Categorias
TI para Agora

TI para Agora: Tu Go e a revolução da telefonia

Essa é a primeira postagem da série TI para Agora, que em 2017 será o principal projeto aqui no blogue. Saliento que, para nenhuma das postagens, recebi qualquer tipo de pagamento ou benefício, portanto quando cito o nome de uma empresa, serviço ou produto em específico é por um dos dois motivos seguintes: é porque eu uso ou então porque é o único que oferece as funções que desejo abordar.

Quem usa celular da Vivo sabe que o sinal da operadora não é dos melhores. Geralmente cai, a cobertura na zona rural é bastante ruim e ainda, como todas as outras operadoras, cobra muito caro pelo serviço. Apesar de ter a maior cobertura do país, ainda tem momentos que a Vivo deixa a desejar. E é por isso que um serviço da própria Vivo salva o usuário: o Tu Go.

Tu Go é um serviço de envio de SMS e realização de chamadas desenvolvido pela Vivo para uso da companhia, no Brasil e no mundo. Neste, o usuário consegue, utilizando os benefícios de seu plano, ter 100% dos serviços que teria através de um celular, através de um computador ou notebook. E o melhor: usando a internet e não a rede de voz.

Visual interno do Tu Go no computador (Foto: Reprodução/Internet)
Visual interno do Tu Go no computador (Foto: Reprodução/Internet)

Em que momentos é útil o Tu Go?

  1. Quando a cobertura cai, você continua a usar todos os serviços através da internet;
  2. Se você está com o celular descarregado, pode acessar tranquilamente o Tu Go pelo computador e usar as funções de chamada e troca de SMS;
  3. Se você não tem um PC, mas está com o celular de outra pessoa, pode entrar na sua conta Tu Go pelo celular da outra pessoa através do aplicativo e fazer suas chamadas e trocar SMS;
  4. Quando alguém deixa uma mensagem de voz na sua Caixa Postal e você quer tirar o ícone do seu celular (*);

*Atualmente, a Vivo cobra assinatura do serviço de Caixa Postal para acessar as mensagens pelo celular. No Tu Go, você escuta sem pagar nada.

Quanto custa ou o que preciso para usar?

Se você é usuário Vivo, seja pré, pós-pago ou controle, pode utilizar o serviço fazendo seu cadastro em go.tu.com. Os benefícios de seu plano serão utilizados dentro do Tu Go e você não paga nada a mais por isso. Necessário mesmo é a conexão à internet.

Características positivas e negativas do Tu Go

É um serviço que não apresenta falhas;

Depende de internet de 2MB, no mínimo, para fazer chamadas com qualidade;

Sua agenda de contatos Google ou Office 365 pode ser importada para facilitar o envio de SMS e ligações para amigos;

O design da aplicação é limpo, mas poderia ser mais inteligente;

O arquivamento dos SMS e dos registros de chamadas tem períodos definidos pelo usuário;

Quando é configurado o Tu Go no celular, geralmente o usuário precisa reconfigurar a parte de chamadas;

Há um aplicativo para celular (Windows Phone, Android e iOS), outro para computador (apenas Windows) e a aplicação funciona também diretamente pelo navegador;

Se você é como eu, que usa a internet pra praticamente tudo, usar o Tu Go pode ser dar ainda mais mobilidade à sua vida. Aproveite! Comente, deixe sua opinião, seu complemento, sua objeção.

Comente! Aqui é o lugar!