Categorias
Factuais Finanças Posicionamentos

Alerta Unaí: Oferta de Empréstimo colada em postes é estelionato

Atenção unaienses! A crise está cada vez maior e todos ficamos à busca de dinheiro para solucionar nossas dívidas, mas também cresce neste tempo o número de estelionatários. Por isso, informação nunca é demais.

Certa empresa, que se identifica como Financeira, realizou a colagem de diversos cartazes nos postes de energia no centro da cidade de Unaí-MG. Ao perceber o modelo de negócio deles, logo me lembrei dos cinco mil reais que perdi numa situação assim. E esta postagem tem a finalidade de te orientar a não cair nesta grande “furada”.

P_20170525_134834Para começar, a empresa não se identifica no cartaz. Ao ligar nos dois telefones informados, quem atende só diz ser da “financeira” e, quando questionado o nome da empresa, se diz pertencer à Oper Cred. Tal empresa não existe na internet, apenas empresas com nomes parecidos e com credibilidade no mercado.

Como se não bastasse essa estranheza, a financeira oferece crédito de R$ 3 mil a 200 mil reais para pessoas com nome negativado. Convenhamos que ninguém, em sã consciência, poderia emprestar dinheiro assim. Mas prossigamos.

Conforme o atendimento telefônico, não há necessidade de visita presencial. Todo o processo de análise e aprovação de crédito acontece por telefone (sem nenhum papel assinado!). E, aliás, foi só perguntar o endereço da financeira que o atendente recuou e disse que toda a negociação é feita com os analistas de crédito.

Mas ainda há mais evidências do golpe. O parcelamento é num carnê ou num débito em conta. Mas não pode ter desconto em folha. Opa! Bem mais estranho, não é?

Para fechar bem a certeza de que é golpe, os juros estão bem abaixo do praticado no mercado. Se, por exemplo, num banco pagaríamos 10% de juros num empréstimo por 1 mês, aqui o juro é de pouco mais de 1% ao mês.

E, como se não bastasse… O nome do atendente da suposta Oper Cred é Roberto, que, para quem não sabe, é o nome de quem fez toda a negociação comigo utilizando o nome da Crédito Sparta. Coincidência ou não, o papo de “seguro-fiança” é o mesmo:

“liguei para a Central de Atendimento da Crédito Sparta. O resultado: um call center. Aparentemente, uma empresa realmente séria. Com voz grave, o atendente se identificou como Roberto e fez uma avaliação da minha renda e do quanto iria, supostamente, liberar para mim. Eu havia pedido uma quantia, mas ele só liberou metade, solicitando uma taxa de cinco mil reais para o seguro-fiança.

Detalhe: o seguro não era feito com a própria financeira, por isso, eu depositaria o valor direto na conta de um corretor para que ele efetuasse a assinatura do contrato. Passou-se um dia e o atendente retornou a ligação dizendo que havia tido um problema na checagem dos meus dados junto ao Banco Central e que iria providenciar o mais rápido possível a liberação do contrato para, só depois, eu efetuar o depósito.”

Então, fechou a conta do golpe: nenhuma empresa deverá solicitar o pagamento de qualquer valor para a liberação de empréstimos. E eles solicitam o tal do seguro-fiança, que nada mais será que depositar um determinado valor ou pagar um determinado boleto em nome de alguém ou alguma empresa de fachada, dinheiro esse que nunca voltará para você.

No fim das contas, você fica sem o seu dinheiro suado e sem o empréstimo. Acaba piorando a situação. Então, evite. Não queira provar para ver. Leia o conteúdo da nota que fiz sobre a minha experiência com esse tipo de estelionatários aqui.

Para encerrar, uma suposta empresa chamada “Oper Crédito Fácil” levou também o dinheiro de muita gente em São Paulo. Veja aqui. É uma homônima.

Por Bruno Cidadão

Comunicador | Pesquisador | Checador

0 resposta em “Alerta Unaí: Oferta de Empréstimo colada em postes é estelionato”

Hoje eu entrei em contato com essa oper cred achei eles por páginas no Google ,pois bem nossa eles emprestam grana pra negativados legal super me interessei e resolvi entrar em contato eles financiam até 200mil reais para uma pessoa com nome sujo daí agente já extranha neh pois bem eu teimosa resolvi continuar pedi 30mil reais eles me enviaram um contrato e foi cobrado 295 desse contrato eu burra fui lá e paguei mandei o recibo até aí tudo certo banco nenhum libera 30mil reais pra alguém no mesmo dia sem confirma renda e outras coisas mais daí ele me disse que o dinheiro ia cair no mesmo dia logo em seguida ele me disse que só faltava eu contratar o seguro garantia e que esse serviço era obrigatório esse seguro e para o banco ,banco nenhum cobra valor algum pra emprestar dinheiro daí ele me disse que esse seguro equivalia a 10% do valor pedido que no caso e 30mil que dá 3mil reais eu disse que não tinha esse valor disponível ele me pedio até pra pedir pra algum parente meu kkkkkkk olha o golpe eu disse se eu não poderia estar passando no cartão de crédito ele se negou disse que o cartão de crédito demoraria até 7 dias úteis para cair na conta do banco e o banco não poderia ficar segurando um crédito por 7dias que se não eles perderiam outros cliente kkkkkkk oque que tem haver eu pedi esses 295 de volta e tô esperando a resposta até agora pois bem não termina aí eu peguei o CNPJ do contrato e fui buscar na receita federal lá na receita federal diz que a empresa está ativa mas não consta que e a oper cred e sim a Qualiconsig endereço não bate CEP não bate nada bate com essa oper cred daí fui buscar essa Qualiconsig entrei em contato com eles e informei eles sobre essa oper cred se era alguma filial deles eles me disseram que não tem conhecimento dessa empresa que provavelmente e uma empresa fantasma e pedio para denunciala olha só gente essa oper cred usa CNPJ de outras empresas e infelizmente nosso dinheiro já era

Comente! Aqui é o lugar!