Continuando a série “Simplifique sua vida“, hoje falaremos sobre dicas para simplificar a vida no cotidiano. Sistemático ou não, nosso dia a dia é repleto de surpresas. Há quem tente prever todas as possibilidades, há quem não estuda nada antes de fazer. E bom, há aqueles que tentam equilibrar a loucura do planejamento do imprevisível e a loucura do “deixa acontecer”. Fato é que não controlamos nossa vida. Temos decisões, mas o controle de nossas vidas e do que acontece ao nosso redor não está em nossas mãos. E ainda bem que não está, pois seria desastroso demais!
Novamente, bato na tecla dos acumuladores – já fui um deles. O papel de presente que a primeira ex-namorada te embrulhou um presente até o documento do imóvel que já foi vendido e está no terceiro dono, tem gente que guarda tudo! Nada contra a História. Muito pelo contrário, acho legal que se preserve, desde que isso realmente tenha importância e não envenene o presente nem o futuro.
Se você é minimalista e guarda pouca coisa material, mas prefere os arquivos digitais, sinto muito te informar: sou como você. Mas há como resolver isso. Tanto na vida real quanto na vida virtual. Será preciso fazer crivos, tomando cuidado para não descartar documentos importantes e ao mesmo tempo para não acumular desnecessários.
Seguem algumas dicas. Novamente, ou siga todas ou não siga nenhuma. Não pare no meio do caminho.
- Separe tudo que tem de arquivo. Na área digital é legal pegar um HD externo ou mesmo separar uma partição para colocar todos os arquivos e depois ir realocando-os ou mesmo excluindo-os organizadamente. Já na vida real, pegue caixas, envelopes, cadernos, absolutamente tudo que tem de documentos e separe.
- Escolha um dia pacato pra fazer isso. Não adianta querer correr ou parar no meio do caminho e lançar o “depois termino”. Escolha um dia sem compromissos e se tranque dentro de casa para fazer isso. Feriados, manhãs chuvosas e principalmente pós-feriados são os melhores dias. Acorde o mais cedo possível e verá o quanto vai render seu serviço.
- Separe documentos legais de fotografias, cartas, cadernos ou presentes. Para quem vai fazer um “limpa”, preservar documentos legais é o primeiro passo. Se você deixá-los bem separados, vai poder trabalhar tranquilamente com todo o restante.
- Entregue o que não é seu! Sempre que achar algo de outra pessoa, fotografe, mande, entregue imediatamente. Se você não fizer isso vai continuar acumulando. E se fizer, vai garantir risadas e muitas memórias com as pérolas encontradas no baú.
- Faça o crivo do: eu preciso? A cada documento, foto, carta, caderno, presente, ou qualquer item, pergunte-se: “eu preciso disso?” Se a resposta for não, dispense. Se for sim, refaça a pergunta pra si com um complemento: “eu preciso disso pra quê?” Se você tiver se convencido, mantenha; senão, descarte.
- Arquivos digitais. Com o armazenamento em nuvem, várias pessoas têm mantido seus arquivos de faculdade e trabalho já nos tantos serviços de armazenamento disponíveis na internet. Que tal aproveitar e colocar o que sobrou de sua limpeza lá também? É uma oportunidade para abrir espaço no seu computador.
- Não arquive o que não precisa ser arquivado! Limpou, organizou, agora não gere mais arquivos desnecessários. Seja prudente no que arquiva e se for um desorganizado – como eu – separe um dia no mês para organizar e excluir o que não precisa.
- Exclua apps que não usa mais. No celular, todo mundo tem pelo menos um aplicativo que não usa há mais de um mês. Se não são os da fabricante, é algum que você mesmo(a) instalou. Olhe, veja o que realmente precisa e exclua o que não precisa. Às vezes aplicativos com funções duplicadas podem ser trocados por um desempenha várias funções em um mesmo ambiente economizando espaço, logins e tempo.
- Limpe sua agenda. Na nossa rotina, estamos acostumados a ter uma agenda cheia de atividades. Trabalho, passeio, manicure, cabeleireiro, curso de inglês, faculdade, etc. Limpe a sua agenda. Tente fazer menos coisas sozinho(a) e mais coisas acompanhado. Esteja mais. Seja mais. Contatos que não trazem benefícios devem ser excluídos. Contatos que podem prejudicar você, seu relacionamento e sua família também deverão ser apagados. Estamos num tempo em que até trocar de número não é tão difícil. Talvez se livrar de ligações indesejáveis pode ser uma boa.
- E os documentos que sou obrigado a guardar? Separe-os em envelopes. Comprovantes, separe em outros envelopes com data para ser jogado fora (por exemplo, durante 2017 guarde seus comprovantes num envelope escrito: “Jogar fora em 2022”).
- Use da tecnologia! Notas no Evernote ou no Onenote podem ser solução aos post-its. Mas não vá acumulando. De vez em quando faça uma limpeza, arquive em outro lugar, movimente! O uso também da agenda virtual do Google Contacts ou do Pessoas do Outlook pode ser a “tacada” de mestre para favorecer formatações de celular em qualquer tempo sem perder contatos importantes.
- Não se perca na infinidade do mundo digital. Existem milhões de aplicativos, não queira usar todos ao mesmo tempo, use apenas o essencial. Às vezes faz bem não seguir a ‘modinha’ do app do momento. Recentemente criei uma conta no Snapchat afim de conhecer a aplicação e me comunicar com uma única pessoa. Achei horrível e completamente sem sentido (para meu uso!) o aplicativo, além de ser o maior app instalado no celular. O resultado foi que desinstalei dias depois. Para quem usa, nada contra. Mas para meu uso, não gostei.
Deixar de acumular pode ser uma boa. A mochila fica um pouco mais vazia. As memórias ficam mais nítidas na cabeça e começamos a guardar até datas. Viva! Aproveite. Experimente. Desarquive, viva com o mínimo e viva o máximo que puder.
O próximo post é um pouco mais delicado, mas vale a pena ler. Até lá!
0 resposta em “Simplifique sua vida no cotidiano”
Menino, e aquela sensação de “ai-meu-Deus-e-se-um-dia-eu-precisar-desse-comprovante-de-pagamento-da-conta-de-luz-de-2014” que toma conta da gente na hora do limpa??? kkkkkkkkkkkk.
Parabéns pelas dicas ^_^
A pior. (risos)