Categorias
Comportamento

Hoje frágil, amanhã vacinado: como situações difíceis nos moldam?

Situações difíceis nos moldam para que, novamente enfrentando situações difíceis, elas pareçam mais fáceis. O fato de já termos passado por algo ruim ou difícil nos dá algum nível de segurança.

Não há coisa melhor que saber exatamente o que fazer diante de uma situação delicada. Não à toa que empresas investem milhares de reais na construção de protocolos para gerenciamento de crises. Quem dera que fosse completamente possível isto nas relações humanas.

Situações difíceis não são uma particularidade minha ou sua. Ao contrário, elas são inerentes aos humanos como um todo. Tudo que é encarado como novo, inédito, fora de controle, pode acabar se apresentando como uma situação difícil.

Em escala macropolítica, é possível perceber, por exemplo, que a pandemia do coronavírus (uma tragédia global) fez com que os países (em especial os democratas) aumentassem o poder de polícia do Estado com medidas de contingência e de prevenção ao coronavírus. Com a necessária atuação de profissionais de segurança pública dando apoio, fiscalizando e executando protocolos de segurança, o Estado sai mais fortalecido, com mais controle do cidadão. Não é mérito desta reflexão aprofundar-se sobre benefícios e riscos disso.

Situações difíceis nos moldam para que, novamente enfrentando situações difíceis, elas pareçam mais fáceis. Isto quer dizer, por exemplo, que passar pelo trauma de uma morte, por exemplo, não significa que a próxima não vá doer, mas sim que vai ser um pouco mais fácil lidar com este trauma.

Assim é com tudo. Até mesmo as vacinas atuam de forma a fazer com que o organismo se acostume com a presença do vírus num primeiro momento, tornando o organismo forte o suficiente para não ser afetado e para combater o vírus logo que ele aponta no sistema sanguíneo através da produção de anticorpos.

O fato de já termos passado por algo ruim ou difícil nos dá algum nível de segurança. Ainda que a experiência tenha sido traumática. Ainda que o caos se instale gerando insatisfação, medo, tristeza. Ainda que as misérias sejam ainda maiores. Se já passamos por aqui, no fundo de nós há uma certeza de que vamos avançar sobre aquilo, a certeza que nos permite enfrentar o novo e o diferente com a sensação de que aquilo não irá nos deter.

Que você avance todos os dias!

Comente! Aqui é o lugar!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.