Categorias
Factuais Natureza Tecnologia

Unaí é 3º maior trecho de linha de transmissão de Belo Monte

A linha de transmissão de energia elétrica Xingu Rio que irá levar energia do sistema de geração de Belo Monte, no Pará, a uma subestação no Rio de Janeiro está em processo de instalação. A linha tem mais de 2.500 Km de extensão e é o maior empreendimento do setor no Brasil. Unaí, Minas Gerais, está na rota desta linha e um total de mais de 100 Km de linha passará pelo município, próximo a  uma comunidade rural. O município tem o terceiro maior trecho da linha, que passa por 5 estados, em 79 municípios.

clientes13A empresa responsável por construir toda a linha é a Xingu Rio Transmissora de Energia (XRTE), que é uma empresa do Grupo State Grid, holding chinesa que abastece 1,1 bilhão de pessoas no mundo, 88% destes somente na China. Juntamente com a XRTE, atua a Concremat Engenharia e Tecnologia, empresa responsável por realizar os estudos ambientais e acompanhar todas as etapas da instalação e início de operação da linha de transmissão.

Ambas as empresas têm, em Unaí-MG, escritório unificado situado no trevo de Buritis/Arinos/Cabeceira Grande (ou trevo do Mamoeiro), na saída para Arinos. A XRTE atua na cidade através do Consórcio Alumini-Icsk-Fjepc, uma empreiteira ligada a XRTE. Pelo menos 100 empregos diretos temporários são gerados na cidade, desde a supressão de mata (desmatamento), perfuração de buracos para concretar as torres, montagem de torres de energia e lançamento de cabos, bem como todas as atividades ambientais durante o processo.

Após o término das atividades em Unaí-MG, as equipes deverão seguir para o município de Buritis e posteriormente para o estado de Goiás. Outra equipe da empresa, desligada da equipe unaiense, trabalha no trecho de Paracatu e outras cidades do Estado.

As obras do sistema de transmissão deverão estar prontas até 2019 e os investimentos deverão ser na ordem de 7 bilhões de reais. Este sistema de transmissão é de ultra-alta-tensão, inovador no país. O desgaste ambiental que a linha irá causar foi diminuído através de uma nova metodologia de desmate, onde agora se desmata apenas 5 metros, a considerada área de serviço, contra os antes 50 metros.

0 resposta em “Unaí é 3º maior trecho de linha de transmissão de Belo Monte”

Comente! Aqui é o lugar!