Categorias
Comportamento Relacionamentos

Quando a manipulação não funcionar mais você estará livre

Saiba que quando você não for mais manipulado, você saberá amar e encontrará também o gosto de ser amado. O amor nos deixa livres. Vai na fé, se cuida, se livra das manipulações e se joga na vida!

Amigo, amiga, aqui tem trechos fortes, mas esperançosos. A manipulação psicológica é um mal danoso e pode ser que você seja manipulador(a) ou esteja sendo manipulado(a). Se você escolher ler este texto, saiba que nada está perdido. Até para a manipulação mais intrínseca e disfarçada há jeito! Vem comigo!

Antes de qualquer coisa, eu não quero aqui criar um estigma e dizer que todo mundo que é manipulador o é porque tem conhecimento disso e quer ser assim. Não! Há muita gente que apenas está reproduzindo comportamentos de seus antepassados (pais, avós, etc.) e que não tem conhecimento disso. Com essas pessoas, precisamos ser muito sutis e assertivos, orientá-los a buscar ajuda psicológica, mas sem colocá-los em posição de humilhação. Afinal, humilhação é um dos instrumentos da manipulação psicológica.

Também quero conceituar manipulação de um jeito simples: é quando você usa técnicas e ferramentas para fazer com que o outro faça exatamente a sua vontade. Como sua vontade nunca é a mesma sempre porque nós somos voláteis, a manipulação pode causar uma confusão gigantesca na mente da vítima. Nestes casos, só há um caminho: identificar que há manipulação e seguir para uma terapia para cuidar disso e evitar que esse comportamento se repita mais adiante.

Por experiência pessoal, sei que é difícil identificar manipulação. Sobretudo quando ela está envolta de um suposto sentimento de proteção, cuidado e “amor”. Ao menor sinal, por favor, abra seus olhos. Quanto mais rápido você se desfizer dos laços manipulativos, mais cedo você se curará e parará de reproduzir tais comportamentos em suas relações. Para deixar de ser manipulador(a) é preciso deixar de ser manipulado(a). Afinal, temos toda uma vida para cuidar, só queremos cuidar da do outro quando estamos repetindo um comportamento que nos foi imposto.

A luta é grande. O inimigo é silencioso. E conseguir diferenciar a genuína proteção da manipulação carece de esforço e sensibilidade. Você vai errar, de vez em quando. E precisa ter coragem para pedir desculpas sem submeter novamente à manipulação que lhe foi imposta. Se você, como eu, tem dificuldade para lidar com más palavras ouvidas, você precisará aprender a lidar com isso, seja deixando elas entrarem e saírem ao mesmo tempo, seja através de uma reafirmação imediata de quem você é. Há manipuladores que nos rebaixam a nada apenas para obterem de volta o controle de nossas vidas. Nestes casos, não dê ouvidos. Vire as costas. Vá embora. Apenas isso. Não vale a pena discutir. Nem tem efeito.

Por fim, posso te afirmar com um ligeiro sorriso: quando a manipulação não fizer mais efeito sobre a sua vida, você estará livre. E neste momento, meu amigo, minha amiga, você poderá sentir o peso da suas responsabilidades e a graça das suas conquistas. Você não precisará mais provar para ninguém o seu valor. Você jamais sentirá dificuldade em pedir desculpas a alguém que errou. E também não terá problemas ao assumir sua humanidade e sua vulnerabilidade diante dos seus. Porque o que interessa mais não é o que pensam, o que falam, as peças do jogo que movimentam contra você, mas sim o que você é, o que você faz e o que você construiu até aqui.

E, pra encerrar deixando uma certeza na sua vida, saiba que quando você não for mais manipulado, você saberá amar e encontrará também o gosto de ser amado. O amor nos deixa livres. Vai na fé, se cuida, se livra das manipulações e se joga na vida!

Capa: Pixabay/Reprodução

Comente! Aqui é o lugar!