Categorias
Factuais Finanças Posicionamentos

Financeiras Linea, Sparta e Premium: estelionato

E é desse assunto que quero tratar aqui, como vítima, para alertar a outrem e evitar que o leitor caia em “furadas” como eu caí nessa, mesmo dispondo de todos os meios e informações para evitar, caí na minha própria ignorância.

Art. 171 – Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento […]

É assim que se configura, no Artigo 171 do Código Penal Brasileiro, o crime de estelionato. E é desse assunto que quero tratar aqui, como vítima, para alertar a outrem e evitar que o leitor caia em “furadas” como eu caí nessa, mesmo dispondo de todos os meios e informações para evitar, caí na minha própria ignorância.

LINEACRED LIASING E PROMOTORA LTDA-ME, CREDITO SPARTA INVESTIMENTOS LTDA e CREDITO PREMIUM INVESTIMENTOS FINANCEIROS LTDA. Três empresas supostamente idôneas, que oferecem empréstimos vultosos a taxas baixas (2%-3%) e facilidade na contratação. As duas últimas, pelas evidências, são parte do mesmo grupo. Já a primeira é difícil de descobrir sua inidoneidade: o CNPJ está ativo e o valor solicitado para liberação do crédito é baixo e o pagamento é feito através de boleto e não de depósito, como nas outras.

Da minha história com a Lineacred

Tentei realizar um empréstimo de uma quantia grande para solucionar problemas financeiros. Para isso entrei em contato com a suposta financeira e o atendente identificado como Luiz prontamente me ligou. Ele fez as contas e eu teria que fazer o pagamento de um boleto no valor de R$ 2.700,00 para que o crédito fosse liberado, além de deixar 10% do valor que eu pegaria como seguro-fiança. Consultei CNPJ, liguei no Procon, fiz consultas e nada acusava negativamente a empresa. Outras coisas que encontrei eram motivos para eu estranhar e cheguei a falar isso na conversa com o próprio atendente da empresa, por meio do WhatsApp. O número do atendente foi resguardado e substituído pelo nome do mesmo (Luiz).

02/05/2016 07:37:36: Bruno Cidadão: Bom dia, Luiz.
02/05/2016 07:37:51: Bruno Cidadão: Há algum problema se eu desistir do empréstimo?
02/05/2016 07:39:13: Luiz‬: Bom dia Bruno! Tem nao mas o que ouvi?
02/05/2016 07:51:36: Bruno Cidadão: Levei o contrato à avaliação de um advogado e ele me orientou a buscar mais informações sobre a empresa, entre outras coisas.
Apesar de confiar bastante no nosso diálogo aqui, muitas evidências estranhas me fizeram temer. Mesmo que sejam uma financeira idônea, pauso aqui a negociação. E peço a anulação do contrato por ora enviado.
02/05/2016 07:57:04:Luiz‬: <documento omitido>
02/05/2016 07:57:42:Luiz: Olha Bruno nao posso te convenser mas posso te pedir para nos consultar nos órgãos competentes como a receita federal e os procons onde você vera que somos uma empresa seria. Quanto ao que disse o advogado prucure saber se ele atua na área tributária por se tratar de um contrato distinto.
02/05/2016 07:59:45: Bruno Cidadão: Correto, mas as evidências que encontrei são suspeitas e influenciaram mais que a opinião do advogado.

A própria Consulcred informou que não trabalha com vocês: http://www.reclameaqui.com.br/9Xh7tHtfH0CJiIsM/consulcred/golpe/

Existe um processo no qual a empresa sequer foi localizada, mesmo assim foi condenada: http://www.radaroficial.com.br/d/5341205043871744

Você utiliza uma foto de uma personalidade real, do advogado Rafael de Almeida Rosa Andrade: http://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/2015/04/advogado-de-limeira-aprovado-em-5-mestrados-nos-eua-vai-para-harvard.html

E não consigo falar nos telefones fixos.

Estou sendo claro contigo e verdadeiro sobre os reais motivos de eu não querer prosseguir. Lamento a minha desconfiança.
02/05/2016 08:02:46: ‪Luiz‬: Tudo bem .
02/05/2016 08:38:19: Bruno Cidadão: Não teria como efetuar o depósito do valor com o desconto do valor a ser pago via boleto?
Esse seria um modo seguro para mim.
02/05/2016 08:43:34:Luiz‬: Bruno nao trabalhamos dessa forma quando ha desconfiança e melhor nao dar prosseguimento . Quanto ao perfil do Wattzap so queria salientar que esse telefone e corporativo de uso coletivo dos corretores
02/05/2016 08:44:44: Bruno Cidadão: Eu compreendo que essa é uma forma de trabalho de vocês.
Correto.
02/05/2016 08:45:36: Bruno Cidadão: A minha intenção seria fechar.
A desconfiança surgiu do que encontrei.
02/05/2016 08:47:33: Bruno Cidadão: Vou ligar no Procon de Ribeirão. […]
02/05/2016 08:48:59:Luiz‬: Na Internet voce encontra de tudo por isso peço que consulte os órgãos oficiais o procon as informações sao atualizadas
02/05/2016 08:49:29: Bruno Cidadão: Ok.
02/05/2016 08:52:49: Bruno Cidadão: Eu compreendo como deve ser para vocês. Mas espero que também compreenda que, para eu, usuário, é preciso cautela.
02/05/2016 08:56:15: Bruno Cidadão: O Procon disse que não possui nenhuma informação.
Vocês estão vinculados ao Bacen?
02/05/2016 09:18:36:Luiz: Bruno eu peço aos clientes pra consultar os procons por que e o primeiro lugar que os clientes reclamam
02/05/2016 09:57:43: Bruno Cidadão: Correto.
02/05/2016 10:00:49: Bruno Cidadão: Apesar de não haver nada contrário na Junta Comercial nem no Procon, me estranha muito o fato do endereço da empresa (através do Google Maps) dar numa empresa chamada Centro Técnico e Distribuidor Extratos da Terra. Liguei lá e informaram que desconhecem a existência da Lineacred por lá e já estão há mais de dois anos no local.
Eu fico desguardado numa eventual apelação judicial.
02/05/2016 10:03:17: Bruno Cidadão: De toda forma, agradeço profundamente.

A partir desta data, parei a negociação com a empresa.

Da minha história com a Crédito Sparta/Premium

Eu confesso que não sei onde estava com a cabeça. Saí de algo suspeito e entrei noutra “fria”. E me conquistaram cinco mil reais.

No dia seguinte ao fim da negociação com a Lineacred, liguei para a Central de Atendimento da Crédito Sparta. O resultado: um call center. Aparentemente, uma empresa realmente séria. Com voz grave, o atendente se identificou como Roberto e fez uma avaliação da minha renda e do quanto iria, supostamente, liberar para mim. Eu havia pedido uma quantia, mas ele só liberou metade, solicitando uma taxa de cinco mil reais para o seguro-fiança.

Detalhe: o seguro não era feito com a própria financeira, por isso, eu depositaria o valor direto na conta de um corretor para que ele efetuasse a assinatura do contrato. Passou-se um dia e o atendente retornou a ligação dizendo que havia tido um problema na checagem dos meus dados junto ao Banco Central e que iria providenciar o mais rápido possível a liberação do contrato para, só depois, eu efetuar o depósito.

Consultei inúmeros sites e estava estampado em todos: “desconfie de financeiras que solicitam depósito ou transferência de valores antes da liberação do valor”. Pedi mais um tempo para o atendente e solicitei que ele me desse o CNPJ da empresa. Ele deu e ainda afirmou: “somos representantes do BB Banco de Investimento S/A cujo CNPJ é o que vai aparecer para você quando você fizer a busca”. No dia seguinte, eu ainda achava estar tratando com uma empresa idônea. Foi quando depositei e transferi os valores solicitados para uma conta bancária de pessoa física.

O atendente voltou a ligar confirmando que havia recebido e que dentro de quatro horas o valor estaria liberado na conta. Menos de três horas depois ele voltou a ligar afirmando que o Banco Central (Bacen) havia bloqueado a transação porque eu nunca havia feito uma transação de alto valor e então havia gerado uma taxa de IOF de sete mil reais e mais alguns centavos e que eu teria que depositar este valor. Regredi, então, pois não tinha mais dinheiro nenhum. Ali eu já tinha caído no golpe, mas nem havia percebido.

Eu estava a serviço em uma cidade longe de casa e ao chegar no hotel, peguei o computador e fui para a página do Bacen registrar uma reclamação. Fiz também uma ligação para o serviço de atendimento ao usuário e enviei uma nota para a ouvidoria do meu banco. Antes das 9h do dia seguinte, meu celular disparou repetidas vezes. O Banco Central havia entrado com uma denúncia imediata para investigar a ligação do BB Banco de Investimento com a suposta financeira. O Banco Bradesco havia suspendido a conta que estava recebendo os depósitos e a responsável pela conta me informou que eu não havia sido o único a cair na armadilha, pois outros depósitos no Brasil foram feitos nestas datas. Também informou que a conta começou a ser movimentada com altas quantias “da noite para o dia” e que os depósitos ou transferências eram sacados ou transferidos de forma imediata ao serem acusados na conta. O banco abriu auditoria para verificar a conta, pois pode ser que a mesma tenha sido clonada apenas para o uso ilícito da suposta financeira.

Um dia depois registrei a ocorrência, de posse de todos os comprovantes bancários, na Polícia Civil. E o BB Banco de Investimento foi notificado e tem até o dia 02/06 para prestar esclarecimentos. Os Procons das respectivas cidades foram alertados. O atendente da suposta financeira voltou a insistir uma semana depois para o depósito do valor, que foi quando falei sobre a fraude e que o banco havia me alertado. O atendente ouviu pacientemente e me deu um número de protocolo para esperar a devolução do valor que, logicamente, sei que não vai ocorrer.

Descobri posteriormente, através de uma reclamação no Reclame Aqui, que a fraude é velha e só muda de nome a empresa para golpear o máximo de usuários possíveis. Os mesmos telefones da suposta central de atendimento da Sparta são da Premium também e o atendente, o mesmo.

Desconfie, procure financeiras registradas pelo Banco Central e que não exijam pagamento prévio de taxas. Você, caro leitor, não se engane, os três sites abaixo são de financeiras não autorizadas pelo Banco Central e que não têm idoneidade alguma para realizar transações financeiras:

LineaCred: http://lineacred.comunidades.net

Crédito Sparta: http://www.creditosparta.com.br

Crédito Premium: http://www.creditopremium.com.br

Confira nota do Banco Central do Brasil acerca da minha manifestação:

Prezado(a) Senhor(a),

                    Em atenção ao registro de nº2016/166810 de 03/05/2016, informamos que as instituições financeiras autorizadas a funcionar pelo Banco Central não exigem depósitos prévios, especialmente em favor de terceiros, para a concessão de empréstimos. Sugerimos a V.Sa. que registre ocorrência junto à autoridade policial e ao Ministério Público para a busca de reparação de eventuais danos.

2.                     Esclarecemos que o caso será levado ao conhecimento do BB-BANCO DE INVESTIMENTO, para que a instituição preste esclarecimentos diretamente a V.Sa.

3.                     Comunicamos ainda que o BANCO BRADESCO também será alertado a respeito dos fatos relatados por V.Sa., no intuito de evitar ocorrências futuras.

4.                        Preventivamente, recomendamos a V.Sa. que:

      a)    Não faça depósito inicial para obter empréstimos, principalmente, em contas de pessoas físicas;

      b)   Desconfie de ofertas de créditos muito vantajosas ou facilitadas que dispensem avalista ou que não façam consultas a cadastros restritivos (SPC e Serasa, por exemplo);

      c)   Procure informações sobre as empresas que estão oferecendo o crédito antes de fazer o empréstimo;

      d)   Procure sempre uma instituição financeira ou administradora de consórcios autorizada pelo Banco Central e certifique-se de estar tratando, de fato, com a instituição em questão.

5.                   A relação das instituições em funcionamento pode   ser consultada no site do Banco Central na internet, diretamente pelo link  http://www.bcb.gov.br/?RED-RELINST .

                       Atenciosamente,

Departamento de Atendimento Institucional (DEATI)

Divisão de Atendimento ao Cidadão (DIATE)

Por Bruno Cidadão

Comunicador | Pesquisador | Checador

0 resposta em “Financeiras Linea, Sparta e Premium: estelionato”

Amigo, por favor. Necessito entrar em contato contigo. Creio que estou no meio de uma dessas furadas com a Linea… boletos em mãos para pagar amanha e ser liberado meu crédito. Agradeço que entre em contato por email. Abraço.

GENTE DE DEUS NAO ACREDITA NESTA CREDITO SPARTA ESTE BANDIDOS ROUBOU MEU DINHEIRO COM ESSE CHAMADO SEGURO FIANÇA NAO EXISTE ESTA MODALIDADE CREDITO ESTE É MAIS UM GOLPE…NAO SE ILUDA COM AS PALAVRAS DOCEIS POIS TODOS ELES SAO MUITO ARTICULAVEIS E COM CERTEZA VOCES IRAM CAIR NESTE GOLPE…DEPOIS QUE VOCE DEPOSITA O SEGURO FIANÇA VAI SO APARECENDO OUTROS VALORES A SER DEPOSITADO MAIS VOCE NUNCA PEGA O DINHEIRO, QUANDO VOCE NAO TIVER COMO DEPOSITAR MAIS DINHEIRO ELES PARAM DE ATENDER E BLOQUEIA SEU NUMERO DE TELEFONE…ELES IRAO TE PEDIR PRA VOCES PROCURAR NA RECEITA FEDERAL,,,SO QUE LA VOCES NAO VAO ENCONTRAR NADA DE ERRADO CONTRA ELES,POIS TRATA-SE DE PESSOAS BEM QUALIFICADAS EM DAR GOLPES ENTAO NAO ADIANTA VOCE FICAR NA DUVIDA ESTE SITE É DE GOLPISTA VAGABUNDOS QUE ROUBAM SABE QUE NUNCA NINGUEM VAI CONSEGUIR PEGA-LOS POIS ELES TROCAM DE CNPJ DE ENDERECO DE CIDADE DE ESTADO…OQUE ACONTECEU COMIGO…O ESTADO QUE ELES ESTAVAM FALANDO É DE SAO PAULO MAIS O ENDERECO DA EMPRESA FICA NO RS…ENTAO NAO ACREDITA ESTAS FINANCEIRAS QUE APARECEM EM SITE A MAIORIA E DE SAFADOS QUERENDO PEGAR SEU DINHEIRO….

Cai nesse golpe, estou tentando rever o valor dos depósitos, já fazem 18 dias
, até agora não tive retorno do meu estorno, e o pior esse tal de Roberto não me atende, quando ligo reclamando com outro atendente, eles desligam na minha cara.

Prezada, você realizou ocorrência? Se não tiver feito, faça. Ingresse no Procon.
Não espere devolução dos valores, pois trata-se de uma financeira falsa que pratica o estelionato. Desejo-lhe muita sorte e que você possa reconquistar o que perdeu. Está sendo difícil para nós todos, mas com muito suor, vamos reconquistar. E quanto a eles, não nos preocupemos.

Sim. Mas não nos atenhamos à essa esperança, pois é tudo muito complicado para rastrear. Eles utilizam técnicas que dificultam qualquer tipo de rastreio da quadrilha. Que fiquemos atentos e orientemos aos outros.

pessoal não caia nesta deste bandidos que se diz uma empresa seria a mais de dez anos de mercado chamada CREDITO SPARTA pois é pura enganação,estes bandidos são muito bem treinados e é quase impossível voce não acreditar nos argumentos deles…Nesta quinta feira dia 14/07/2016 minha esposa e eu fomos enganados literalmente…antes de solicitar o empréstimo nós fomos na receita federal consultar o cnpj e lá nos informaram que esta empresa existe só que não aparece nenhum ato elicito, ligamos na delegacia conversamos mas também ninguém pode nos ajudar,pois aparentimente se tratava de uma empresa seria…olhamos também no reclame aqui e esta empresa nem se quer tem uma pontuação minima para qualificação…então quero pedir pra todos voces que pelo amor de Deus não acredite nesta de seguro fiança enganação que estes bandidos arrumaram para enganar o cidadão de bem…Conversei com um amigo meu e o mesmo me disse que não existe nenhuma maneira de uma que tem o nome no spc e serasa conseguir fazer empréstimo,então não acredite em nenhuma financeira que te pedir adiantamento para liberação de credito,se voce esta pedindo empréstimo não tem porque voce fazer depósito…valeu a dica…NÃO ACREDITE NESTA EMPRESA CHAMADA CREDITO SPARTA ISTO É GOLPE,FRAUDE UMA FARSA… NEM PERCA SEU TEMPO.

Obrigada amigos,pôs estava prestes a cometer o mesmo erro q vocês.procurarei empresas serias,tomarei mais cuidado.Mas uma coisa eu vos falo bandidos é iqual a uma erva daninha,elas se reproduzem rapidissimo.Se aproveitando da fragilidade das pessoas.temos q manter a calma e pedir uma direção ao Senhor.boa noite.e OBG.fiquem na paz de Deus.

Acabei de cair nesse golpe…. Gostaria q vcs me passarem os números os quais vcs ligaram… amanhã estarei indo no endereço q esse Roberto passou, irei filmar o local, e colocar todos os dados no bo… tenho o nome da pessoa q fiz o depósito… segunda estarei entrando em contato com o banco …. assim pretendo recolher maior dados possíveis … sei q não vou ter o dinheiro de volta, porém vou fazer o máximo para prejudica los, levarei a imprensa tb…

Oi, Flavia… os telefones que eu tenho são esses desses pilantras, 4106-1456 / 4106-1493.
Infelizmente caimos no golpe, também não consegui reaver o meu dinheiro.

Essa suposta empresa n fica no endereço q é relatado no site, zona sul de São Paulo, e sim em uma cidade da região metropolitana de SP, cidade de Suzano na rua Baruel… Não é endereço comercial…

O duro que não cai, mas da minha conta pegaram o valor e é exatamente os dados. Pediram o número para avaliação de crédito e eu cai. Agora estou indo no banco para tomar medidas.

E eu acabei caindo na lábia e perdi R$ 2.500,00 na brincadeira. Já fiz o B.O, o recomendado foi entrar com ação coletiva todos lesados afim do Juiz caracterizar o Golpe. O telefone que informei acima é atendido por uma moça, que pede para esperar e após 5 minutos desliga na cara.

Olá pessoal eu vai nesse golpe hj perdi 4.000 mil reais fiz b.o mais acho qe infelizmente nw serei recarcido se alguém teve suas solicitações atendidas por favor me chamem no whats 11- 95960-9830

Comente! Aqui é o lugar!