Mídias Sociais

Dediquei este espaço para dizer o que posto em cada rede social e qual a ordem de uso que faço delas. Aqui também é oportuno para, quem ainda não conhece alguma das redes sociais que utilizo, poder participar e experimentar.

Antes de ler, saiba que “a melhor rede social ainda é uma mesa rodeada de amigos” (autor desconhecido). E aqui tratamos das redes virtuais, somente! Valorize pessoas. Priorize relacionamentos físicos. E use a tecnologia para incrementar e não para decrementar o afeto e a presença na vida do outro.

Twitter

É a minha “queridinha”. Participo do Twitter há muito tempo e tenho ela como a melhor rede. É rápida, fácil de mexer, obtém boa classificação de notícias, é plural e facilita o acesso direto às pessoas. Costumo afirmar que, por ser uma rede cujo conteúdo é quase 100% público, é ali que registro boa parte de meus momentos através de tuítes diversos.

Facebook

Não gosto! Uso porque é excelente para marketing e boa parte do mundo está nela. Meu perfil era somente administrativo para as páginas, mas… Fui obrigado pelo próprio Facebook a ter uma conta pessoal. Lá apenas republico as coisas aqui do blogue e publico imagens em álbuns quando preciso colocá-las em tamanho original, além de interagir com usuários.

Youtube

Sem qualquer dúvida, é o maior portal de vídeos da internet e o utilizo para diversas funções: a primeira é publicar meus vídeos no canal, a segunda é organizar playlists que julgo interessantes. Também acompanho notícias por meio de boletins de vários canais de comunicação, alguns vídeos de humor de vez em quando, entre outros atrativos da rede.

Pinterest

Rede que descobri graças a uma professora e é muito boa para guardar ideias, belas imagens, textos memoráveis e outras criações. Particularmente, a uso para reunir ideias sobre marketing digital, mídias sociais, frases motivacionais e algumas ideias e textos românticos.

Instagram

Paraíso de imagens! Para quem gosta de fotografia, o Instagram só não é melhor porque as imagens não vão no tamanho original, como no Flickr. Todavia, é útil demais para registrar momentos. O uso com muita frequência, às vezes até com imagens “nada a ver”, mas todas de minha autoria, salvo as que cito a fonte.

Tumblr

Essa é uma rede que ingressei no finalzinho do ano de 2015 para ficar mais perto de uma grande amiga que tornara-se uma grande paixão. Simplesmente considero uma das redes mais “fofas” de todas. É repleta de textos, imagens, áudios, tudo com um grande “peso” sentimental e histórico. É um paraíso para os melancólicos! Particularmente, publico lá algumas frases, reproduzo algumas imagens do Instagram e utilizo-a para reblogar algumas postagens que me interessam, sobretudo textos de fé, amor e amizade, além de seguir algumas pouquíssimas pessoas. Excluí em 2019.

WP_20160805_22_18_51_Pro
Com o avanço da tecnologia, eternizar momentos ficou mais fácil: na foto, jovem faz ‘selfie’ com artista (Foto: Bruno Cidadão)

Soundcloud

Além de utilizar essa plataforma de áudios para publicar algumas narrações e gravações de palestras, comecei a usá-la para fazer listas de reprodução de músicas de outros usuários. Apesar dos recursos limitados na versão gratuita, é muito funcional e útil.

LinkedIn

Esta é uma rede social profissional, por isso me limito a manter círculos profissionais, repostar algumas postagens do blogue e manter o meu currículo atualizado. Para fins particulares, utilizei a rede apenas uma única vez, solicitando o telefone de uma pessoa. É, realmente, um lugar para mantermos bem “clean”, prezando de fato pelo caráter profissional – tanto para não poluir a rede quanto para não desvirtuar o papel principal dela que é conectar pessoas com objetivos profissionais.

Reddit

Essa rede conheci por meio de um grande amigo na reta inicial do segundo governo Dilma em 2015, graças a um debate ideológico no qual ele me convidara. Mas o propósito principal da rede é oferecer links para conteúdos web divididos em temas diversos, que podem ser seguidos de acordo com o interesse do usuário. Muitos geeks e nerds estão presentes nesta rede, alimentando discussões infinitas – algumas produtivas, outras nem tanto. Mantinha a rede, mas quase não a acessava. Excluída em 2017.

Google Plus

A rede social “obrigatória” do Google não é tão ruim, apesar de eu utilizá-la apenas para repostar vídeos do Youtube, seguir pessoas conhecidas e repostar as postagens do blogue. É uma rede leve, que dá possibilidade de usar páginas, seguir comunidades e tem o recurso do +1 que é o mesmo do “curtir” do Facebook. O Google excluiu a rede em 2019.

VK

Rede social russa que conheci buscando músicas para ouvir por streaming na internet. Depois de entrar na rede, descobri que apesar dos pouquíssimos usuários brasileiros, existe uma função excelente no aplicativo para celular: ele salva as músicas em cache (offline) e estas podem ser executadas sem a necessidade de serem novamente baixadas. Isto é muito útil para quem faz uma playlist e quer salvá-la. Ela tem várias outras funções, mas basicamente a uso para isso. Excluí em 2019.

Comunicação Instantânea

WhatsApp, Telegram (brunocidadao), ICQ (681153417), Skype (brunocidadao), Kik Messenger (@brunocidadao).

Canal de Notícias

No Telegram, existe o Canal BC, um canal de notícias com todas as novidades do blogue do Bruno Cidadão. Um post publicado e você que entrar no canal, irá receber uma notificação em seu Telegram! O recurso é utilizado por vários veículos de comunicação

E-mail

Para qualquer outro assunto: brunocidadao [] live.com