Categorias
Cultura Espiritualidade

Caos: o momento sempre oportuno para recomeçar!

Não importa se é o país, o mundo, seu estado, sua família, seu bairro, ou mesmo você que está em meio ao caos. É preciso aproveitar este momento de abalo para progredir, vencer e inovar.

Certamente a solução para qualquer problema não vem do nada. Ela precisa ser pensada, digerida e por fim, aplicada para ter eficácia. É no caos que há a oportunidade de descobrir novos horizontes e saídas, é neste momento delicado em que pode se conseguir a luz no fim do túnel.

É no caos que está a virada. Não é recomendado passar pelo caos para ter essa atitude de avaliação, inovação e recomeço, mas se o estado atual é o caos não há saída. É agir ou agir. É vencer ou vencer.

É também durante o caos que surgem diversas correntes de pensamento acerca do que deve ser feito. Opiniões de todo tipo aparecem. Há aqueles que consideram o caos como castigo de um Ser superior ou da vida. Outros o enxergam como acaso e como um empecilho para seguir o caminho.

Mas só conseguem vencer satisfatoriamente o caos aqueles que enxergam os problemas como uma oportunidade única de aprender, como uma dádiva, chamando para si a responsabilidade da situação e não atribuindo azar ou culpa a terceiros ou fatores externos.

É preciso assumir riscos, concepções e incertezas a troca de uma possibilidade. Como em tudo na vida, nada é certo a não ser a morte. Portanto, é com a incerteza que o caos anda junto e, portanto, é neste ambiente que decisões importantes precisam ser tomadas.

Abandonar o golpismo, caminhar pelo trecho espinhoso, burocrático e observado e ter firmeza nas decisões tomadas talvez sejam as três atitudes mais introspectivas e difíceis. Mas sem essas atitudes, o ciclo de caos e bem-estar permanece inalterado e mais dia menos dia o caos voltará ainda mais dominante.

Shakespeare, na obra ‘Sonho de Uma Noite de Verão’, escreveu que “os miseráveis não têm outro remédio a não ser a esperança”. Certo é que a esperança é a nossa força motriz para seguir em frente e a fé, o gerador principal de projeções futurísticas onde o caos não tem lugar.

Se você possui fé e esperança, basta agir com amor diante do caos e, certamente, ele passará.

Por Bruno Cidadão

Comunicador | Pesquisador | Checador

Comente! Aqui é o lugar!