoração ao aniversário de 70 anos de Unaí, carnaval com escolas de samba originárias de Unaí, “desprivatização” da Coleta de Lixo Urbana, busca por lugar temporário para a implantação da UFVJM em Unaí, construção de um abrigo municipal para animais de ruas (que serão centenas no próximo ano), entre outras de menor valor.
Delvito Alves pediu seis meses para organizar a cidade e só a partir de então começar a trabalhar. Quase metade desse tempo já passou e o planejamento já está sendo concluído. A ação será, acima de tudo, vigiada pela oposição. Comentários e burburinhos nas ruas de Unaí já afirmam que Delvito será candidato à deputado estadual mais uma vez, agora, com a máquina administrativa de Unaí à mão e uma campanha calorosa, caso Delvito realmente se candidate, será favorito. Ganhando, Hermes Martins assume como prefeito e então Unaí terá nos dois últimos anos de gestão de Hermes, um deputado estadual ligado à Prefeitura, o que vai monopolizar o envio de verbas para a região de Unaí. É um plano dificilmente falível, mas só as Eleições de 2014 vão nos contar tudo isso. Como cidadãos, vamos aguardar!
Bruno de Oliveira Rocha 

Por Bruno Cidadão

Comunicador | Pesquisador | Checador

0 resposta em “Delvito Alves no poder: reflexão”

Parabéns pela matéria, e que por sinal matéria única, um resumão desses primeiros meses de Delvito frente à prefeitura de Unaí. Por enquanto estou satisfeito com o que vi. Gostei de saber sobre a construção de um Centro Administrativo, agora sim fiquei bem informado, pois não sabia que seria no bairro Divineia. Delvito candidato à deputado estadual mais uma vez??? Nada oficial certo? Mas não creio que ele faça isso, mesmo que seja bom para cidade, é um desrespeito para todos que confiaram nele, ele tem que honrar esses 4 anos na prefeitura, o certo seria escolher um deputado para representar a nossa região e não ele mesmo novamente. Para os próximos meses espero que Delvito melhore o trânsito da nossa cidade, traga alguma novidade sobre o Zona Azul e revitalize várias ruas da cidade, bem como melhorar a sinalização, a foto postada nessa matéria é exemplo, um local muito inadequado para faixa de pedestre, infelizmente faixas como essa estão por todo o centro da cidade, dificultando o trânsito e que ao invés de dar segurança pode provocar algum acidente. Trabalhando empolgado, com força de vontade e disposto a lutar pelas melhorias de Unaí, Delvito, irá sim conseguir cumprir tudo que prometeu durante as eleições.

Não é pra tanto, Luiz. Quanto às ações de Delvito, esteja certo de que rumores existem, problemas existem e muitos estão sendo sanados. A questão do trânsito é recorrente e volto a bater na tecla do Projeto de Reestruturação do Trânsito de Unaí, a única forma de melhorar e evitar os acidentes. No mais, tudo muito especulativo.

Comente! Aqui é o lugar!