Categorias
Educação Factuais

Resultados da PeNSE 2015 foram divulgados em escolas de distrito de Buritis-MG

Os alunos de 9º ano da Escola Municipal Santa Luzia e dos três anos do ensino médio da Escola Municipal João da Pena Lobo, do distrito de Serra Bonita, município de Buritis-MG tiveram a oportunidade de conhecer a Pesquisa Nacional da Saúde do Escolar (PeNSE) realizada em 2015 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e os resultados cuja divulgação ocorreu nos últimos dias.

A PeNSE 2015 contemplou questões sobre aspectos socioeconômicos; contexto familiar; hábitos alimentares; prática de atividade física; experimentação e consumo de cigarro, álcool e outras drogas; saúde sexual e reprodutiva; violência, segurança e acidentes; utilização de serviços de saúde, entre outros aspectos. A pesquisa também buscou identificar e verificar como estão vivendo os adolescentes das escolas do país e como eles reagem frente aos principais temas ligados ao cotidiano deles. (Adaptado de IBGE)

wp_20161025_19_28_54_pro
Alunos de ensino médio da Escola Municipal João da Pena Lobo em Serra Bonita, Buritis-MG (Foto: Bruno Cidadão)

O IBGE fez a divulgação recente da pesquisa por meio das suas redes sociais e do site oficial. Na oportunidade com os alunos de ambas as escolas, foi mostrado aos alunos e professoras que os dados correspondem à uma realidade preocupante no país. Eles foram instruídos a acessarem o site do IBGE e conhecerem os resultados da amostra por meio da publicação completa.

A apresentação ocorreu na escola de ensino fundamental às 15h30 de 25 de outubro de 2016. E na escola de ensino médio, às 19h20 do mesmo dia. A divulgação ocorreu aproveitando que uma equipe da agência do IBGE em Unaí estava na cidade para realizar a atualização do Cadastro Nacional de Endereços (CNEFE) e a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC).

A E. M. Santa Luzia, dirigida por Luianara, tem cerca de 200 alunos entre o 6º e 9º ano do ensino fundamental no período vespertino. Já a E. M. João da Pena Lobo funciona nos três períodos do dia, no entanto, apenas no período noturno é que o ensino médio funciona e a escola abriga cerca de 60 estudantes vindos de fazendas da região e do próprio distrito. No período noturno, a escola é coordenada pela secretária escolar Maria Madalena.

Por Bruno Cidadão

Comunicador | Pesquisador | Checador

Comente! Aqui é o lugar!