Categorias
Tecnologia

WhatsApp, Telegram, Skype, Google Plus, Kik, ICQ, Tu Go, Instagram, Facebook, Twitter, Tumblr, LinkedIn: o que usar para bater papo?

Em diversos momentos de nossas vidas cada vez mais digitais nos pegamos com aquela velha e decisiva dúvida: o que usar para bater papo com quem está do outro lado da tela (ou do mundo)? O título deste post está carregado, mas são exatamente esses que utilizo e vou, nesta oportunidade, fornecer as características de cada um desses mensageiros e/ou redes sociais. E a decisão, claro, é sua!

Para começar, o meu mensageiro favorito é o Telegram. Dou preferência à ele por inúmeros motivos, mas primeiramente por ser de código aberto, ter uma versão para desktop e ter mais facilidade no envio de arquivos. Se você quiser compará-lo com o WhatsApp, é só olhar esse texto já bem velhinho que escrevi. Sem contar que ele não sofre bloqueios frequentes, como o concorrente. Ambos precisam de um número de celular para funcionar, em contrapartida, o Telegram fornece a possibilidade de usar um nome de usuário além do número, o que torna-se mais seguro para a comunicação em grupos, por exemplo.

Tem um tablet que não funciona 3G ou um celular sem chip? Seus problemas acabaram! Use o Kik Messenger, que não necessita de um número de celular para ter a conta validada. Ele tem, basicamente, as mesmas funções que o WhatsApp, sendo um pouco mais pobre na qualidade da comunicação, mas quem precisa de uma alternativa rápida e imediata, não precisa ficar “na mão”.

ICQ. Quem se lembra? O mensageiro da internet discada vive, agora, no século XXI. Funciona também de forma parecida com o WhatsApp e Skype, com algumas limitações. Mas se você tem telefone celular da Vivo e ele acabou a bateria, seus problemas acabaram! Com uma conexão à internet, você acessa o Tu GO e realiza chamadas e envia SMS utilizando os recursos de seu próprio plano pré, controle ou pós-pago. Conheça mais detalhes aqui.

Skype
Skype Web é a junção de texto, imagem, áudio e vídeo numa mesma rede de comunicação (Foto: Reprodução/Arquivo)

Saindo um pouquinho do celular, temos um mensageiro muito funcional na web, vinculados às contas da Microsoft (Outlook, Live e Hotmail), o Skype. Com versão web disponível, acabou a necessidade de instalar o aplicativo desktop para fazer ligações pela web com vídeo, texto, áudio e tudo mais. Neste mesmo caminho, está o Hangouts, do Google Plus, a rede social integrada ao Gmail, com funções muito similares às do Skype.

Tumblr
O chat do Tumblr é sucinto, mas funcional (Foto: Reprodução/Arquivo)

Se ainda precisa de mais oportunidades de conversar, não se esqueça de que a maioria das redes sociais oferecem chats, além de suas funções orgânicas. O Tumblr e o Twitter, por exemplo, mantém chats bastante simples, embora funcionais. Já o Instagram, rede social predominante na área fotográfica, é mais tímida apresentando o chat apenas na forma das mensagens diretas. O LinkedIn, rede exclusivamente profissional, tem chat para as pessoas conversarem entre si. E, por fim, o velho (e badalado) Facebook, cujo chat para a minha página é horrível (mesmo após várias reformulações, é bem ruim) por causa das minhas permissões somente administrativas.

Tem outros mensageiros e redes sociais? Claro! Se quiser, podemos discutir sobre elas aqui nos comentários. Haja vista, falei apenas do que eu tenho usado há algum tempo. O bom mesmo é usar todas as redes virtuais para aproximar quem você quer por perto.

Post-scriptum: agradeço aqui a vários amigos e conhecidos que me fizeram ingressar e utilizar essas redes, sendo a última o Kik Messenger, depois que uma amiga ficou sem seu celular durante meses.

Post-scriptum 2: em 2013, forneci entrevista à TV Rio Preto, em Unaí-MG, sobre os perigos do Facebook. Ainda era usuário particular da rede. Hoje tenho um leque maior de uso das redes sociais.

Por Bruno Cidadão

Comunicador | Pesquisador | Checador

Comente! Aqui é o lugar!