Categorias
Blogue Idade Digital

Concurso da Polícia Militar movimenta a cidade de Unaí-MG

Unaí é uma das 16 cidades que recebe a prova de conhecimentos do concurso da Polícia Militar de Minas Gerais. A expectativa é que quase 8 mil candidatos cheguem à Unaí até a manhã deste domingo (28); outra prova, para Polícia Militar do Distrito Federal, será realizada no período da tarde e grande parte dos “concurseiros” estão inscritos. Confira detalhes e a movimentação na cidade.

Unaí recebe, nesse domingo (28), a prova para o concurso público da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). Somente 16 cidades em Minas Gerais receberão essa prova, concentrando grande volume de pessoas no dia anterior a prova e no dia da prova. São as cidades: Belo Horizonte, Juiz de Fora, Uberaba, Lavras, Divinópolis, Governador Valadares, Uberlândia, Patos de Minas, Montes Claros, Ipatinga, Barbacena, Curvelo, Teófilo Otoni, Unaí, Pouso Alegre e Poços de Caldas. Somente Unaí recebeu quase oito mil inscritos, sendo que destes, uma parcela de pelo menos 20% é de outros estados ou do Distrito Federal.
Todas as vagas são para quem possui nível médio ou médio/técnico. No edital n° 14/2012, são oferecidas 1.600 vagas, sendo 1.440 vagas para o sexo masculino e 160 vagas para o sexo feminino. Já no edital n° 15/2012, são ofertadas 160 vagas, para ambos os sexos, para as categorias Auxiliar de Comunicações, Músico e Auxiliar de Saúde (técnico de enfermagem, técnico em patologia clínica e auxiliar em saúde bucal).
A remuneração básica inicial para o Soldado de 2ª classe da PMMG é de R$ 2.367,27 e para o cargo de Soldado de 1ª classe da PMMG é de R$ 3.182,00. Entre os requisitos para a concorrência, estão: altura mínima de 1,60m, idade entre 18 e 30 anos e não ter sido demitido da PMMG ou de outra instituição militar ou Força congênere.
“Concurseiros” e a corrida por vagas
O IDvisitou vários bares, restaurantes, trailers, hotéis e pensões na cidade e pôde observar durante o período de 22h do sábado às 01h da madrugada deste domingo (28) a movimentação intensa de candidatos vindos das mais diversas cidades para tentar uma oportunidade no concurso. A rede hoteleira de Unaí superlotou e faltaram vagas para os mais de 7 mil “concurseiros”, até mesmo estacionamentos rotativos privados estão lotados com pessoas dormindo dentro de seus carros; em outros casos, há pessoas arriscando dormir dentro dos seus veículos já na frente da instituição em que farão a prova.
Um proprietário de um trailer da região central da cidade ficou bastante feliz com o aquecimento do comércio nessa noite. “Hoje foi um dos dias mais apertados da nossa história, muita gente veio e a expectativa é que as vendas aumentem ainda mais, hoje vamos passar da hora”, disse ele. Em conversa com alguns candidatos que estavam no local, eles nos disseram que a maior dificuldade são vagas para pernoitar, pois segundo eles “quem chegou mais de dez horas da noite e não tinha reservado hotel ficou sem lugar, tem gente da nossa turma que está arriscando dormir dentro dos próprios veículos, não tem nem uma cobertura para que possamos colocar um colchão ou outra coisa assim. Tem um quarto que era pra duas pessoas, mas tem seis dormindo lá”.
A Polícia Militar reforçou o policiamento nesse sábado e domingo, porém, os casos de acidentes são inevitáveis. Pequenas batidas e problemas com forasteiros que não conhecem alguns problemas do trânsito unaiense, com isso, vêm os acidentes. Em contrapartida, o Pronto Atendimento Municipal hoje registrou recorde ZERO de atendimento no período entre 23h40min de sábado e 00h15min de domingo, um recorde louvável, já que nos últimos dois meses o Pronto Atendimento permanecia lotado em todos os horários, com reclamações constantes dos cidadãos, tendo casos de 13 horas de espera por parte dos pacientes.
Perigos na BR-251
De fato, muitos dos candidatos ao concurso da PMMG também estão inscritos na prova objetiva provimento de vagas da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), que vai acontecer às 14h. A prova da PMMG termina às 12h e a corrida dos candidatos deve ser intensa tendo que ser redobrada a atenção de todos os motoristas que trafegam na BR-251 (Unaí-MG sentido Brasília-DF), já que grande parte dos veículos que vieram para a cidade deverão sair no mesmo horário, causando congestionamentos tanto na saída da cidade quanto na entrada de Brasília-DF.
Aos candidatos, fica a recomendação de serem prudentes e buscarem, acima de tudo, paciência, nos cinco primeiros quilômetros da BR-251 que deve ter um trânsito lento. O ID observou ontem (27), no horário de 17h às 22h, centenas de veículos trafegando pela via e uma intensa circulação também de carretas chegando para carga na cidade. Os candidatos que forem trafegar em direção a Paracatu, deverão também ter atenção redobrada em função de duas grandes obras que podem causar transtornos e confusão aos motoristas se os limites e placas não forem obedecidos, sobretudo, na obra da Travessia Urbana.

Bruno de Oliveira Rocha

Por Bruno Cidadão

Comunicador | Pesquisador | Checador

Comente! Aqui é o lugar!