Categorias
Factuais Tecnologia

Dr. Presente: bot no WhatsApp faz triagem para suspeitos de COVID-19

Após a triagem, se o paciente se enquadrar em algum dos sintomas de COVID-19, o bot realiza um agendamento de consulta. Não há custo para utilizar a ferramenta e, ao final do texto, você encontrará um passo a passo e os links para realizar a sua triagem.

Inteligência artificial a serviço da medicina. É assim que pode ser resumida a iniciativa da Associação Presente de Apoio a Pacientes com Câncer, sediada em Montes Claros-MG, que oferece teleatendimento e triagem virtual de pacientes com suspeitas de infecção pelo coronavírus (COVID-19) através do WhatsApp.

Após a triagem, se o paciente se enquadrar em algum dos sintomas de COVID-19, o bot realiza um agendamento de consulta. Neste momento, entra em ação o time de voluntários composto por médicos, enfermeiros e psicólogos da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Tudo é feito através do WhatsApp, incluindo as chamadas, humanizando o contato e permitindo que o atendimento seja exclusivo para cada pessoa.

Não há custo para utilizar a ferramenta e, ao final do texto, você encontrará um passo a passo e os links para realizar a sua triagem. A aplicação foi desenvolvida pela startup Help Health, especializada em desenvolver soluções para a área de saúde utilizando inteligência artificial. O principal objetivo do bot é desafogar o sistema de saúde e prestar informações confiáveis e verídicas acerca da epidemia do coronavírus.

Alcance

“Nós estamos em 20 estados, é impressionante o impacto que nós conseguimos gerar nessas quase 3 mil interações, conseguindo acalmar as pessoas em casa e orientando as pessoas a terem celeridade nos casos que nós entendíamos que eram urgentes”, destaca Priscila Miranda, médica oncologista e presidente da associação que chefia a iniciativa.

Ainda de acordo com Priscila Miranda, a ideia de criar um chatbot começou para atender os pacientes com câncer, porém com o anúncio da pandemia, houve alteração do plano de trabalho para que a ferramenta pudesse auxiliar no desafogamento do sistema de saúde durante o período. “Nós adaptamos e ficou muito interessante porque tem o score de risco totalmente alinhado com a OMS [Organização Mundial da Saúde] e trouxe vários diferenciais, sendo um o teleatendimento com médico, enfermeiro e psicólogo, e outro que é para o profissional de saúde que precisa compartilhar sua angústia, o medo”, ressalta a médica oncologista.

Equipe envolvida

Todas as semanas o grupo de profissionais envolvidos na ação se reúne para realizar uma espécie de resumo de como foi a semana, quais as dificuldades tiveram e como estão sendo desenvolvidas as demandas dos usuários da ferramenta virtual. Praticamente todas as atividades acontecem através do próprio aplicativo WhatsApp, desde os atendimentos às conversas em grupo.

De acordo com a Associação Presente, são cerca de 40 pessoas envolvidas, entre elas médicos, enfermeiros, psicólogos de vários Estados brasileiros, entre eles Sergipe, São Paulo, Paraná e Minas Gerais, espalhados em várias regiões do Estado. Cada profissional disponibiliza um período do dia para seus atendimentos. Há uma nova turma de voluntários sendo capacitada para os atendimentos que se somará à equipe atual, ampliando assim o número de atendimentos por meio da plataforma.

Funcionamento

Para utilizar a plataforma, basta acessar através de um smartphone ou computador com acesso à internet o site drpresente.com e tocar em “Converse com o Dr. Presente“.

Imagem: Dr. Presente/Reprodução

O site fará um redirecionamento imediato para o chatbot da ferramenta, que vai solicitar a linguagem a ser utilizada (há opções de atendimento em Português, Inglês e Espanhol), a aceitação dos termos de uso da aplicação, nome, sexo e data de nascimento do usuário para efetuar o cadastro.

Logo após será iniciada a triagem. O usuário responde com 1 para SIM ou 2 para NÃO para perguntas como “Você tem uma tosse que já dura alguns dias?”. De acordo com as respostas, o bot irá avaliar se você necessita ou não de um teleatendimento especializado.

Caso identifique a necessidade, você será convidado(a) a ter a sua consulta agendada. Se concordar, o próprio bot irá marcar a consulta e informará o horário previsto da ligação de retorno que o profissional de saúde fará com você.

Após a consulta, é possível fazer uma avaliação do atendimento voltando ao chat. E você pode chamar sempre que precisar para realizar novas triagens e fazer novos agendamentos.

Outras iniciativas

Desde que a pandemia do coronavírus se alastrou pelo mundo, várias são as iniciativas desenvolvidas para que os cidadãos possam fazer checagem de seus sintomas utilizando aplicações virtuais. É o caso do aplicativo oficial do Ministério da Saúde, Coronavírus, e da aplicação Exame Corona, iniciativa das empresas Pixeon e Boa Consulta.

Ambas iniciativas realizam triagem de acordo com os sintomas informados, no entanto, a ferramenta da Associação Presente se destaca em relação as demais por oferecer agendamento de teleatendimento gratuito e por funcionar diretamente no WhatsApp, mensageiro de comunicação virtual mais utilizado em todo o mundo, dispensando a necessidade de baixar um novo aplicativo.

2 respostas em “Dr. Presente: bot no WhatsApp faz triagem para suspeitos de COVID-19”

Comente! Aqui é o lugar!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.