Categorias
Comunicadores & Desinformação

Comunicadores & Desinformação #21 – Guilherme Carvalho

Na entrevista, um papo sobre desinformação, o jornalismo na universidade, as nuances do trabalho do jornalista como profissional multitarefa, a importância do jornalismo para a democracia, a cobertura da pandemia por veículos de mídia tradicionais e a importância dos espaços de mídia alternativa.

A vigésima primeira entrevista da série “Comunicadores & Desinformação”, oitava de 2021, foi com o pós-doutor em Jornalismo e coordenador do Bacharelado em Jornalismo do Centro Universitário Internacional (Uninter), Guilherme Carvalho, nesta segunda (19), às 11h15. Assista à entrevista abaixo.

O entrevistado

Guilherme Carvalho é professor universitário no Centro Universitário Internacional (Uninter) e na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Pós-doutor em Jornalismo, ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas do Paraná e atual coordenador do curso de Bacharelado em Jornalismo da Uninter. Guilherme também é diretor científico da Associação Brasileira de Ensino do Jornalismo (ABEJ).

Na entrevista, um papo sobre desinformação, o jornalismo na universidade, as nuances do trabalho do jornalista como profissional multitarefa, a importância do jornalismo para a democracia, a cobertura da pandemia por veículos de mídia tradicionais e a importância dos espaços de mídia alternativa. Para Guilherme Carvalho, o modelo de negócio do jornalismo tradicional passa por um período de transformações, mas isso faz surgir iniciativas com modelos de negócios diferenciados e que atendem diferentes demandas do público, fazendo surgir, inclusive novos formatos de comunicação como os podcasts.

A série

“Comunicadores & Desinformação” é um espaço para discussões sobre disseminação de notícias falsas, democracia e imprensa, papel da imprensa na cobertura de grandes crises (políticas, econômicas, de saúde, etc.), checagem de fatos, desafios de jornalistas e comunicadores em geral no exercício da profissão, violação de direitos relacionados à comunicação e liberdade de expressão, entre outros pertinentes ao título do programa.

Comente! Aqui é o lugar!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.