Categorias
Tecnologia

Inteligência artificial

Recentemente, este tema está ligado à Copa do Mundo, porque terá o primeiro experimento de uma prótese para um paciente paraplégico realizar a façanha de dar o pontapé inicial na Brazuca – a bola oficial da Copa do Mundo no Brasil.

Mais de dois bilhões de pessoas ao redor do mundo estarão acompanhando este passo importante na história da neurociência em consignação com a robótica, braço da inteligência artificial.

Mas, afinal, o que é inteligência artificial?

A inteligência artificial é o termo que nomeia a programação que possibilita que as máquinas adquiram características similares à mente humana, através de fundamentos da programação das máquinas que possibilitem a interpretação de comandos, a interpretação de cenários e ambientes, assim como também a realização de tarefas sob demanda, sem o uso de comandos.

Mas, e o GPS é um sistema concebido a partir da inteligência artificial? Sim, o GPS a determinar uma rota, um caminho a ser seguido por ser mais rápido ou que tenha menos interrupções é um exemplo. Aliás, ele foi o primeiro sistema concebido a partir desta lógica de similaridade ao raciocínio humano.

Então quer dizer que as máquinas podem se tornar melhores que os seres humanos e quem sabe, como os filmes retratam, se rebelarem contra os seus programadores?

É óbvio que não. Primeiro porque embora a capacidade de processamento, a capacidade de “raciocínio” das máquinas depende da programação humana. Desta forma, as máquinas evoluem a partir da capacidade da inteligência humana.

A serem melhores nas respostas, nas análises e na gestão de dados, elas realmente podem alcançar tal patamar. Mas se rebelarem só seria possível numa programação humana (uma linha de erro) concebida para tal realização, embora isto seja praticamente impossível.

Então, pare de achar que as máquinas vão destruir as gerações futuras e passe a observar que a inteligência artificial está mais presente em sua vida que você imagina. Comece pelo GPS!

Por Bruno Cidadão

Comunicador | Pesquisador | Checador

Comente! Aqui é o lugar!