Categorias
#SobreAJuventude

#SobreAJuventude: Sociedade do sucesso aos 20 anos

Na sociedade do sucesso imposto e requerido aos 20 anos, quem se aceita fracassado e dependente é quem tem sucesso.

“Quantos anos você tem?”, “Já está formando?”, “Já casou?”, “Já alcançou a posição de coordenação na empresa em que trabalha?”. Essas indagações geram um desconforto para quem responde à primeira pergunta estando entre os 18 e os 25 anos. Desconforto porque o mundo tem avançado numa velocidade maior que a que podemos acompanhar, por isso, temos a geração que mais identifica casos de depressão. Frustração define boa parte da juventude brasileira. E o que fazer com isso?

Enquanto nos anos 70 a 90, a juventude era instigada a ter uma posição política ativista, hoje é a ter e ser um conjunto perfeito. Conjunto perfeito que, para o homem é, formado, empregado, perto de ser chefe, pegador, tendo carro, moto e uma boa poupança, tudo isso aos 20 anos, é claro. Para a mulher, a sociedade que está desacostumada com mulheres chefes no trabalho é mais exigente. Além de exigir formação, emprego, pelo menos moto, boas amizades e um casamento em perfeito estado, sujeitam-nas a ter um corpo perfeitamente equilibrado. Se você não concorda com o que acabei de dizer e tem entre 18 e 25 anos, te sugiro dar uma olhada à sua volta para verificar isso. Se tem mais que 25 anos, pergunte a um jovem.

sucesso
Fonte: Sociedade Brasileira de Coaching/Reprodução

A geração tech, como outras gerações, procura em vícios a fuga para tantas frustrações. A diferença é que os vícios passaram a ser mais danosos. Da bebida para as drogas. Das festas para os relacionamentos tóxicos e muitas vezes, violentos. Para alguns, a depressão gerou tanta angústia que tirar a vida parece ser a fuga ideal. Todavia, é um pensamento gritando por socorro.

O socorro pode vir de diversas partes, mas de si mesmo é fundamental: aceitar que cada pessoa tem um tempo de desenvolvimento. E, bom, para todos, as dificuldades fazem crescer. Se não deu pra ter o carro, a moto, a bicicleta, que seja, por agora, tudo bem. Você é jovem e tem muito tempo pela frente para juntar dinheiro e comprar. Se não deu pra se formar, talvez o amadurecer ajude até mesmo na definição firme da vocação profissional que se quer seguir. Se o corpo anda tendo mais centímetros que o que alguém que nunca passou pelo mesmo que você passa, se joga nas atividades físicas, mas não para ter o corpo do outro, mas sim para ter o seu corpo saudável.

Na sociedade do sucesso imposto e requerido aos 20 anos, quem se aceita fracassado e dependente é quem tem sucesso.

Gostou? Compartilhe!

Comente! Aqui é o lugar!