Categorias
Tecnologia

Vivo TU Go: conversar por SMS na web é possível

Blogs especializados em tecnologia, desde ontem, noticiam a mais nova sensação do momento: o Vivo TU Go, um aplicativo “concorrente” do WhatsApp. Apesar disso, nada de testes nem de impressões efetivas de como tudo funciona. Ele pode funcionar no Android, iOS, Windows Phone, Windows 7/8/10 e pela web usando um navegador compatível.

Vamos lá. Primeiro você precisa criar uma conta utilizando o número de celular (essa conta pode ser criada diretamente no dispositivo móvel ou pela web). Será essa a maneira de você autenticar-se, tanto no aplicativo quanto pela web.

Depois de criada a conta, ele vai sincronizar com a agenda do celular (no caso do dispositivo móvel) e com uma conta de contatos (como o Google, no navegador web). E pronto. Você já pode enviar SMS e fazer ligações usando a conexão de internet Wi-Fi ou móvel (dados 3G/4G) do seu celular.

SMS pela web agora é possível com Vivo Tu GO (Foto: Bruno Cidadão/Reprodução)
SMS pela web agora é possível com Vivo Tu GO (Foto: Bruno Cidadão/Reprodução)

Então, para exemplificar, baixei o Vivo TU Go no Windows Phone (Lumia 520) e uso-o também a partir do navegador Chrome (no Vivaldi e Mozilla também dá) no sistema operacional GNU/Linux Debian 8.1.

Apesar de ficar muito alegre com o bom funcionamento no Windows Phone, as chamadas de voz ainda pecam. Talvez por causa da conexão de internet, nenhuma delas funcionou. Pior ainda foi pelo computador, que nenhuma das chamadas funcionou e nem mesmo ruídos puderam ser escutados por quem estava do outro lado da linha.

No navegador web, as mensagens funcionam perfeitamente, até com o celular desligado. Esse talvez seja o principal ponto positivo do aplicativo que usa os SMS. Com o celular desligado, as mensagens permanecem funcionando e até as ligações (pelo computador funcionam, apresentando os problemas descritos acima).

Em suma, é uma aplicação que tem seu diferencial por usar o tradicional SMS e a insubstituível voz através da internet. Os custos de roaming (sobretudo o internacional) vão a zero para os consumidores e talvez essa “sacada” da Vivo tenha sido a tentativa de estabilizar-se no mercado mundial.

Baixe o Vivo TU Go para seu smartphone ou computador. Veja mais informações e um tira-dúvidas. Crie sua conta e usufrua pelo navegador.

Antes de finalizar, vale a pena conferir, em tópicos detalhes deste novo sistema. Veja abaixo:

  • O celular não precisa estar ligado para enviar mensagens nem receber/fazer ligações;
  • São cobradas taxas locais e descontados os SMS de seu plano de telefonia móvel;
  • O aplicativo nem a aplicação web podem enviar nem receber imagens, notas de voz ou vídeo;
  • Ainda existem falhas na autenticação, tanto nos navegadores quanto no aplicativo para computador;
  • O aplicativo depende de uma conexão boa à internet para conseguir lograr êxito em ligações;
  • A outra pessoa NÃO precisa ter o TU Go instalado para comunicar-se com você;
  • É possível utilizar o TU Go em mais de um dispositivo simultaneamente (por exemplo, computador e celular).

Como tudo na vida, vale a pena pesar bastante os prós e contras e testar. Talvez seja esta uma inovação que veio para ficar. Os usuários agradecem!

Por Bruno Cidadão

Comunicador | Pesquisador | Checador

Comente! Aqui é o lugar!