Categorias
Cultura

A HUMANOS INTERESSAM HUMANOS

Eu poderia começar este texto de qualquer forma, mas vou fazer da maneira mais concreta possível.

Começo com uma pergunta: “o que te leva a querer ter alguém do seu lado – seja amigo(a) ou namorado(a) – sendo que todos somos imperfeitos e provavelmente iremos nos ferir em algum momento?”

Os motivos podem ser vários, mas quero dar destaque para o anseio principal: o instinto animal.

Somos humanos e a humanos não interessam os cães nem os gatos nem os tigres nem as galinhas. Interessam os humanos. Afinal são somente eles que podem gerar novas vidas e dar continuidade à espécie humana.

Em muitos momentos isso, porém, é ignorado porque nos decepcionamos. Nos decepcionamos com as pessoas, com seus atos e erros. Todavia, esquecemos que outrora já erramos ou vamos errar e esquecemos de exercer o perdão.

Dos mais humildes aos mais prepotentes, o amor verdadeiro é a única arma suficiente para transformar. A única.

E o amor pode se expressar e existir de diversas formas. Na caridade (misericórdia para com o outro, com o necessitado, o impotente), na amizade (na lealdade, honestidade, doação e empatia) e nos relacionamentos amorosos (no perdão, na renúncia aos próprios interesses, na junção de sonhos e esforços, na construção de um ser mútuo melhor).

Portanto, seja por caridade, por amizade ou num relacionamento, valorize o amor. Ele é uma ação concreta, perceptível e sempre fará bem mais ao outro que a si mesmo.

“O amor não pratica o mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento da lei”. (Romanos 13:10)

Seja num elogio verdadeiro, sem interesses. Seja numa repreensão fundamentada. Seja na verdade intransigível. Seja no beijo que consolida o compromisso. Valorize o amor e quem dele compartilha.

Ainda existem poucos que amam de verdade e isso causa imensa falta de retorno. Mas enquanto houver uma gota de amor, compartilhe, espalhe.

E quando encontrar alguém que lhe ame de verdade, não se importe se isso vai ficar bonito ou feio para quem ver, ame. Retribua. Faça valer a pena cada minuto de sua vida.

Aos humanos interessam humanos.

Por Bruno Cidadão

Comunicador | Pesquisador | Checador

Comente! Aqui é o lugar!