Categorias
Educação Factuais

Alerta: Oferta de Faculdade de Graça pode ser engano

FaculdadeGraça
Material divulgado no site e via panfleto (Reprodução: Internet)

Aqueles que leem o meu blogue sabem que este não é o tipo de conteúdo que publico, mas diante de um anúncio que achei na rua e que ouvi sendo veiculado num carro de som em Unaí, preciso aqui alertar aqueles que vão participar da “inscrição” que acontecerá neste sábado (18/03), no Colégio do Carmo (Faculdade CNEC). A agenda mostra que, no domingo, haverá atendimento em Planaltina-GO.

Possivelmente, diante do que já conheço dessas empresas, elas ofertarão algum tipo de material ou mesmo algum cursinho. Cuidado! Cuidado se, porventura, lhe ofertarem uma vaga em qualquer universidade. Procure a universidade, diretamente, por telefone ou e-mail oficial.

Vamos às evidências. Tome cuidado com promessas falsas. Estudar para passar no Enem é necessário. E o Enem é necessário para conseguir uma bolsa via ProUni. Então, o segredo básico está em estudar. Desconfie de promessas falsas. Tire dúvidas, sempre.

Primeiro, a empresa responsável pela ação não é uma faculdade nem muito menos tem sede em Unaí, mas em Recife. Sob o CNPJ 11.271.397/0001-72 a empresa NUCLEO PREPARATORIO PARA O ENEM LTDA – ME que NÃO DIVULGA o nome no panfleto, mas apenas o CNPJ e um número de telefone para contato via WhatsApp, sugere que o programa está de acordo com a lei nº 11.096/2005. Essa é a lei do ProUni, que regulamenta o sistema.

cnpj
Consulta realizada hoje, 17/03/2017, no site da Receita Federal (Fonte: Internet)

Segundo, o ProUni só admite entrada via processo seletivo, único e exclusivamente, o Enem. Todo o acesso é feito através dos sistemas do MEC. E, além disso, se você não fez o Enem no ano passado ou não escolheu participar de uma lista de espera, é impossível que você tenha acesso à bolsa neste primeiro semestre. Lembre-se: ProUni e Fies são as únicas formas de entrada facilitada no ensino superior privado que o governo federal oferece. As faculdades, através de programas privados como Quero Bolsa, por exemplo, oferecem parcelas com desconto para quem não conseguiu pelos programas federais. Saiba mais aqui.

Terceiro, o site foi criado numa plataforma estrangeira, é muito mal feito. Convenhamos que nenhuma empresa de abrangência nacional iria investir tão pouco num site!

Quarto, as 214.110 bolsas de estudo, COINCIDENTEMENTE OU NÃO, são as mesmas ofertadas via ProUni. Todas estas vagas só são acessíveis via ProUni, que já terminou as inscrições. Acesse o site oficial e saiba mais.

Quinto, há casos de problemas com esse tipo de serviço prestado por empresas na área educacional.

Você deve estar se perguntando: é legal? Provavelmente sim, afinal esse panfleto não diz que quem for vai ganhar uma bolsa de estudos, ele apenas usa dados que dão a entender isso, mas legalmente não é entendível assim! Acontece que você não pode se deixar iludir por uma propaganda enganosa. Esteja consciente do que realmente estão te oferecendo. E cuidado, sempre cuidado. Leia tudo que lhe for dado para ler e assinar. E não assine no calor do momento. Pense, respire.

 

Por Bruno Cidadão

Comunicador | Pesquisador | Checador

0 resposta em “Alerta: Oferta de Faculdade de Graça pode ser engano”

Parabéns pela postagem bem fundamentada, como sempre.

Eu não conheço a empresa e nem moro em cidades onde ela está fazendo propaganda, mas, a julgar pelas informações do panfleto e do cadastro de pessoa jurídica, fui levada a entender que se trata de um preparativo para o ENEM, embora isso não fique evidente em princípio (tipo, “venha se preparar para o ENEM e garantir uma das tantas mil bolsas de PROUNI”).

De qualquer forma, é sempre bom ficar atento mesmo: não assinar documento algum sem ler ou sem ter certeza do teor, nem fornecer informações pessoais e/ou bancárias.

Depois conte aqui o que você conseguiu descobrir =)

Abraço!

Comente! Aqui é o lugar!