Categorias
Blogue Idade Digital

Prefeito Digital! Delvito Alves é o primeiro a fazer o uso das redes sociais no governo

Para a oposição, populismo; para o governo, uma forma de colocar em prática a gestão participativa. Ouvir dúvidas, críticas e sugestões dos cidadãos unaienses não é tarefa fácil, mas Delvito Alves está utilizando o Facebook para aproximar a sua gestão dos cidadãos. Delvito também foi o primeiro prefeito a governar com um computador em sua mesa. Em tempos digitais, usar o Facebook virou sinônimo de aproximação. Veja os detalhes do artigo atualizado!

Através de seu próprio perfil pessoal na rede social, o prefeito Delvito também responde as mensagens dos cidadãos. Embora a presença virtual do prefeito – o único da história com um perfil nas redes sociais e com uso de um notebook em sua mesa de trabalho – seja uma tentativa de aproximação do governo à população ao governo acaba expondo ainda mais a figura do Executivo Municipal. Ao adicionar Delvito Alves como amigo, uma mensagem é gerada com os dizeres abaixo:
Olá, seja bem-vindo(a) à minha lista de amigos!
Como Deputado Estadual, lutei muito pelo desenvolvimento de Minas Gerais. Agora, na condição de Prefeito Municipal, coloco-me à disposição para tratarmos de assuntos relacionados à administração de nosso município.
Participe enviando-nos uma mensagem. Traga ao nosso conhecimento os problemas vivenciados que nós buscaremos as soluções. Com suas sugestões poderemos aperfeiçoar cada vez mais a gestão pública de nossa cidade, corrigindo eventuais falhas e colocando em prática novas ideias.
Acompanhe nossas atividades através deste perfil no Facebook.
Obrigado,
Um forte abraço!
DELVITO ALVES – PREFEITO MUNICIPAL DE UNAÍ
Então, pergunta-se: até que ponto essa interação virtual é válida? Ela pode ser perigosa? Quais os caminhos que a Secretaria Municipal de Comunicação Social precisa trilhar para atender a todos sem “sensacionalizar” as ações do Executivo? Qual a maneira adequada para o cidadão enviar sua mensagem ao prefeito? Essas perguntas podem ser respondidas com base numa análise criteriosa das ações do Poder Executivo municipal na internet.
Delvito Alves vem utilizando seu perfil na maior rede social do mundo para responder dúvidas, ouvir críticas e sugestões, além de dar publicidade a seus atos como prefeito municipal. O primeiro a fazer isto em toda a história de Unaí já começa a receber críticas categóricas da oposição por causa de sua exposição virtual, conhecida como populismo digital. Entretanto, a aproximação de Delvito através das redes sociais é um passo muito importante e decisivo no sentido de colocar verdadeiramente em prática a gestão participativa, horizontalizando a comunicação e eliminando a tradicional burocracia hierárquica, que acaba fazendo o cidadão desistir do processo, quando na maioria das vezes, as opiniões dos cidadãos ultrapassam os limites da visão governamental e auxiliam, sobretudo, na execução e planejamento de melhorias diretas na cidade.
E quanto à exposição midiática, Antério Mânica foi duramente criticado por manter, enquanto prefeito, o programa veiculado aos sábados, “A Voz do Prefeito”, que além de passar um informe semanal sobre as ações do prefeito, ainda destinava parte do horário para que o próprio prefeito pudesse enviar sua mensagem à população. Assim como a gestão passada, a Prefeitura de Unaí estuda uma forma mais eficaz de divulgar suas ações e pode ser que em futuro próximo um programa inspirado no mesmo modelo do “A Voz do Prefeito” venha ao ar como um informe semanal para a população.
Poder Executivo e Legislativo em sintonia digital
Embora o site da Prefeitura Municipal de Unaí esteja funcionando temporariamente com o design básico – devido a problemas relativos à manutenção periódica do site -, a divulgação incumbida à Secretaria Municipal de Comunicação Social está sendo cumprida graças ao perfil do Executivo no Facebook. Todavia, é importante ressaltar que a Prefeitura Municipal de Unaí tem um dos melhores jornalistas de Unaí em seu quadro de funcionários há alguns anos, o que facilita o repasse de informações sérias à população.
Hoje, a Prefeitura Municipal de Unaí conta com os seguintes instrumentos de comunicação via web: site, perfil no Facebook e página no Facebook. Pessoalmente, Delvito Alves tem também seu perfil. Na Câmara, quase todos os representantes (11 de 15) tem seus perfis pessoais e os usam principalmente para dar publicidade a seus atos, são eles: Zé Goiás, Petrônio Rocha, Luciana Alves, Dorinha Melgaço, Eugênio Ferreira, Paulo do SAAE, Alino Pereira, Thiago Martins, Edimilton Andrade, Paulo Arara e Shilma Nunes.
Quando parar?
O uso das redes sociais é válido, importante e precioso para satisfazer às necessidades da população, conquanto que continue recebendo e respondendo as questões dos cidadãos. É um canal verdadeiramente direto com os “amigos” do Facebook. Mas, quando é preciso ter cautela? Essa pergunta não pode ser respondida, senão pelo próprio usuário e pela Prefeitura, já que as respostas práticas e eficazes são mais valiosas que as teóricas imediatas. Extinto o programa “A Voz do Prefeito”, veiculado pelo rádio, Delvito encontrou no Facebook um novo sistema para manter um relacionamento com o cidadão unaiense, ele que já tinha um relacionamento via web desde quando foi deputado em 2006.

Como enviar minha mensagem ao prefeito?
Basta acessar o perfil de Delvito Alves no Facebook e clicar no botão “Mensagem”. Digite sua mensagem e envie. É importante ressaltar que este perfil é pessoal e, no intuito de receber críticas, dúvidas e sugestões pertinentes ao exercício político de Delvito frente à Prefeitura Municipal de Unaí, ele não tem um tempo delimitado para resposta.
O perigo iminente…
Reunião, verba, viagem, visita… Postar isso nas redes sociais virou cotidiano, mas você já parou para pensar que as pessoas podem te vigiar a partir dessas postagens? E quando se trata de um homem público? Portanto, a exposição nas redes sociais tem seus benefícios, mas não consegue esconder os perigos.
Por isso, toda e qualquer exposição nas mídias por parte de pessoas públicas terão seus pontos favoráveis e contrários, contudo, enquanto esta interação entre o prefeito e a população estiver afastada de futuros interesses políticos – como tem sido até aqui –, ela é válida.
Entrevista com o prefeito
Delvito Alves, prefeito Municipal, falou com exclusividade ao ID sobre o uso das mídias sociais pela Prefeitura Municipal de Unaí-MG. Confira a íntegra da ponderação que Delvito fez:
ID: Com o crescente uso das tecnologias de informação para aproximação de pessoas, os órgãos e instituições governamentais encontram nesse avanço a oportunidade de ligar essas pessoas ao próprio governo. A Prefeitura Municipal de Unaí vem utilizando massivamente suas ferramentas de comunicação para informar, debater e responder aos cidadãos unaienses. De que forma foi planejada e qual a importância desse canal para com as ações da Prefeitura?
Delvito Alves: Uma das minhas preocupações como homem público, seja como Deputado Estadual, por quase dois mandatos e agora como Prefeito de Unaí, sempre foi a de estar cada vez mais próximo da população, ouvindo, sem medo, as reivindicações importantes para o crescimento e desenvolvimento de nossa cidade e região. Como gestor público, sinto esta necessidade, pois somente assim é que poderemos realizar um trabalho à altura e grandeza do nosso povo. Por isto, é que usamos de todos os meios, inclusive um dos mais importantes atualmente, que é a comunicação através das redes sociais. Seguindo a sua orientação, vamos intensificar cada vez mais este contato virtual com os unaienses. Para tanto, estamos estudando a criação de uma página da Prefeitura no Facebook, com tópicos específicos, para que todos possam discutir e nos ajudar a encontrar soluções para os problemas que enfrentamos no dia a dia.
Errata ID
O Idade Digital pede desculpas pela publicação equivocada dessa mesma matéria com informações desatualizadas sobre a página do prefeito Delvito Alves na maior rede social do mundo. Com respeito ao leitor, retiramos a matéria do ar e nesse momento republicamos a matéria com todas as informações atualizadas e nenhuma outra informação alterada, salvo as desatualizadas. Esperamos que os senhores leitores entendam o ocorrido.

Bruno de Oliveira Rocha 

Por Bruno Cidadão

Comunicador | Pesquisador | Checador

Comente! Aqui é o lugar!