Categorias
Educação Factuais Tecnologia

Fotógrafos, estejam a postos!

Leitor, se você é um fotógrafo – seja profissional ou amador -, há oportunidades para você expor seu talento. A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Unaí-MG abriram concursos de fotografia que terão premiação. O IBGE recebe fotos para compor os Mapas Interativos de todas as cidades do país.

Começando com aqueles que são alunos da educação básica do município de Unaí-MG: a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semamd) abriu o 6ºConcurso Fotográfico Natureza em Foco que oportuniza a todos os alunos regularmente matriculados a participar enviando fotos que retratem a natureza. O regulamento e outras informações estão aqui. O prazo final para submissão das fotos é 1º de setembro de 2017.

Já para qualquer cidadão de qualquer parte da região, há um concurso muito especial aberto. A UFVJM campus Unaí realizará a I Mostra Fotográfica Belezas do Bioma Cerrado e, para isso, está recebendo fotos sobre o bioma. Cada participante pode concorrer com até quatro fotos e a premiação ainda não foi definida. O regulamento está aqui e o prazo de submissão é até 03 de novembro de 2017.

E para qualquer cidadão do Brasil ou do mundo, há uma oportunidade de contribuir com a escrita da história dos municípios brasileiros. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu um site para receber fotos de qualquer município do país. O objetivo é coletar fotos para facilitar que o IBGE retrate o histórico de cada município. As informações prestadas sobre a foto são fundamentais e o autor precisa declarar a cessão da fotografia para uso no domínio público. Não há premiação ou pagamento e várias pessoas estão enviando. Para contribuir, basta acessar este site e enviar sua imagem.

Assim como estes concursos e oportunidades, outros estão disponíveis na internet. Caso conheça algum, divulgue nos comentários. Faça parte. Conte a história do seu mundo!

Comente! Aqui é o lugar!