Para encerrar a série que vai te ajudar a escolher o candidato que governará Unaí-MG nos próximos quatro anos, uma análise comparativa dos três planos de governo dos candidatos à prefeito de Unaí: Delvito Alves, Branquinho e Thiago Martins. Publicamos no dia 09 uma reportagem inédita com jovens, candidatos e não candidatos, falando sobre a participação na política.
O que será levado em consideração?
Plano a plano, analisamos as principais propostas dentro de cada eixo/área que foi proposto por cada candidato. Agora, de posse destas informações, olharemos área a área quais são as propostas e quem leva a melhor em cada uma.
O resultado será uma análise clara, limpa e ausente de interesses partidários, com foco na necessidade do município de Unaí-MG. Lembre-se de analisar os planos, na íntegra, para obter todas as informações de que necessita! De antemão, agradecemos a parceria realizada com o site Conexão Noroeste, que divulgou esta série.
Análise
Serão analisadas cinco áreas prioritárias: educação, saúde, transportes, bem-estar e políticas sociais.
Educação
Os planos de Delvito, Branquinho e Thiago se assimilam quanto à construção de novas escolas e creches, reformas de prédios escolares, e celebração de convênios ou manutenção dos já existentes. Também há preocupação com a formação continuada dos professores.
Entretanto, as propostas mais claras estão no plano de governo de Delvito Alves. Seguido de Thiago Martins e Branquinho, apesar de que o último tem um número maior de propostas.
Saúde
Para saúde, as propostas remetem à principal necessidade: atenção básica, revitalização do hospital municipal e ampliação da rede de emergência. Thiago Martins e Branquinho prometem a instalação de UTIs, já Delvito não. Quanto ao Aterro Sanitário, Delvito fez promessa de implantação do mesmo.
Enquanto que o plano de governo de Delvito parte de uma continuidade do plano de ação desenvolvido a partir da criação da Central de Regulação em Saúde, os demais candidatos pretendem acrescer novas unidades ao sistema e tratar de problemas referentes à remuneração dos profissionais de saúde.
Transportes
No ramo dos transportes e mobilidade, tanto urbana quanto rural, Delvito Alves é o mais ambicioso. Propõe a troca do sistema de iluminação da cidade, construção de ciclovias, construção de uma segunda ponte sobre o Rio Preto, entre outras coisas. Branquinho e Thiago propõem ações ambiciosas também com relação à ligação dos bairros da cidade às rodovias MG-188 e BR-251, sendo Branquinho o que promete maior quantidade de obras neste sentido.
Já para a zona rural, as ações de Branquinho e Delvito são similares, em suas propostas, todas benéficas à população rural que, em Unaí, merece ainda maior atenção: temos uma das maiores malhas viárias do Estado. Thiago Martins oferece propostas importantes, mas menos numerosas neste sentido. Quanto ao Aeroporto Municipal, apenas Thiago Martins e Branquinho fazem menção à esforços para colocá-lo em funcionamento.
Bem-estar
Cultura, lazer, esporte, valorização da terceira idade, entre outras várias propostas estão sempre relacionadas nos planos de governo. Thiago Martins possui algumas propostas não exploradas por outros candidatos, como a criação de entrepostos da Biblioteca Municipal em bairros muito populosos e com baixo acesso à cultura. Branquinho propõe a celebração de um convênio com o Unaí Esporte para formação de times de base. Delvito foca suas propostas em criação de quadras, diversificação dos esportes e, para alegria da população, a instalação de internet nas praças.
Embora muito ambicioso o plano de Delvito, Thiago Martins e Branquinho fazem propostas mais detalhadas e claras relativas às áreas relativas ao bem-estar. Todavia, em se tratando de orçamento municipal, é bem possível que boa parte destas propostas tenham que ser alimentadas por parcerias público-privadas para funcionar.
Políticas sociais
Já no âmbito das políticas sociais, os três candidatos fazem inúmeras propostas. Thiago Martins faz uma série de propostas de apoio à legislação nacional de assistência social, Branquinho propõe parcerias e condições de apoio direto às prestações de serviços à famílias em situações de vulnerabilidade. Delvito Alves dedica uma das áreas do seu plano apenas para o combate ao uso de drogas, com ações que incluem apoio direto à política de assistência social já existente no município.
Empoderamento de minorias, valorização da juventude e da terceira idade estão presentes nos planos de governo. É sempre importante lembrar que muitas ações propostas são interligadas a outras áreas geralmente priorizadas como saúde e educação.
Os candidatos são obrigados a cumprir o que prometem? Com a palavra, a Justiça Eleitoral.
Gostou? Compartilhe esta postagem com sua rede. Divulgue a informação para que as melhores escolhas possam ser feitas.