Categorias
Factuais Política

Votação para Conselheiros Tutelares de Unaí acontecerá em 04/10

No domingo (04/10) acontecerá em Unaí-MG a eleição para a unidade unaiense do Conselho Tutelar. São 23 candidatos para cinco vagas.

Se você pensa que escolher seus representantes de quatro em quatro anos é o bastante para decidir o cotidiano de sua cidade, pode estar enganado. No domingo (04/10) acontecerá em Unaí-MG a eleição para a unidade unaiense do Conselho Tutelar. São 23 candidatos para cinco vagas. A eleição acontece sob a responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e com a fiscalização do Ministério Público (MP). Este importante processo visa garantir a participação popular na escolha de representantes de uma das mais importantes entidades de defesa de direitos no âmbito municipal.

O Conselho Tutelar é uma entidade fiscalizadora dos direitos da Criança e do Adolescente estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A entidade tem o dever de monitorar as ações de organizações governamentais e não-governamentais que atendem à pessoas nesta faixa etária. Além de fiscalizar, o Conselho Tutelar ainda pode aplicar medidas protetivas à crianças e adolescentes cujos direitos estão ameaçados, seja por pessoas físicas, jurídicas, pelo Estado ou pela própria sociedade.

A entidade tem uma unidade municipal, composta por cinco conselheiros tutelares e a eleição é nos moldes de nossa democracia representativa. Todos os cidadãos com o seu título registrado no Cartório Eleitoral de Unaí-MG podem votar uma única vez, bastando levar um documento oficial com foto e o título eleitoral a uma das escolas participantes do processo (vide endereços).

Para concorrer, os pré-candidatos devem ser aprovados num processo seletivo para então serem eletivos nas urnas. Os candidatos têm se empenhado na campanha para levar o maior número de pessoas às urnas, visto que a participação dos eleitores é voluntária. A campanha é feita em dois eixos: na internet e na rua, com a distribuição de panfletos, ‘santinhos’ e as conversas informais. Uma das candidatas busca sua eleição através da internet, usando Facebook e WhatsApp para atingir o número maior de eleitores no município.

Todas as informações sobre o processo eleitoral, locais de votação e o acompanhamento dos resultados pode ser conferida no site da Prefeitura Municipal de Unaí.

Por Bruno Cidadão

Comunicador | Pesquisador | Checador

Comente! Aqui é o lugar!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.