Categorias
Tecnologia

Serviços digitais do governo brasileiro que facilitam sua vida

Nesta lista você conhecerá alguns dos serviços digitais disponíveis, as formas de acesso e o que pode ser feito neles. Tudo testado em 2020 para garantir que você possa ter informações fresquinhas na sua mão.

A discussão da digitalização de processos e serviços no setor público vem da década passada, porém, com evoluções razoáveis durante o governo Dilma e Temer. Agora, durante o governo de Bolsonaro sob a égide do portal gov.br, todas essas evoluções se consolidam em serviços inteira ou parcialmente digitais do governo federal disponíveis ao cidadão.

Porém, é importante dizer que essa caminhada do setor público em direção ao digital não está completa. Muitos serviços ainda apresentam algumas falhas, entretanto já é possível usar, diminuindo assim o tempo e a burocracia para acessar os serviços governamentais.

Na lista abaixo, você conhecerá alguns dos serviços digitais disponíveis, as formas de acesso e o que pode ser feito neles. Tudo testado em 2020 para garantir que você possa ter informações fresquinhas na sua mão.

Porta de entrada do Governo Federal: Conta GovBR

Se você quiser acessar a qualquer serviço do governo federal, precisará criar uma conta de acesso única no portal Gov.br. Você precisará inserir dados como CPF, nome da mãe, data de nascimento, entre outros. Porém, se já for correntista do Banco do Brasil e tiver acesso ao banco pela internet, poderá fazer acesso direto utilizando sua conta e senha, mas fique atento: o código de acesso chega dentro do aplicativo do BB e não por mensagem de texto. O acesso é feito tanto via celular quanto por computador sem a necessidade de baixar nenhum aplicativo.

Crie sua conta aqui: https://sso.acesso.gov.br/login?client_id=acesso.gov.br

Correntistas do BB poderão acessar a plataforma GovBR com sua conta e senha.

Meu INSS

Mesmo que você não queira ou não pense em se aposentar, acessar o portal de serviços do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) é uma constante para quase todo mundo que trabalha. Por lá, você terá acesso a vários serviços, dentre eles: o extrato de suas contribuições previdenciárias, solicitações de atendimento, pedidos de benefícios ou pensões, marcação de perícias e simulação de aposentadoria. O acesso ao Meu INSS pode ser feito pelo site ou por aplicativo, ambos contam com autenticação via GovBR.

Após criar sua conta no GovBR, acesse o Meu INSS: https://meu.inss.gov.br/central/#/login?redirectUrl=/

Se preferir baixar o aplicativo, basta clicar aqui para Android ou aqui para iOS.

Um dos serviços é a simulação de aposentadoria que conta com todas as regras aplicáveis às suas contribuições e um cálculo aproximado de tempo

CTPS Digital

A partir de setembro de 2019, o Brasil adotou a Carteira de Trabalho Digital como forma principal de acesso a um número de identificação do trabalhador. Ao invés da carteira em papel, que continua válida para quem tem, agora as contratações têm lastro no CPF do contratado. Não é obrigatório baixar o aplicativo, mas é importante para que se tenha acesso a três opções muito facilitadas: visualização de contratos de trabalho ativos e inativos, solicitação de seguro-desemprego (e também ao benefício emergencial para os trabalhadores que tiveram redução de salários devido a pandemia do coronavírus) e acesso ao calendário do abono salarial.

Se você quiser acessar pelo site, basta clicar aqui e fazer o acesso inicial e depois, logar com as credenciais do GovBR. Lembre-se de que será necessário confirmar informações pessoais, portanto é importante que o titular do CPF esteja junto para realizar o acesso.

Para baixar os aplicativos, clique aqui para Android e aqui para iOS.

Uma função importante é a de verificar as anotações digitais na sua carteira. Aumentos de salário, rescisões, entre outras anotações ficam disponíveis.

Meu digiSUS

Infelizmente, nossas escolas não estão acostumadas a nos ensinar o tamanho, importância e relevância do Sistema Único de Saúde dos brasileiros. O SUS é o maior programa público de saúde do mundo e o Brasil conta com o maior programa de vacinação do mundo. Ainda não temos um sistema totalmente informatizado, mas já tem iniciativas bem legais e que podem ser acessadas. Por exemplo, o seu histórico de vacinas pode ser conferido no aplicativo Meu digiSUS. O seu cartão do SUS, fundamental para ser atendido na rede pública, também. A aplicação conta ainda com indicação de unidades de saúde e outras informações de seu histórico médico. O acesso é, também, via GovBR.

Para entrar no sistema, clique aqui.

Se preferir baixar o aplicativo e carregar essas informações com você, basta clicar aqui para Android ou aqui para iOS.

Neste ano, fui vacinado contra Sarampo, Caxumba e Rubéola e a vacina consta como aplicada. É prova de que o sistema tem funcionado.

Carteira Digital de Trânsito

Se você tem um veículo e/ou é habilitado, já deve ter passado por alguma situação em que esqueceu a carteira ou o documento do carro em casa e ficou com medo de ser parado numa blitz e levar uma multa. Com a Carteira Digital de Trânsito, bastará o seu smartphone e a sua Carteira Nacional de Habilitação e o Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo estarão a salvo. O serviço usa os dados do Denatran e o acesso é, também, via GovBR.

O acesso ao aplicativo é somente por smartphone, portanto, é importante que durante uma eventual blitz o seu celular esteja carregado para acessar a versão digital dos seus documentos de trânsito. Basta baixar o aplicativo aqui para Android ou aqui para iOS e usar sem medo de que o agente de trânsito não irá aceitar!

É possível também verificar infrações no seu prontuário ou do veículo.

FGTS

Outra aplicação importante e, talvez, já bem conhecida dos trabalhadores brasileiros é o Fundo de Garantia do Trabalhador Social, o popular FGTS. A aplicação permite que o trabalhador administre e verifique se depósitos do seu empregador para a sua conta do FGTS estão sendo feitos. E ainda permite, em situações de saque conforme calendário definido pelo governo, que os recursos sejam transferidos para uma conta bancária de sua preferência.

A aplicação requer login da própria Caixa, administradora do Fundo. Para acessar a aplicação, fazer o cadastro e posteriores consultas, basta instalar o aplicativo clicando aqui para Android ou clicando aqui para iOS.

Outros aplicativos de governo

Existem inúmeros outros aplicativos do governo brasileiro que podem ser acessados pelo cidadão, facilitando a vida de todos. Como cada pessoa tem uma demanda diferente, os principais foram apresentados acima e clicando nesse link você terá acesso a todos os aplicativos do governo federal disponíveis para o cidadão. Verifique também no portal de governo do seu Estado ou do seu município quais os aplicativos podem facilitar o seu dia a dia. Baixe, teste, comente, use!

Capa: Pixabay.com/Reprodução

2 respostas em “Serviços digitais do governo brasileiro que facilitam sua vida”

Comente! Aqui é o lugar!