Categorias
Esporte

Copa pra quem?

Por que você assiste futebol? Por que você torce para um time? Por que você ainda compra seus artigos para torcer pela Seleção?

As três perguntas acima se resumem numa única resposta: incapacidade de fazer o mesmo que os gigantes Pelé, Garrincha, Ronaldo e Neymar faziam e fazem. Isto mesmo, conseguimos admirar o futebol pela arte que ele representa e porque não conseguimos reproduzir, nem mesmo tendo todos os materiais desses “artistas”.

Não conseguimos porque este talento de brincar com a bola, fazer gols e gerar alegria é apenas deles, dos melhores.

Mas e, então, copa pra quem?

A Copa do Mundo Fifa 2014, realizada no Brasil, será sim a Copa das Copas. A copa do ‪#‎somostodosmacacos‬, a copa do ‪#‎somosumsó‬ ou ainda a ‪#‎copadetodomundo‬. Incrível é saber que essa festa que acontecerá dentro dos estádios não será contida. Será transmitida, assistida, sentida, compartilhada.

Ou seja, esta copa será para você que protestará por melhorias justas e pelo fim da corrupção, será para você que ficará em casa torcendo pela Seleção, será ainda para você que conseguiu ser sorteado para assistir a um jogo em um dos estádios, será para você que pintou sua rua, que comprou sua camisa e sua bandeira. Será para você que chamou sua família para fazer algo especial nos jogos do Brasil. Será a copa para quem irá vaiar a presidente Dilma.

Esta será a copa para os oprimidos, para os que não aguentam mais pagar impostos que são surrupiados por desviadores, será a copa dos famintos que estarão denotando o Brasil que somos, sem máscaras.

Será a Copa de relembrarmos a morte daquele que reativou o sentimento patriota na nação (Senna) e também de relembrarmos a conquista do Tetra. Será também a copa em que precisamos reavivar o espírito comunista de nossas casas: é hora de abrir as portas, compartilhar nossa comida e nossa bebida com quem nada tem.

Mas não se enganem, esta precisa ser a copa do “chega”. Chega de tudo o que temos de bom ser apagado pelo que temos de ruim. Então, avante para a Copa das Copas!

Artigo publicado no Jornal Folha de Unaí, Ed. 45, Maio/2014.

Por Bruno Cidadão

Comunicador | Pesquisador | Checador

Comente! Aqui é o lugar!