Categorias
Blogue Idade Digital

Petição pública quer mais de mil assinaturas em favor dos animais de Unaí

A ONG Adota Unaí lançou no último dia 13 uma petição pública para ser entregue ao prefeito Delvito Alves pedindo providência no sentido de dar condições dignas de vida aos animais de rua de Unaí-MG. O Adota Unaí se destacou por encarar de vez a luta por um abrigo municipal para cães. Confira a posição do prefeito sobre a petição.

No último dia 13 de abril, a ONG Adota Unaí lançou na internet uma petição pública (abaixo-assinado) pedindo providência junto à Prefeitura Municipal sobre a implantação de um Centro de Acolhimento (Abrigo Municipal) e sobre a criação de campanhas de conscientização e de castração de cães e gatos na cidade. De certa forma, essa petição, que até o fechamento dessa matéria havia alcançado quase mil assinaturas, será de grande valia para trazer o olhar do Poder Público ao projeto comovente por causa de seu alcance e por causa de sua mobilização de centenas de voluntários.
A causa ganhou a atenção até mesmo do jornal Folha de Unaí, que publicou em sua edição desse mês, um anúncio da petição pública que está para ser assinada. Na oportunidade, o jornal classificou a atitude como “um gesto pelos cães”.
Adota Unaí
O Grupo de Proteção Animal Unaiense, conhecido como Adota Unaí, tem ações de seus voluntários na busca por uma condição de vida melhor para cães, gatos e outros animais de rua em Unaí. O grupo iniciou seus trabalhos através de um perfil na maior rede social do mundo, divulgando imagens de cães e gatos para adoção. Com a propagação rápida da informação pela internet, vários voluntários se ofereceram para ajudar e hoje fazem parte de um grupo envolvido com a causa em Unaí. Conheça mais sobre o projeto na matéria do ID: “AdotaUnaí: animais salvos pela comoção de voluntários”.
A petição pública com as assinaturas eletrônicas coletadas pela internet será entregue ao prefeito municipal Delvito Alves no dia 1º de maio. A ONG Adota Unaí aguarda que o prefeito dê vistas à petição e conheça o projeto através de reunião com os representantes do grupo de voluntários. O ID procurou o prefeito Delvito Alves para falar sobre o assunto, mas ele não se pronunciou até o momento. Ele encontra-se em Belo Horizonte nessa semana para participar de diversas reuniões com o Executivo estadual e volta às suas atividades na próxima segunda-feira (29).
Confira a íntegra do abaixo-assinado da ONG Adota Unaí:
Abaixo-assinado Ação urgente em favor dos animais de rua de Unaí MG
Ao Excelentíssimo Senhor Delvito Alves da Silva Filho, Prefeito de Unaí
Propósito: Ação urgente em favor dos animais de rua de Unaí
Sr. Prefeito, a presente Petição Pública, de iniciativa do Grupo de Proteção Animal Unaiense – Adota Unaí, tem como objetivo reivindicar de vossa excelência imediata interferência em favor dos animais de nossa cidade, avaliando a possibilidade de determinar a seus assessores de direito, que promovam campanha na mídia local (rádio e TV, especialmente) com a finalidade de alertar os donos de cães para que mantenham seus animais reclusos ao ambiente residencial, e não soltos nas ruas. Conforme estamos observando, essa permissividade da parte de muitos donos de animais tem contribuído bastante para que um grande número de cães perambulem pelas ruas da cidade atrás de cadelas no cio, o que é péssimo, pois só agrava a situação, podendo gerar em curto espaço de tempo novas ninhadas de filhotes, aumentando ainda mais a quantidade de animais abandonados. Outra reivindicação importante, cabível dentro da mesma iniciativa, é também alertar a fazendeiros e moradores da zona rural para que não tragam animais para a cidade com a finalidade de abandoná-los. Essa prática antiga e comum tem ocorrido frequentemente. É preciso deixar claro junto à população que o abandono de animais é considerado crime conforme o artigo 32 da lei federal 9605/98, e a pena pode chegar a até 4 anos de prisão e pagamento de multa. Acreditamos, conclusivamente, que essa intervenção da Prefeitura de Unaí, em caráter de urgência, gerará conscientização e amenizará temporariamente a situação. Todavia, quanto aos animais abandonados, que lamentavelmente definham por toda parte em Unaí, estamos cientes que essa questão somente será solucionada com a implantação de um Centro de Acolhimento (local onde receberiam alimentação, seriam medicados e estariam disponíveis para adoção). A propósito, gostaríamos de apresentar esse projeto ao senhor, oportunamente). As centenas de voluntários que mantém o Adota Unaí contam com a compreensão de vossa excelência e ansiosamente aguardam por um parecer favorável sobre a campanha de conscientização na mídia. Colocamo-nos à disposição para quaisquer esclarecimentos, se necessários, e agradecemos pela oportunidade.
Adota Unaí
Os signatários
Como assinar a petição?
Para assinar a petição basta acessar o link abaixo e informar seus dados de nome, CPF, e-mail e endereço. Logo, você estará contribuindo para que os animais de rua de Unaí ganhem a atenção do Poder Público. Confira a íntegra da chamada ara assinar e faça sua parte!
A Petição será entregue ao Prefeito de Unaí, Delvito Alves da Silva Filho
Obs.: BASTA VOCÊ ASSINAR ELETRONICAMENTE A PETIÇÃO. NÃO TERÁ QUE COMPARECER FISICAMENTE A NENHUM LUGAR.
Propósito: Reivindicar publicamente ao chefe do Poder Executivo Municipal que determine à sua equipe de governo, que diligencie com o objetivo de conhecer, de fato, as lamentáveis condições em que vivem os animais de rua de nossa cidade, e, por fim, que o mesmo possa também se empenhar em buscar meios para minimizar o sofrimento evidente que recai sobre os mesmos.
Assine a Petição. Sua atitude pode ser um divisor de águas entre o sofrimento destas criaturas indefesas e um novo tempo onde possam ser respeitados e tratados com dignidade.
Adota Unaí

Bruno de Oliveira Rocha 

Por Bruno Cidadão

Comunicador | Pesquisador | Checador

Comente! Aqui é o lugar!