Categorias
Tecnologia

Por uma comunicação melhor, emojis e emoticons!

Sempre fui adepto declarado da escrita formal (linguagem padrão) nas redes sociais, assim como em todas as formas de escrita. Assim permaneço, com alguns desleixos, algumas incorporações regionalistas e outros termos advindos da convivência cibernética diária.

Todavia, existe algo que a internet trouxe de muito criativo: a capacidade de mostrar emoções através de símbolos gráficos ou junções de caracteres.

Até então, não uso emoticons nem emojis na minha escrita. A demonstração de onomatopeias e emoções é feita entre parênteses (por exemplo, (risos), (gargalhadas), (snif!), entre outras).

Por convencimento de que os emoticons ajudam a melhorar a comunicação, facilitando a interpretação e, da minha parte, a expressão fisionômica transferida à tela, começarei a usar esse recurso.

Fiz alguns testes com dois fidelíssimos amigos – Amanda Reis e Natan Fernandes – e tirei algumas conclusões já. Graças à eles, muitos emoticons foram por eles explicados. Outros busquei informação na internet a respeito.

Como em tudo nesta vida, quando se conhece o que usa, pode-se explorar o máximo possível dos recursos. E é isso que pretendo fazer com os símbolos gráficos.

Para completar, ainda existem correlações de palavras com emoticons, como por exemplo, coração (♥), bobo (😝), brincadeira (😜), entre vários outros.

Sem dúvida, os emoticons não substituem a comunicação escrita formal. Eles complementam de forma orquestral e completam o sentido de frases, situações e problemas, solucionando uma lacuna muito grande que foi aberta a partir da comunicação à distância pelas redes sociais.

Usar, com cuidado e muito legalismo os emoticons e emojis tornará a minha comunicação melhor. Acredito que quem já faz isso sentiu o mesmo quando passou a usar. Ou aqueles que já nasceram em meio a toda essa atmosfera provavelmente estranham – ou acham desconfortável – um diálogo sem emoticons.

De acordo com o marqueteiro Duda Mendonça, “comunicação não é o que você diz; é o que os outros entendem”.

Por uma comunicação cada vez melhor, emojis e emoticons complementando os diálogos.

Por Bruno Cidadão

Comunicador | Pesquisador | Checador

0 resposta em “Por uma comunicação melhor, emojis e emoticons!”

Comente! Aqui é o lugar!