Categorias
Factuais Natureza

PEVs aprofundam cultura da coleta seletiva nos bairros em Unaí

WP_20160814_15_24_34_Pro

Pontos de Entrega Voluntária foram distribuídos por toda Unaí (Foto: Bruno Cidadão)

Os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) são uma iniciativa da Associação de Proteção Ambiental de Unaí-MG (APA) patrocinada pela Brennand Energia, empresa que atuou na construção da Pequena Central Hidrelétrica Unaí Baixo, e financiado pelo Banco Nacional do Desenvolvimento (Bndes). A iniciativa, uma das formas de melhorar a imagem da empresa frente aos danos socioambientais causados pela obra, também abrange a conscientização de alunos de escolas públicas da cidade através de palestras e cartilhas.

Há o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, da Polícia Militar Ambiental do Estado de Minas Gerais e Desenvolvimento Sustentável, de entidades filantrópicas e religiosas, além de clubes de serviço e empresas da cidade. Os PEVs serão instalados também em pontos da cidade de Cabeceira Grande-MG. O programa de educação, porém, não para na iniciativa da Brennand, mas é ampliada pela empresa Superfértil.

120 PEVs foram distribuídos. Praticamente todos os bairros da cidade foram alcançados e há a possibilidade de destinar correta e diariamente, pilhas, papéis, plásticos, vidro e outros elementos recicláveis. Unaí já conta com a coleta seletiva desde 2005, através da Associação Recicla Unaí (Areuna), mas ainda faltava algo que levasse os moradores dos bairros mais afastados – que recebiam a visita do caminhão apenas uma ou duas vezes por semana – a participarem mais ativamente do processo de coleta seletiva.

Os PEVs chegaram para ampliar significativamente a participação da população no processo. Com isso, Unaí torna-se uma das cidades mais bem posicionadas em relação ao meio ambiente, apesar de seus muitos problemas. Existe um esforço do governo municipal para a criação de um programa permanente de arborização e limpeza urbana que começou com Antério Mânica, em 2005 e prevalece até os dias atuais com as parcerias que Delvito Alves vem anexando para a gestão público-privada de praças.

Desejamos que, de fato, os PEVs possam ser bem utilizados por toda a população. Em relação às pilhas e baterias, quer fazer um papa-pilhas para sua casa? Veja como:

Comente! Aqui é o lugar!