Categorias
Blogue Idade Digital

Oportunista, Luziânia leva a melhor contra o Unaí Esporte; treinador deixa cargo

Uma atuação ofuscada pela má fase do time causou um verdadeiro reboliço na estrutura do Unaí Esporte Clube. O Luziânia, visitante, ganhou do Unaí por 1 a 0 e empurra o Verdão para perto da zona de rebaixamento do Candangão 2013. O técnico Cleiton Mineiro colocou seu cargo à disposição depois da segunda derrota seguida no segundo turno da competição e depois de muita pressão da torcida. Confira os detalhes da partida.

O Unaí levou o gol aos 3 minutos do primeiro tempo, depois de bola enfiada na esquerda, que explodiu na zaga e sobrou para Têti, o baixinho, marcar o gol que levaria o Luziânia à terceira colocação da Chave A do segundo turno do Candangão 2013. Com muita pressão, o Luziânia tenta mais vezes com Tiago Piai, mas o perigo ficou por conta do Unaí nos primeiros 20 minutos de partida. Filhão, Sabino e Pedrinho atacavam levando perigo ao goleiro Edimar “Sucuri” que por duas vezes fez defesas incríveis salvando o gol de empate do Unaí Esporte.
A torcida chiou bastante quando Renatinho foi derrubado dentro da área do Luziânia e o juiz não marcou. Por reclamação e pela falta de ataque em cima de David, Renatinho leva cartão amarelo. O árbitro Francisco Alves foi xingado pelos torcedores até o final do primeiro tempo. A cada falta, um amontoado de xingamentos direcionados ao árbitro e seus auxiliares eram proferidos pelos torcedores.
Filhão rouba bola na intermediária e dispara contra o gol de Sucuri que espalma com dificuldade aos 26’. No minuto seguinte, Sabino, com dores, sai para entrada de Douglas no Unaí Esporte, mas os torcedores não gostam e insultam o treinador. Aproveitando o gancho, o treinador do Luziânia, Marquinhos Bahia, chamou Clayton para saída de David que se machucou em lance com Sabino. Aos 30’, o jogo esquenta e um contra-ataque de Matias acaba no pé de Têti que finaliza, mas o goleiro Tiago defende para o Verdão da Serra.
Mais uma vez, Filhão manda bomba de fora de área e leva perigo ao goleiro Sucuri. Na sequência, um escanteio fechado cai no pé de Sandro Goiano que manda por cima na pequena área. O Unaí tentou chegar com Alemão costurando a defesa, mas faltava a finalização. O Luziânia, no contra-ataque, levou perigo ao Unaí, mas quem impediu o gol de empate do Unaí foi o goleiro Sucuri que, milagrosamente, mandou a bola de Filhão no ângulo para fora.
Na saída para o vestiário, mais xingamentos aos jogadores do Unaí Esporte. Voltando para a segunda etapa, o Unaí decidiu apostar nas jogadas de velocidade com Filhão, Renatinho e Sandro pela direita, mas não conseguiu alcançar o gol. De fora da área, Gilvan acerta a defesa do Luziânia com perigo. Aos 8’ do segundo tempo, Filhão passa a perna em Têti evitando o contra-ataque e leva cartão amarelo.
Aos 11’, Têti, que sofreu a falta, sai para a entrada de Thiago no time do Luziânia. Do lado do alviverde mineiro, a torcida pede a saída de Sandro Goiano, mas o treinador Cleiton Mineiro opta por trocar Alemão por Careca e mais uma vez é vaiado. No sufoco, o Luziânia consegue afastar todas as bolas do Unaí. Aos 29’, Douglas lança Sandro Goiano na entrada da área que não consegue finalizar. No minuto seguinte, após atrasar o jogo, Perivaldo é penalizado com cartão amarelo. Com um pouco mais de ofensividade, o atacante Careca não conseguiu finalizar muitas vezes.
Tiago Piai faz falta na intermediária do gol do Luziânia e é expulso em meio a uma confusão generalizada entre os jogadores das duas equipes. Um torcedor que estava na arquibancada atrás do gol tentou invadir o campo e teve de ser contido pela Polícia Militar. Alguns torcedores se revoltaram e começaram a jogar garrafas em campo, mas foram poucas unidades. Depois de cinco chutes a gol, o Unaí viu Careca, aos 46’, mandar a oportunidade para fora, tirando tinta da trave. 100 minutos de partida e o Unaí, dentro de casa, perdeu para o aliviado Luziânia.
Agora, a próxima partida em casa do Unaí é a oportunidade para que o time volte a se distanciar da chance de degola no campeonato. Contra o Botafogo-DF, quarto colocado da Chave A, o Unaí precisa vencer de qualquer maneira. Já o Luziânia depende apenas de suas forças para se classificar, bastando vencer até o final da fase. O ID realizará a cobertura da próxima partida no estádio Urbano Adjuto às 15h30min do próximo sábado.
Diretoria decidirá os rumos da equipe
Acabou o jogo, o repórter Juarez Silva da Rádio Globo Unaí transmitiu para todo o Brasil as palavras do técnico Cleiton Mineiro anunciando deixar o cargo. “Nesse momento, infelizmente eu não tenho mais forças pra acomodar o Unaí, não tem mais de onde tirar motivação de dentro de mim pra estar motivando os atletas. Infelizmente, tudo que tinha que ser feito a gente vem fazendo, vem trabalhando com muita honestidade, mas infelizmente não tem mais jeito, meu cargo está a disposição do capitão [Elias Andrade]”, lamentou o treinador Cleiton Mineiro que até conquistou com o Unaí o título de campeão da Segunda Divisão do Campeonato Candangão de 2012, o que possibilitou a disputa da primeira divisão nesse ano.
Com o Unaí em crise, o presidente do clube, Elias Andrade não garantiu a saída de Cleiton Mineiro, mas afirmou que fará reunião em breve para decidir o futuro do treinador. Ainda segundo a diretoria, o criticado jogador Sandro Goiano deverá ser demitido ainda nessa semana. O jogador que nesse foi jogo foi intensamente xingado pela torcida não marcou nenhum gol no campeonato, sendo que é a maior promessa do Unaí para a posição de centroavante.
Transmissão em Tempo Real (TR)
O Idade Digital começou em 2012 a transmissão em tempo real dos placares dos jogos do Unaí Esporte no estádio Urbano Adjuto. No início desse ano, demos um novo rumo, agora, a partir do Twitter são publicadas gol a gol as informações da partida, também com as notícias sobre o início e término do jogo. Logo depois, o ID traz uma matéria sobre o jogo pra informar o leitor. Essa transmissão em Tempo Real é pioneira em blogs de Unaí-MG, e o ID se orgulha de informar utilizando uma ferramenta tão poderosa. Então, quando a bola rolar pelo Candangão 2013 em Unaí, o ID ESPORTEvai estar lá para trazer em TR tudo pra você! Siga-nos para receber as notícias em TR: www.twitter.com/idcidadania. Se você deseja acompanhar todo o Candangão com informações ao vivo, o Esporte Candango, maior site especializado em esportes do Distrito Federal, também faz a transmissão das informações em TR, confira em www.esportecandango.com.br.
Bruno de Oliveira Rocha 

Por Bruno Cidadão

Comunicador | Pesquisador | Checador

Comente! Aqui é o lugar!