Categorias
Política

O cenário imensurável das eleições de 2014

Foi preciso que alguém morresse para que este título acima fosse cunhado. Espero estar antecipando uma verdadeira mudança histórica na política brasileira, mesmo que minha candidata não vença as eleições, ficarei feliz se isto ocorrer nos próximos anos.

A minha preferência será declarada pouco antes da eleição com todos os porquês respondidos. Quem me conhece, já sabe. Mas, antes quero tratar de algo que vem e que continuará a se tornar um grande pesadelo para Aécio Neves e Dilma Rousseff: o crescimento desenfreado de Marina Silva.

Àquela que surpreendeu as pesquisas e conquistou 20 milhões de votos em 2010, provavelmente levará para o segundo turno as eleições deste ano, como pretendia na campanha passada um segundo turno histórico entre duas mulheres. Fato é que o capitalismo disfarçado de socialismo pregado por Marina e até mesmo pelo falecido Campos não pode se fundamentar. Quem conhece o Brasil sabe do que estou falando e sabe que qualquer mudança radical só aconteceria – espero não ser assim – numa movimentação civil também radical (uma guerra, uma nova Constituinte, por exemplo).

Portanto, Campos deixa conosco a missão de não desistir do Brasil. Deixa também um cenário político, no mínimo, modificado e imensurável neste momento.

As próximas pesquisas ainda expressarão a comoção pública pela morte de Campos e Marina vai subir, com certeza. Particularmente, acredito que ainda neste mês, Dilma caia cinco pontos, Aécio três e Marina empate tecnicamente com Aécio. Mas no início do próximo mês, quando “a poeira abaixar”, os números voltarão ao cenário real e espero que a verdade vença.

Sobre a morte de Campos, além de todos os predicados que ele tinha, sua família e o quanto irão sofrer, ainda teremos que suportar uma suspeita de sabotagem. Particularmente, não acredito, mas os fatos vêm trazendo claros sinais de que algo indesejável pode ter ocorrido antes do avião partir para Santos-SP.

Peço que tenham muito cuidado ao firmar uma ideia sobre o que aconteceu naquele voo neste momento. A mídia, como dever, apresenta todos os argumentos possíveis e vai continuar a investigar as causas do acidente. No entanto, é preciso que juntemos estes argumentos e façamos uma análise para ver qual procede.

Enquanto novas pesquisas não aparecem e a campanha de TV começa nesta semana, vá acompanhando as entrevistas dos presidenciáveis na TV e na internet. Dilma será confrontada como Aécio e Campos, no Jornal Nacional. Assistam!

Um até breve e fiquem com Deus!

Abaixo estão alguns links para (tentar) compreender o cenário eleitoral e tirar suas próprias conclusões.

Marina vence no segundo turno – http://goo.gl/MLxRgo
Hipocrisia no velório de Campos – http://goo.gl/2mzkjv
Explosão antes de chocar contra o solo? – http://goo.gl/r3RiOc
Ainda acredito que foi acidente – http://goo.gl/VnmAuC
Homenagens. Quem parou a campanha por causa da morte de Campos? – http://goo.gl/SXqdVH
PT com medo de Marina – http://goo.gl/Rr2ZJa
As fontes das doações – http://goo.gl/9IwErs
As manchetes e a parcialidade midiática: um processo judicial –http://goo.gl/sRLcCv
Marina Silva mais falada – http://goo.gl/SGHVMA
Menos de um ano atrás – http://goo.gl/jLp5uZ

Por Bruno Cidadão

Comunicador | Pesquisador | Checador

Comente! Aqui é o lugar!