Categorias
Simplifique sua vida

Simplifique sua vida no cotidiano

Continuando a série “Simplifique sua vida“, hoje falaremos sobre dicas para simplificar a vida no cotidiano. Sistemático ou não, nosso dia a dia é repleto de surpresas. Há quem tente prever todas as possibilidades, há quem não estuda nada antes de fazer. E bom, há aqueles que tentam equilibrar a loucura do planejamento do imprevisível e a loucura do “deixa acontecer”. Fato é que não controlamos nossa vida. Temos decisões, mas o controle de nossas vidas e do que acontece ao nosso redor não está em nossas mãos. E ainda bem que não está, pois seria desastroso demais!

Novamente, bato na tecla dos acumuladores – já fui um deles. O papel de presente que a primeira ex-namorada te embrulhou um presente até o documento do imóvel que já foi vendido e está no terceiro dono, tem gente que guarda tudo! Nada contra a História. Muito pelo contrário, acho legal que se preserve, desde que isso realmente tenha importância e não envenene o presente nem o futuro.

Se você é minimalista e guarda pouca coisa material, mas prefere os arquivos digitais, sinto muito te informar: sou como você. Mas há como resolver isso. Tanto na vida real quanto na vida virtual. Será preciso fazer crivos, tomando cuidado para não descartar documentos importantes e ao mesmo tempo para não acumular desnecessários.

Seguem algumas dicas. Novamente, ou siga todas ou não siga nenhuma. Não pare no meio do caminho.

  1. Separe tudo que tem de arquivo. Na área digital é legal pegar um HD externo ou mesmo separar uma partição para colocar todos os arquivos e depois ir realocando-os ou mesmo excluindo-os organizadamente. Já na vida real, pegue caixas, envelopes, cadernos, absolutamente tudo que tem de documentos e separe.
  2. Escolha um dia pacato pra fazer isso. Não adianta querer correr ou parar no meio do caminho e lançar o “depois termino”. Escolha um dia sem compromissos e se tranque dentro de casa para fazer isso. Feriados, manhãs chuvosas e principalmente pós-feriados são os melhores dias. Acorde o mais cedo possível e verá o quanto vai render seu serviço.
  3. Separe documentos legais de fotografias, cartas, cadernos ou presentes. Para quem vai fazer um “limpa”, preservar documentos legais é o primeiro passo. Se você deixá-los bem separados, vai poder trabalhar tranquilamente com todo o restante.
  4. Entregue o que não é seu! Sempre que achar algo de outra pessoa, fotografe, mande, entregue imediatamente. Se você não fizer isso vai continuar acumulando. E se fizer, vai garantir risadas e muitas memórias com as pérolas encontradas no baú.
  5. Faça o crivo do: eu preciso? A cada documento, foto, carta, caderno, presente, ou qualquer item, pergunte-se: “eu preciso disso?” Se a resposta for não, dispense. Se for sim, refaça a pergunta pra si com um complemento: “eu preciso disso pra quê?” Se você tiver se convencido, mantenha; senão, descarte.
  6. Arquivos digitais. Com o armazenamento em nuvem, várias pessoas têm mantido seus arquivos de faculdade e trabalho já nos tantos serviços de armazenamento disponíveis na internet. Que tal aproveitar e colocar o que sobrou de sua limpeza lá também? É uma oportunidade para abrir espaço no seu computador.
  7. Não arquive o que não precisa ser arquivado! Limpou, organizou, agora não gere mais arquivos desnecessários. Seja prudente no que arquiva e se for um desorganizado – como eu – separe um dia no mês para organizar e excluir o que não precisa.
  8. Exclua apps que não usa mais. No celular, todo mundo tem pelo menos um aplicativo que não usa há mais de um mês. Se não são os da fabricante, é algum que você mesmo(a) instalou. Olhe, veja o que realmente precisa e exclua o que não precisa. Às vezes aplicativos com funções duplicadas podem ser trocados por um desempenha várias funções em um mesmo ambiente economizando espaço, logins e tempo.
  9. Limpe sua agenda. Na nossa rotina, estamos acostumados a ter uma agenda cheia de atividades. Trabalho, passeio, manicure, cabeleireiro, curso de inglês, faculdade, etc. Limpe a sua agenda. Tente fazer menos coisas sozinho(a) e mais coisas acompanhado. Esteja mais. Seja mais. Contatos que não trazem benefícios devem ser excluídos. Contatos que podem prejudicar você, seu relacionamento e sua família também deverão ser apagados. Estamos num tempo em que até trocar de número não é tão difícil. Talvez se livrar de ligações indesejáveis pode ser uma boa.
  10. E os documentos que sou obrigado a guardar? Separe-os em envelopes. Comprovantes, separe em outros envelopes com data para ser jogado fora (por exemplo, durante 2017 guarde seus comprovantes num envelope escrito: “Jogar fora em 2022”).
  11. Use da tecnologia! Notas no Evernote ou no Onenote podem ser solução aos post-its. Mas não vá acumulando. De vez em quando faça uma limpeza, arquive em outro lugar, movimente! O uso também da agenda virtual do Google Contacts ou do Pessoas do Outlook pode ser a “tacada” de mestre para favorecer formatações de celular em qualquer tempo sem perder contatos importantes.
  12. Não se perca na infinidade do mundo digital. Existem milhões de aplicativos, não queira usar todos ao mesmo tempo, use apenas o essencial. Às vezes faz bem não seguir a ‘modinha’ do app do momento. Recentemente criei uma conta no Snapchat afim de conhecer a aplicação e me comunicar com uma única pessoa. Achei horrível e completamente sem sentido (para meu uso!) o aplicativo, além de ser o maior app instalado no celular. O resultado foi que desinstalei dias depois. Para quem usa, nada contra. Mas para meu uso, não gostei.

Deixar de acumular pode ser uma boa. A mochila fica um pouco mais vazia. As memórias ficam mais nítidas na cabeça e começamos a guardar até datas. Viva! Aproveite. Experimente. Desarquive, viva com o mínimo e viva o máximo que puder.

O próximo post é um pouco mais delicado, mas vale a pena ler. Até lá!

 

0 resposta em “Simplifique sua vida no cotidiano”

Menino, e aquela sensação de “ai-meu-Deus-e-se-um-dia-eu-precisar-desse-comprovante-de-pagamento-da-conta-de-luz-de-2014” que toma conta da gente na hora do limpa??? kkkkkkkkkkkk.

Parabéns pelas dicas ^_^

Comente! Aqui é o lugar!