Categorias
Factuais Tecnologia

Diário Unaiense: o fato e somente o fato

Recentemente a cidade de Unaí-MG recebeu uma boa notícia: Bruno Sartori – o humorista, repórter, vlogueiro, blogueiro, e uma infinidade de coisas que ele é e faz pela cidade – resolveu criar um site de notícias locais chamado Diário Unaiense.

Tive o prazer de receber dele a notícia antes do site ser publicado e a honra de receber um espaço como colunista no site. Quem conhece o trabalho do jovem Sartori sabe de seu senso crítico e sua sensibilidade a temas muitas vezes intocados pela opinião pública. Geralmente ele é capaz de levantar um ponto de vista real e objetivo. Sua clareza assusta a muitos e o leva a ter muitos inimigos virtuais, gente que não sabe discordar sem agredir e que não fica sem resposta.

Já falei do Bruno, agora é hora de falar do site. Com todos estes adjetivos do criador do site, não era de se esperar nada diferente de um grande portal de notícias. Ao invés de notícias tolas, desnecessárias ou sem importância, como costumamos ver nos sites de fofocas – e até nos maiores portais do país -, o Diário Unaiense se concentra no fato. Se aconteceu um roubo de galinha ou um acidente com um avião, importa o fato, ele retrata o fato através de uma ou mais fontes.

Já na parte de colunistas, há um misto de opiniões diversas. Gente boa de conversa. Gente que Unaí já conhece. Gente que está por detrás de movimentos e projetos civis. Advogados, psicólogos, historiadores e, dos menos gabaritados, estou eu lá. A cada coluna, os próprios colunistas podem conversar entre si. Mas há tanto assunto para se falar em Unaí que é preciso tempo para que isso comece a acontecer.

O Diário Unaiense (DU) tem sido um lugar de gente. Muito mais que um lugar de notícias, somente. Bem construído o site e com aplicativo para celular, o alcance das notícias tem sido alto. Que avance o DU sobre Unaí. Que avance o Jornalismo de Verdade pela cidade. Acesse minha primeira coluna no site.

Por Bruno Cidadão

Comunicador | Pesquisador | Checador

Comente! Aqui é o lugar!