Categorias
Blogue Idade Digital

1 ano de plena atividade em Unaí-MG; conquistas e números

16 mil acessos. Uma marca literalmente negativa para um blog que está na rede há cinco anos, embora somente haja um ano que tomou suas atividades como portal de informação regional (blog jornalístico) e vem tentando trazer o melhor para você. Entretanto, por outro lado, é uma marca essencialmente positiva, pois nossos leitores são fiéis, comentam, compartilham, indicam, criticam, enfim, dão prazer ao Idade Digital em cada matéria publicada. Essa é a matéria que vai fechar as comemorações do aniversário de um ano do ID, que se comemora hoje (10).

Muitos leitores perguntam: porque o Idade Digital tem poucos acessos? A resposta é incerta, mas esses acessos são todos graças a leitores que se interessaram por um conteúdo iniciante que visa à melhoria progressiva e sempre a verdade. Vejamos bem: todos os nossos acessos são sem escândalos, sem calúnias nem difamações, enfim, tudo feito na maior imparcialidade possível, obedecendo aos princípios da liberdade de expressão, democracia, ética, moderação e principalmente da legalidade. Tudo isso é compromisso com o leitor, com a notícia, com a legislação vigente no país e com as partes envolvidas.
Aos “facebookianos”, o Idade Digital só tem a agradecer, pois o Facebook é responsável por 21,3% de nossos acessos. Mas, vejam bem, leitores, tudo isso somente aconteceu porque vocês levaram esse blog aos seus amigos, parentes e colegas. Aos amigos da pesquisa através do Google, o IDtambém deve agradecer, já que essas buscas são responsáveis por 21,8% de nossos acessos. Sendo o restante proveniente do endereço do site, outros endereços em que o site foi “linkado” e ainda através do Vampirestat que lista diariamente, o TOP 10 sites do mundo e o IDentrava algumas vezes na categoria “mais barato”.
No princípio, o ID contou com a sensibilidade de diversas pessoas, entre elas, é de grande alegria relembrar nomes como o jornal Folha de Unaí na pessoa do chefe de redação André Oliveira, os companheiros blogueiros Luiz Paulo Oliveira (Unaí Online) e Tarick David (Discutindo a Política), com blogs que compartilham o desenvolvimento de suas cidades, bem como críticas à política, assim também como o grande advogado Dailton Geraldo, os companheiros de todas as horas, Keila e Ricardo Mendes, os cinegrafistas Jhéferson Silva e Felipe Maia, nosso companheiro de informação, Roberto Silva, o companheiro Bruno Sartori, produtor de eventos e conhecedor do jornalismo e por fim, ao nosso companheiro e grande jornalista, Délio Pinheiro.
Como um plano ideológico utópico, surgiu a vontade de tornar o blog um espaço melhor e que prestasse um serviço à população. De verdade e como blog jornalístico, tudo começou com a cobertura das Eleições 2012, a partir desse momento, foram matérias e mais matérias falando sobre os mais variados assuntos, desde a política até relacionamentos amorosos, como deve ser um blog que quer crescer no ramo de mídias e publicação e se tornar, já nesse ano que se finda, um site de informação e não mais blog.
Mais uma vez, o Idade Digital reitera o compromisso com o leitor de não ter incluído publicidades na página, ainda que sendo possível através do Google AdWords e de outros sites que oferecem essa política de anúncios; nesse novo ano, será possibilitada através de nossa nova Política de Dados, a inserção de anúncios, mas vamos aguentar ao máximo sem coloca-los. Desta forma, os elementos incluídos na página como a previsão do tempo e a guia “+ acessadas” que traz as 5 matérias mais acessadas pelos usuários do ID no mês são essencialmente informativos e não trazem nenhuma receita ao administrador do ID. Todos esses elementos, assim como as enquetes ficam dispostas no rodapé do blog, visando trazer um maior conforto ao nosso leitor. Em janeiro, estreamos modificações nas cores do blog, mas preservando o modelo, de forma que a leitura ficasse menos cansativa e mais intuitiva. Em fevereiro, foi a vez de nos aproximarmos ainda mais do leitor, oficializando e vinculando Twitter, Facebook e Google+ ao leitor do ID.
Em 2012, o Idade Digital trouxe a série “Drogas: a guerra está declarada!”, buscando ampliar a visão sobre os efeitos e as proporções das drogas no Brasil e mais especificamente em Unaí-MG, onde denunciamos a ação de traficantes e usuários em uma área baldia do bairro Divineia, mas não esquecemos de mostrar o projeto Cristolândia, o maior projeto gratuito de recuperação de dependentes químicos do Brasil, com uma entrevista emocionante com um dos fundadores do projeto, em fevereiro, mostramos como é um dia nesse projeto.
Em janeiro desse ano, o Idade Digital trouxe um levantamento pioneiro sobre a frota e o trânsito unaiense e fez com que as estatísticas apresentadas fossem base para mudanças no trânsito. Uma série com 5 matérias muito especiais e enfáticas que receberam críticas e elogios bastante construtivos. No mesmo mês, trouxemos um incentivo aos passeios eco turísticos e turísticos na região noroeste de Minas Gerais em áreas mapeadas ou não registradas de nossa região. Depois de um longo e árduo trabalho, o Idade Digitalcomeçou a entregar belas imagens de locais inéditos nos ângulos mostrados na série “Expedição: uma visão do desconhecido!”
Portanto, caro leitor, se você acessou e compartilhou nossas matérias, auxiliou integralmente a trazer o Idade Digital até o primeiro resultado de busca no Google. Da mesma forma, nosso parceiro jornal Folha de Unaí fez com que o trabalho de nosso colaborador Bruno fosse mais valorizado e com certeza, levou à uma ampla visão dentro dos espaços em que o jornal circulou, sem precedentes, valeu mais que um marco no currículo e mais que valores exorbitantes em publicidade. Resta então, ao ID, agradecer a todos e pedir que continuem conosco enquanto nossas matérias forem de interesse dos senhores leitores.
Já no início de fevereiro, o Idade Digital inovou novamente e agora já não é mais blogspot.com, é .com.br, com domínio registrado e que deverá ser renovado anualmente, claro, com a colaboração do leitor, compartilhando e recomendando o ID. Continue conosco, acesse nosso site pelo endereço www.idadedigital.com.br. Siga-nos para receber notícias em tempo real oficialmente pelo Twitter @idcidadania e acesse nossas páginas no Facebook fb.com/idadedigital e fb.com/idnoticia.
Metas traçadas, metas alcançadas
Chegamos hoje a quase 17 mil acessos com a sua efetiva contribuição, sua curtida, seu compartilhamento, sua indicação, seu comentário. Você é o leitor, você é responsável por esse crescimento! Desde o início de fevereiro, ouvimos nossos leitores, estipulamos nossas metas, perguntamos aos nossos leitores mais constantes, buscamos informações em sites de notícias, exploramos designs diferentes, entretanto, buscando sempre adequar e respeitar a opinião do leitor.
Começamos com 400 acessos em 10 de maio de 2012. Hoje temos 16.840 acessos até o fechamento desta matéria. O que significa isso além de muito carinho e compromisso do leitor? Mais de 4 mil por cento de aumento. O ID comemorou, marca a marca, pois foram dezenas de metas traçadas e todas, até aqui foram cumpridas e não há nenhum mecanismo de propaganda do site, senão os senhores leitores; não há nenhum programa de computador para fazer acessos diários automaticamente, apenas a vontade dos senhores leitores. Portanto, tome 4000% de aumento nos acessos do site como um presente que você mesmo, querido leitor, nos deu.
Veja nosso tracejar de metas e, entre parênteses, o dia em que a marca foi superada:
– 15 mil acessos; (26/04/2013)
– 50 opções “Curtir” no Facebook; (26/03/2013)
– 150 postagens (matérias); (não conseguimos alcançar essa meta, hoje serão completas 130 postagens)
– 1 enquete; (13/04/2013)
– 100 seguidores no Twitter; (12/04/2013)
– 1 nova série de matérias. (série comemorativa de 1 ano do ID)
O número de acessos médios diários é calculado desde o dia 10 de maio de 2012 até hoje. O primeiro dia marcou apenas 5 acessos/dia, sendo que nossa marca máxima foi alcançada no dia 27 de abril, com 567 acessos/dia. No caso de acessos médios mensais, o mês campeão foi o mês de abril de 2013, com 3.581 acessos. Temos 1.163 acessos/mês registrados até o fechamento dessa matéria.
Redes Sociais
Quando inauguramos o nosso Twitter, integramos à nossa página ID Notícia para levar, em tempo real, tudo que publicávamos para você! Com essas publicações, o nosso número de “curtidas” do ID só aumentou. Foram 10 curtidas na página ID Notícia e 78 curtidas na página oficial do Idade Digital. A interação com o leitor pelas redes sociais tomou um rumo tão bom que passamos a responder as dúvidas dos leitores no menor tempo possível e a responder comentários com média de 30 minutos para resposta.
TOPs
Temos algumas ações que priorizam os maiores acessos semanais, mensais, totais e os artigos situados na página inicial do Idade Digital. São essas ações, respectivamente: TOP 5 SEMANAL, TOP 10 MENSAL, TOP 10 TOTAL E PRIMEIRA PÁGINA. Essas ações são programadas, ou seja, o TOP 5 SEMANAL é atualizado todas as sextas-feiras; no caso do TOP 10 MENSAL, é atualizado na última sexta-feira do mês.
Se sexta-feira é o dia de afrouxar a gravata e ir para o happy hour com os amigos e colegas, antes, uma dose de notícias para passar o final de semana bem informado. O TOP 10 TOTAL é atualizado bimestralmente com as matérias mais acessadas em toda a história do ID. O PRIMEIRA PÁGINA traz, todas as quartas-feiras, as oito últimas matérias postadas pelo Idade Digital, pra que você fique inteirado de tudo. Hoje, às 17h, o ID traz o TOP 5 SEMANAL pra você!

ID: na linha de frente da notícia!

Por Bruno Cidadão

Comunicador | Pesquisador | Checador

Comente! Aqui é o lugar!